em

Os melhores (e piores) investimentos de 2016

Hoje trataremos do que foi bom e o que não foi tão bom assim em 2016.

Iniciávamos o ano com uma perspectiva quase apocalíptica nas previsões de juros futuros e na economia em geral, isso fez com que 2016 começasse com o Índice Bovespa cotado a míseros 43.348 pontos. Patamar que não víamos desde 2009.

Da mesma forma os títulos de inflação do tesouro nacional estavam extremamente descontados, pagando IPCA+7.5% a.a. em média. Já a Selic se manteve estável ao longo de quase todo o ano, na casa dos 14% anuais. O que tudo isso significava?

Como no início do ano havia muitas perguntas e poucas respostas, isso refletia-se na noção de elevação do risco-país, gerando grandes quedas em títulos do tesouro atrelados à inflação e pré-fixados, bem como na bolsa ao longo de todo 2015. Também tínhamos um início do ano com dólar cotado a R$3,95 e muita gente apostando (sem argumento técnico nenhum) que a moeda americana em breve valeria R$5,00.

A realidade é que o desespero passou e em 2016 ganhou muito, mas muito dinheiro mesmo, quem apostou no Brasil.

Por pior que tenha sido a economia do ano, a expectativa de melhora trouxe fortes valorizações para alguns ativos e uma realidade dura para quem entrou na onda emocional do Corram para as Colinas brasileiro.

3º Lugar: Ibovespa

O mercado de ações em geral se destacou ao longo de todo o ano puxado pela recuperação da Petrobrás e retomada da confiança no país. A valorização das ações medida pelo Índice Bovespa, foi de ótimos +38,9%!

2º Lugar: Tesouro Prefixado com juros semestrais 2025

Os títulos pré-fixados se valorizaram absurdamente pela queda dos juros futuros, resultando em valorizações acima de 35% em vários deles, mas nenhum pré-fixado foi tão bem quanto o com vencimento em 2025. A renda fixa em questão rendeu +41%!

1º Lugar: Tesouro IPCA+ 2035

O título público Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035, indexado à inflação foi o grande campeão do ano. Tendo os mesmos motivos do 2º lugar, acumulou incríveis +51,2%!

Quem apostou no Brasil, definitivamente se deu muito bem em 2016. Já quem apostou contra…

Em 2016, o Prêmio Eike Batista de Pior Investimento vai para:

O DÓLAR!!!!

Quem apostou na moeda americana terminou o ano com uma perda de 17,7%. A moeda americana não sofria baixas nesses níveis desde 2009, quando caiu 25%.

E é com esse cenário que iniciamos 2017, um ano que será desafiador, mas com certeza não tão emocionante quanto 2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.