Coluna DC
Comunicação da Prefeitura de PG tem novo representante 
Divulgação/Prefeitura PG

Desde esta terça-feira (8) a Prefeitura de Ponta Grossa conta com uma nova figura representando a comunicação do governo. Quem passa a ocupar a posição de diretor de Comunicação é o empresário Marcus Fabrizio Busato, setor comandado nos últimos dois anos pela jornalista Nadja Kincheski, que deixa a assume agora outros compromissos profissionais. Fabrizio é formado em marketing e estuda pós-graduação em gestão empresarial em marketing digital. Foi diretor da produtora Zero Z de 1998 a 2018 e também lecionou no curso de produção publicitária, 2010-2011, na Faculdades Cescage. 

Aposentadoria 
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que 53,1% dos brasileiros são contra a volta da aposentadoria de ministros dos tribunais superiores aos 70 anos - hoje, a aposentadoria se dá aos 75 anos. Por outro lado, 42,2% dos entrevistados responderam que são favoráveis a aposentadoria aos 70 anos, enquanto que 4,7% não souberam responder. 
O instituto entrevistou 2.006 pessoas entre os dias 12 e 15 de dezembro em 148 cidades dos 26 estados, além do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Frase
"Segurança terá integração, planejamento e inteligência", governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), durante solenidade de troca de comando da Polícia Militar do Paraná.

Arquivamento 
 

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O Senado deve arquivar até o fim desta semana quase três mil proposições apresentadas por parlamentares em legislaturas anteriores. O número representa 46% do total de matérias em tramitação na Casa. A decisão vale para propostas analisadas tanto pelas comissões quanto pelo Plenário. O volume de arquivamentos este ano é maior do que o de outras legislaturas. De acordo com o secretário-geral-adjunto da Mesa, José Roberto Leite de Matos, isso se explica pela renovação inédita na Casa. De 81 cadeiras, 46 serão ocupadas por novos parlamentares.

Restrições
Os alimentos industrializados poderão sofrer restrições em sua composição visando a melhoria da saúde dos consumidores. Tramita no Senado um projeto que fixa limites máximos de gorduras, açúcares e sódio contidos nesses produtos. A matéria (PLS 532/2018) aguarda recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e quase o dobro da quantidade recomendada de sal, o que colabora para o aumento de doenças.

Alegações finais 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, por meio de sua defesa, que jamais foi proprietário do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, em São Paulo. A manifestação dele consta nas 1.643 páginas das alegações finais entregues à Justiça Federal em Curitiba e fazem parte da última fase da ação penal na qual Lula e mais 12 réus respondem às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. A partir de agora, caberá a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal, proferir a sentença. Não há prazo para decisão.