em

Leia os destaques da Coluna DC de sexta-feira (15)

Compra de votos pode ser denunciada por aplicativo

Eleitores poderão denunciar compra de votos, suspeitas de caixa 2 e outras irregularidades eleitorais por meio de um aplicativo de celular. O instrumento é uma das medidas do ‘Comitê de Combate ao Caixa 2 nas Eleições de 2016’, lançado ontem (14) na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para telefones com sistemas operacionais Android ou iOS. O aplicativo possibilita colher e armazenar provas documentais e encaminhá-las à ouvidoria da OAB, que a partir dos dados fornecidos, vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia. Ele oferece a alternativa de que as denúncias sejam feitas de forma anônima.

 

Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito presidente da Câmara dos Deputados.

 

Reforço

O pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Julio Küller (PMB), recebeu nesta semana o apoio de mais dois partidos: o PHS (do jornalista Tavinho Luck) e o PRTB. Assim, o pré-candidato soma as duas legendas aos partidos que já sinalizaram apoio, como o PDT, o PSDC e o próprio PMB. Os dois novos aliados foram incentivados a apoiar Küller com a ajuda de Marcio Pauliki, deputado estadual pelo PDT e que desistiu de concorrer à prefeitura para concluir o mandato na Assembleia Legislativa. A convenção do PMB ocorre no dia 23 de julho.

 

Tocha Olímpica

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) não irá participar das atividades em comemoração à passagem da Tocha Olímpica em Ponta Grossa, segundo assessores. A cerimônia inicia às 16h de hoje no Parque de Vila Velha e encerra às 19h no Parque Ambiental. Rangel não vai aparecer em público no evento devido à legislação eleitoral, embora a proibição esteja relacionada apenas à participação em inaugurações. A passagem da Tocha Olímpica e os gastos de R$ 136 mil motivaram diversos discursos contrários na Câmara Municipal nesta semana.

 

Navegando

Mesmo que o cliente já tenha consumido o pacote de dados 4G, a Tim vai permitir que o usuário tenha uma rede mínima de navegação. A possibilidade foi anunciada nesta semana pela Tim ao deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Ele lembrou que isso é fruto de audiências públicas e da atuação da Assembleia Legislativa do Paraná por meio das comissões de Indústria, Defesa do Consumidor e dos Direitos da Juventude. Será uma internet com velocidade reduzida, mas vai permitir que a população possa continuar trocando mensagens, por exemplo, comenta Pauliki.

 

Temporais

Após os temporais desta semana, que afetaram 18 mil pessoas, o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) buscou o auxílio do ministro da Integração Helder Barbalho (PMDB). Souza pediu atendimento especial a pelo menos 20 municípios que mais sofreram com os estragos das chuvas. Em Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, por exemplo, 800 pessoas estão desalojadas e 4,9 mil pessoas foram prejudicadas. O deputado ainda pediu a manutenção da ponte móvel entre Paiquerê e Guairacá até a conclusão das obras de recuperação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.