Dica de Leitura
A GRAÇA DA COISA

POR: Ale Dossena

Martha Medeiros já é uma autora consagrada no Brasil pela capacidade de fazer o leitor identificar-se a cada crônica. “A Graça da Coisa” reúne 80 crônicas, publicadas em jornais entre 2011 e 2013. São histórias curtas, de duas ou três páginas, que abordam assuntos cotidianos em que a autora levanta questões comportamentais, relações familiares e até mesmo banalidades. Também faz várias referências ao cinema e à música. Como todo livro de contos ou crônicas, algumas se destacam mais que as outras, mas em todas, a narrativa é fluída e buscam soluções para encararmos problemas corriqueiros.

Autora: Martha Medeiros

Editora: L&PM

O REVERSO DA MEDALHA

Autora: Ale Dossena

 

A dica de hoje é um best-seller famoso dos anos 80. O Reverso da Medalha foi o 6º livro escrito por Sidney Sheldon e publicado em 1982. A história gira em torno de quatro gerações de uma família, onde tudo começa com Jamie McGregor, um jovem escocês que parte para a África do Sul em busca de diamantes. Enfrenta pobreza, traições e muitas dificuldades, para enfim fundar uma companhia que fará parte da vida de todos os seus descendentes. Sua filha Kate Blacwell assume a companhia após a morte de Jamie, e sendo uma mulher de personalidade forte ela não mede atitudes e faz de tudo para o crescimento dos negócios da família. A história gira em torno de escândalos, assassinatos, sentimentos extremos de amor e ódio, marcando a passagem da história pelo tempo, mostrando diferenças raciais, culturas, erros e acertos dos personagens.

Autor:  Sidney Sheldon

Editora: Record

O DIA DO CURINGA

Autora: Ale Dossena

"O Dia do Curinga", de Jostein Gaarder é certamente uma excelente pedida para quem não tem medo de se aventurar nos princípios de filosofia e costuma se perguntar às vezes: "Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?". É um enredo romanceado, com uma pitada de imaginação e um desfecho, no mínimo, surpreendente e questionador. O livro conta a aventura de Hans-Thomas e seu pai, que atravessam a Europa, da Noruega até a Grécia em busca da mãe. E a história já começa com um fato curioso. O pai de Hans colecionava curingas de baralhos. A viagem se torna uma aventura quando Hans ganha de presente um livrinho misterioso, com a condição que o leria em segredo. Depois disso, Hans descobre um mundo à parte e inicia com seu pai profundas conversas filosóficas. Sem dúvida, uma iniciação à busca do conhecimento – ou à filosofia.

Autor:  Jostein Gaarder

Editora: Seguinte

E NÃO SOBROU NENHUM

Por: Ale Dossena

Quem curte romances policiais, principalmente os escritos por Agatha Christie, também conhecida na literatura como a Rainha do Crime, vai gostar da dica de hoje! “E não sobrou nenhum”, publicado em 1939, é considerada uma das melhores criações da autora. A história se passa em uma ilha misteriosa, que recebe dez pessoas sem nenhuma ligação, presas a um desfecho inesperado: a morte! Girando em torno do enredo de um poema infantil, as pessoas são assassinadas, uma a uma, com muito suspense e todos os ingredientes que só Agatha Christie consegue descrever em suas obras. A particularidade desse livro é que a autora não apresenta nenhum detetive na história, é o leitor quem precisa investigar e chegar as suas conclusões.

 

Autora: Agatha Christie

Editora: GloboLivros

O Condenado

Autora: Ale Dossena

A dica de hoje é para quem gosta de suspense ou quer conhecer outros títulos do escritor inglês Bernard Cornwell. Um deles é “O Condenado”, cuja história se passa em Londres, no início do século XIX, onde um capitão do exército desempregado, Rider Sandman, é convocado para investigar as circunstâncias do assassinato de uma condessa, onde o acusado é o pintor que lhe fazia o retrato. A história conta muito sobre a realidade da Inglaterra na época, e como era a vida das pessoas à margem da sociedade. Como todo livro de Cornwell, foi bem fundamentado historicamente e construído com personagens complexos. A trama mistura elementos históricos com uma estrutura de romance policial.

 

Autor: Bernard Cornwell

Editora: Record

O SENHOR DAS MOSCAS

Autora: Ale Dossena

A clássica distopia “O Senhor das Moscas”, do ganhador do Nobel em 1983, William Golding, é o tema da dica de leitura de hoje. A história, publicada em 1954 e que já foi adaptada duas vezes para o cinema, retrata a rotina de um grupo de crianças inglesas presas em uma ilha deserta após a queda de um avião. Em um cenário sem adultos, pois todos pereceram no acidente, elas precisam sobreviver a qualquer custo, ainda que o isolamento as façam esquecer toda a educação que receberam até o momento. A obra traz metáforas que nos transportam a refletir sobre a natureza do mal, onde disciplina e selvageria disputam a posse do poder.

 

Autor:  William Golding

Editora: Alfaguara

Grandes Esperanças

DICA POR: ALE DOSSENA

A dica de hoje traz um clássico da literatura vitoriana, assinado pelo grande escritor inglês Charles Dickens. Sua obra “Grandes Esperanças”, já escrita na maturidade literária do autor, nos emociona com a história do órfão Pip, cuja infância foi marcada pela pobreza e simplicidade. Graças a um benfeitor misterioso, ele tem a oportunidade de ir para Londres para estudar e tornar-se um verdadeiro cavalheiro, sonhando assim em conquistar Estella, sua paixão desde criança. Porém, as tramas do destino envolvem sua história, trazendo mistério e dúvidas sobre a origem da fortuna que recebeu, gerando consequências significativas para todos os envolvidos. Um livro sobre escolhas, sobre surpresas e claro, esperanças.

 

Autor: Charles Dickens

Editora: Landmark (edição bilingue)

A GAROTA DOS PÉS DE VIDRO

Por Ale Dossena

 

“A Garota dos Pés de Vidro” é o primeiro romance do britânico Ali Shaw. Uma história ousada e cheia de fantasia, mas que ao mesmo tempo traz cenários do mundo real, embutido na ideia de que tudo é possível quando se acredita que é. O cenário da história se passa numa pequena ilha, envolta em lendas e mistérios. Ida estava na ilha em busca da cura para sua doença, ela estava se transformando em vidro! Nessa procura conhece um fotógrafo, o Midas. Eles se apaixonam, mas precisam decidir entre dedicar-se as incertezas do futuro ou viver o presente de maneira intensa. Enquanto Ida se petrificava, pouco a pouco, ela amolecia o coração de pedra de Midas, envolvido com traumas de infância. A Garota dos Pés de Vidro é um livro que agrada leitores de mente aberta, daqueles que não tem limites de entrega para as fantasias.

 

Autor: Ali Shaw

Editora; LeYa

O GUARDIÃO DO TEMPO

A dica de hoje é o livro “O guardião do tempo”, do autor Mitch Albom. O personagem Dhor aprende a contar os dias quando percebe um padrão entre o nascer e o pôr do sol. Com as mudanças da lua, aprende a contar os meses. Por conta dessa curiosidade ingênua, Dhor aprisionou a maior dádiva de Deus: o tempo. O preço foi ser banido de sua caverna por seis milênios. Sem sofrer o efeito dos anos, após compreender o que fez, ele é enviado novamente à Terra para cumprir uma missão: ensinar a duas pessoas qual é o verdadeiro sentido do tempo. Uma linda história, com uma mensagem sobre a vida e sobre o modo como conduzimos nosso tempo.

Autor: Mitch Albom

Editora: Arqueiro

CINDERELA CHINESA

  Por: Ale Dossena

 

Se você só conhece a história da Cinderela pela versão dos contos de fadas, precisa ler “Cinderela Chinesa”. Em seu relato autobiográfico a chinesa Adeline Yen Mah, conta como conquistou sua independência após uma infância de privação e sofrimento. Quinta filha de um milionário chinês, Adeline perdeu a mãe apenas duas semanas depois de nascer. Além de sofrer com a hostilidade dos irmãos, que a responsabilizam pela morte da mãe, Adeline ainda sofre com a indiferença do pai e a crueldade da madrasta. Diferente da Cinderela, só um detalhe: ela não precisou ir a um baile e encontrar o príncipe. Ela foi à escola e encontrou nos estudos o seu sapatinho de cristal.

 

Autora:  Adeline Yen Mah

Editora: Seguinte