Dica de Leitura
O CARNAVAL DAS LETRAS

Estamos na semana do grande evento de Carnaval. Mas para os foliões que preferem divertir-se lendo, a dica de hoje é de um livro de não-ficção sobre o tema. 'O Carnaval das Letras – Literatura e folia no RJ do século XIX', escrito por Leonardo Affonso de Miranda Pereira e publicado pela editora Unicamp, vai além da festa em si, levando o leitor aos bastidores e costumes dos primeiros eventos do carnaval no país.

O Carnaval no Brasil transformou-se ao longo da segunda metade do século XIX, em uma das principais festas populares do Rio de Janeiro. Esse processo foi todo documentado pelos maiores literatos da época, como Machado de Assis, Raul Pompéia, Olavo Bilac, Coelho Netto, entre outros. O livro traz, através da análise de contos e crônicas publicados em jornais da época, o quanto o evento foi influenciado pelos autores e vice-versa.

Uma ótima proposta de leitura para se entender a origem dos costumes atuais, o esforço dos literatos da época em transformar brincadeiras de rua em eventos culturais, e o quanto suas opiniões também divergiram ao longo das suas transições. Quer brincar o Carnaval lendo? Fica a dica.

Autor: Leonardo Affonso de Miranda Pereira

Editora: Unicamp