Marketing e Negócios
A arte de amar e resolver problemas

Habilidades não-técnicas no trabalho vem se tornando um diferencial obrigatório entre os melhores profissionais de qualquer área. Elas são conhecidas como “Soft Skills” em inglês. São habilidades que estão diretamente ligadas a comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia e proatividade. São mais difíceis de serem construídas e avaliadas, porém tais comportamentos são o refinamento ideal para qualquer profissional crescer profissionalmente.

 

Mas o que os designers tem a ver com isso? Talvez você não saiba, mas descobrir e resolver problemas é um dos maiores objetivos de um designer. A empatia, por exemplo, é o princípio básico de um projeto de design, pois toda peça final de design deve fazer com que seu uso seja mais intuitivo e agradável, especialmente para o usuário final. Seja um anúncio, uma embalagem ou até mesmo a interface gráfica de um site. Quem deve ser agradado é o usuário final e não quem paga.

 

Uma outra habilidade dos designers é a proatividade, ser proativo é um conjunto de pequenas ações que podem moldar e transformar o andamento de um projeto e por fim, trazer uma solução melhor. Parece óbvio e é! Mas você pode começar com ações simples, como por exemplo levantar mais vezes da cadeira para conversar com sua equipe e pedir mais opiniões. Se sua empresa tiver essa estrutura, você pode fazer alguns desenhos e anotações em um quadro, para reforçar sua ideia e mostrar visualmente o que está pensando.

 

No começo do texto falamos sobre os problemas que aparecem para o designer e a melhor solução é abraça-los, como Fabio Teixeira um dos criadores do UX Collective Brasil cita em um artigo, “Ser designer, é ser apaixonado por resolver problemas.“. Entregue mais do que pedem, não se atenha ao “checklist”, surpreenda.

 

Alisson Freitas e Lucas Ribas, os autores fazem parte da equipe da agência de publicidade yard.

Erico Rocha, mito ou verdade?

*Por Lucas Ribas ([email protected])

   Para entendermos sobre Erico Rocha, precisamos antes pensar sobre dois termos: publicidade online e marketing digital. Aparentemente eles significam a mesma coisa, mas são bastante distintos. Não existe um conceito formal definitivo sobre o assunto, até porque essa é uma área de estudo muito recente, mesmo se compararmos com administração de empresas, por exemplo, que também pode ser considerada uma área recente. 
   O termo marketing digital se popularizou graças ao crescimento do segmento de infoprodutos. Que basicamente consiste em lançar um produto que pode ser vendido online, normalmente um curso. Com isso, surgiram nomes como Erico Rocha, com vídeos altamente persuasivos e com com uma técnica milagrosa que promete transformar qualquer pessoa em um milionário da noite para o dia com a internet e o marketing digital. E é exatamente aí que a confusão começa.
    A jornada de compra e a venda de produtos e serviços físicos (da vida real) é completamente diferente da venda de um curso online. As dúvidas, objeções e rejeições são completamente diferentes. O próprio Erico Rocha já declarou que o curso Fórmula de Lançamento é nicho do nicho. Dentro do rico universo de possíveis técnicas de marketing digital e publicidade online, eles ensinam apenas a fazer o lançamento de infoprodutos. Atrelado à venda de um infoproduto existe a necessidade de se construir a personalidade de uma pessoa com autoridade online, exatamente como um influenciador digital. Alguém que é especialista em um determinado assunto e possui muitos seguidores e fãs. Já para a venda de produtos e serviços reais é importante utilizar a internet para fazer anúncios e se relacionar com o consumidor, e não tentar criar formas artificiais para seus posts 'bombarem". Essa é a diferença entre a publicidade online - para empresas, e o marketing digital - para quem quer ser um influenciador digital ou lançar um infoproduto. 
Você cria posts para rede social para gerar compartilhamentos e comentários artificias em troca de um prêmio ou de uma charada presente na postagem? Você paga para uma empresa criar semanalmente postagens para sua página e não investe em anúncios patrocinados? Você não faz uma gestão de leads? Se você possui uma empresa real e respondeu sim, para qualquer uma das perguntas anteriores, provavelmente você está com a estratégia errada.

*O autor é CEO da agência yard.

RD Summit 2019 – Só você não vai?

* Por Felipe Ecco ([email protected])

O maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. É assim que se apresenta o RD Summit, evento anual realizado pela Resultados Digitais, desenvolvedora do RD Station (popular software de automação de marketing). Nós fomos pela primeira vez em 2017, repetimos a dose em 2018 e vamos novamente em 2019. Entenda os motivos que nos fazem gostar tanto do RD e entenda por que você precisa ir.

Para quem vale a pena e como acontece?
O evento é voltado para quem trabalha em qualquer área que tem relação com marketing, principalmente digital. Mas é extremamente interessante para profissionais de outras áreas, como vendas, ou mesmo empresários.  São centenas de palestras sobre os mais variados temas. Elas são divididas em diversas trilhas simultâneas, ou seja, desde o início até o final do dia são mais de 5 palestras acontecendo ao mesmo tempo, tratando sobre temas diferentes. Aqui, cabe a você escolher quais são os temas que mais tem interesse e, infelizmente, vai acabar perdendo alguma palestra que gostaria de ver. Mas é justamente essa variedade que torna o evento mais incrível ainda.

Ambiente do evento
O clima do evento é bem bacana, todo mundo parece muito empolgado e, ao mesmo tempo que oferece um ambiente de aprendizado, há também bastante descontração, no final de cada dia rola um happy hour com chopp liberado.
O evento acontece em Florianópolis, na beira do mar, o que torna tudo mais legal ainda, principalmente para quem vai de fora, pois foge um pouco do ambiente em que estamos acostumados.

O que eu vou aprender?
No RD Summit você vai encontrar as principais tendências de marketing e vendas. Algumas são trazidas do exterior, inclusive, e ainda não foram aplicadas no Brasil. Ou seja, você terá acesso a conhecimento que pode tornar a sua empresa pioneira em algum tipo de estratégia.
Além de tudo isso que já falei, existem diversos outros motivos para você participar do RD Summit, se você quer saber mais sobre a nossa experiência no evento, pesquise “RD Summit 2019” no Google, um dos primeiros resultados é um artigo da yard., está bem completo!
O evento vai acontecer em Florianópolis, nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Se você já tinha interesse, ou depois de ler este artigo tem vontade de participar do RD Summit, entra em contato com a gente, estamos disponibilizando 15% de desconto nos ingressos, privilégio que nos concederam por ser uma agência parceira.
Nos vemos lá!


*O autor é content manager da agência de publicidade yard.
 

Arquitetura Comercial

Por: Duda Camilotti*

([email protected])

 

Os clientes estão cada dia mais resistentes à comunicação publicitária tradicional, por isso, é indispensável utilizar novos métodos que criem algum tipo de destaque dentro da estratégia de comunicação e marketing. Antigamente, um simples panfleto poderia ser o necessário para chamar a atenção e ter uma estratégia eficiente de divulgação. Hoje, as estratégias tradicionais de comunicação precisam ser repensadas, é preciso olhar para o consumidor e entender realmente o que gerará impacto de verdade para ele.

É importante lembrar sempre que o bonito vende. Por isso, investir em um tipo de comunicação moderno, de bom gosto e que traga uma boa sensação térmica, acústica, cromática e luminotécnica, para os clientes faz toda a diferença. É impensável manter uma loja sem um estudo de decoração planejado, evitar poluir visualmente o ambiente com muitos cartazes e palavras complexas. Uma outra dica é evitar acreditar que uma comunicação estática conseguirá destacar os produtos de maneira eficiente.

Esteja na mente dos clientes. Chamar a atenção dos clientes é o que faz toda a diferença entre uma venda ou não. Por isso, planejar uma arquitetura comercial capaz de estimular a curiosidade do cliente, levando-o para dentro da loja é tão importante. Em alguns casos é importante estimular o cliente a permanecer mais tempo no estabelecimento, em outros é importante aumentar o giro de cliente. Um bom projeto de interiores alinhado com suas estratégias de branding, pode te ajudar nisso.

A publicidade atual utiliza muito os recursos sensoriais para entrar na mente dos clientes, por isso, ter um tipo de comunicação que possa ser alterado de acordo com a iluminação ou projeção pode ser extremamente útil, mais um ponto positivo para investir nas telas tensionadas como comunicação.

Em tempos onde investimentos exigem um retorno seguro, ter uma loja com arquitetura comercial envolvente e moderna não é apenas o que fará a empresa crescer mas que fidelizará o seu consumidor, fazendo do negócio uma presença constante na mente dos clientes, seja como primeira opção de compra, seja como um ambiente agradável onde as pessoas vão sentir prazer em estar.

 

*A autora é arquiteta e consultora da yard.

O que é Atenção Seletiva e como tirar proveito dela?

Se você já teve contato com qualquer texto ou aula de administração e marketing, com certeza já ouviu falar nos 4P’s, que são: Preço, Praça, Produto e Promoção. A publicidade e propaganda, se encaixa dentro do P de Promoção, que também pode ser chamado de Comunicação de Marketing. Esse P engloba todas as estratégias quando uma empresa precisa se comunicar com seus clientes. O marketing não é apenas a propaganda, como muita gente acha. Dentro de todas as possibilidades que o marketing nos permite explorar, eu gosto muito da Atenção Seletiva.

 

Divulgação
Lucas Ribas
Existem três formas de como o consumidor compreende uma informação recebida através da publicidade. A primeira e mais importante delas, chama-se Atenção Seletiva. Este processo funciona assim: Quando queremos comprar um produto, é como se a gente ligasse uma antena capaz de captar toda informação relacionada a este produto em nossa volta. Se estamos precisando comprar uma geladeira, o simples fato de escutarmos as palavras, geladeira em promoção, em um comercial de televisão, nos faz virar toda a atenção possível para o comercial. Palavras-chave usadas na sua comunicação farão toda diferença na hora de captar a atenção das pessoas certas, na hora certa. Uma outra maneira de utilizar a Atenção Seletiva a seu favor, é fazer variações de preço ou desconto grandes em relação ao padrão normal. Um desconto de 70% sempre chama mais a atenção do que um desconto de 20%. Esse conceito também nos explica o fato de sermos expostos diariamente a milhares de campanhas publicitárias e nos lembrarmos de pouquíssimas ou de nenhuma. As outras duas formas de absorção das informações publicitárias são a Retenção Seletiva e a Distorção Seletiva.

 

O mais importante é ter bem definido seu público-alvo e seu posicionamento. Com isso, fica muito mais fácil definir o que realmente é importante e o que você pode retirar das suas campanhas publicitárias para despertar a Atenção Seletiva do seu público-alvo e assim, conseguir criar estratégias de marketing para sua empresa que realmente dão resultado.

 

Lucas Ribas. O autor é professor e consultor da yard.

Como ser criativo

Por: Lucas Ribas* ([email protected])

Mas e aí, como ser criativo? Não é fácil responder essa pergunta, até porque para se criar algo, não existe uma fórmula. Cada pessoa tem seu jeito. O que existe são algumas técnicas que facilitam a criação e ajudam a ter ideias realmente inovadoras. Uma dessas técnicas pode ser encontrada no livro "A arte da Guerra".  Que conta que o principal general da época, quando ia traçar suas estratégias, lia livros que não tivessem nada a ver com a guerra, mas que o fizessem pensar em outras coisas, que não em armas e estratégias de combate. E assim ele conseguia abrir a sua cabeça, ter uma visão ampla do que estava acontecendo e traçar uma estratégia surpreendente para vencer as batalhas. Isso dentro do ramo de marketing e da agência de publicidade é o que chamamos de Insight. O famoso eureca ou estalo mental, um momento inesperado de inspiração. São descobertas quase acidentais, que acontecem principalmente quando conseguimos retirar o foco do problema principal e nos concentramos em alguma outra coisa. Pode ser também uma combinação acidental de dois elementos químicos em um laboratório que cria uma reação revolucionária.

Basicamente é algo que surge e nós não estávamos procurando. Mas a inspiração não acontece por acaso, ela exige um grande conhecimento prévio, até mesmo para você identificar que está diante de uma grande descoberta. Quanto mais cultura, melhor, mesmo que num primeiro momento pareça não fazer sentido e não esteja diretamente relacionado ao tema principal que você está querendo criar. Por isso, leia muito, veja muitos filmes, escute muita música e busque sempre por conhecimento. Surpreenda. Faça diferente! Esse é o lema da minha empresa, uma agência de publicidade. O lema também faz parte da nossa missão. Se você ainda não tem uma missão escrita, sugiro parar tudo e escrever imediatamente. Uma boa missão nos ajuda a guiar todas as nossas decisões dentro da empresa e orienta nosso rumo.

 

*O autor é professor e consultor da yard.

Suas ações de marketing fazem sentido?

Por: Paulo Cavagnari*

[email protected]

 

Se você já se questionou sobre e chegou a conclusão de que não sabe a resposta para esta pergunta, não se preocupe. Em momentos de transformação como o que vivemos hoje, é comum agirmos conforme as teorias e aprendizados passados. Mas, se vivemos uma transformação, logo, nossas ações também deveriam passar por isso.

Em momentos de mudança, que envolvem questões sociais, políticas e mercadológicas e cercam empreendedores, gestores e empregados, fica difícil pensar e chegar a uma conclusão. Talvez essa conclusão seja a certeza de que não temos a resposta, e isso é natural, mas não significa que não devemos procurar saber o que estamos fazendo ou como agir, significa que não saber que se tem a resposta é uma atitude positiva que pode proporcionar centenas de insights e novas soluções para seus negócios.

O fato é que, na busca pela resposta, atravessamos uma jornada, na qual procuramos entender o ponto central da questão, que ao mesmo tempo, demanda vários outros degraus a se descobrir, e nesse processo, nos deparamos com novos problemas e novas possibilidades de resolução, ou seja, um novo panorama que até então poderia ser desconhecido para a maioria das pessoas.

Pensamentos lineares podem nos levar a grandes resultados, não existe regra para isso, mas é óbvio que a busca pelo conhecimento gera resultados inesperados, que fogem às linhas anteriormente estipuladas e abrem espaço para desvios de rota tão interessantes quanto. Talvez seja difícil imaginar como tomar esse rumo, como traçar as medidas necessárias para atingir esses resultados, mas talvez pelo simples fato de se observar, já resulte em uma mudança nos resultados. É necessário aprender a enxergar além de cargos e funções e começar a entender o que cada pessoa por trás daquele título pode fazer para que suas ações façam mais sentido. Isso significa que, o operador que trabalha oito horas em uma linha de produção, pode ter tantos insights quanto o gestor daquele setor. Muitas vezes nos fechamos num mundo de certezas e absolutismo que é prejudicial, basta imaginarmos que uma pessoa que não está aberta a novas possibilidades vai perder diversas oportunidades de conhecer e desbravar novos horizontes, tanto para a vida profissional quanto para a pessoal.

 

 

* O autor é diretor de arte e consultor da yard. Agência de Publicidade.

SEO: Por que seu site precisa dele?

Por: Felipe Ecco*

Um site sem SEO (Search Engine Optimization), é o mesmo que um carro de corrida com combustível comum: pode até funcionar, mas não será eficaz. Com técnicas de SEO bem aplicadas, você irá dar uma bela aditivada e fazer seu carro ter muito mais aceleração e velocidade, ou neste caso, fará com que seu site esteja muito melhor posicionado no Google e de maneira orgânica, isto é, sem anúncios pagos. Mas qual é a vantagem disso? Simples: quanto melhor for o posicionamento do seu site no Google, mais fácil ele será encontrado, gerando mais visitas e consequentemente mais vendas. Apesar desta lógica funcionar de maneira simples, trabalhar o SEO não é tão fácil assim. Existem diversas técnicas para serem aplicadas e recomendo que se aprofunde mais no tema. Mas de qualquer maneira, trouxe duas técnicas fundamentais para trabalhar o SEO, são elas:

 

- Conteúdo de qualidade: O ranqueamento do Google funciona por meio de robôs. Estes robôs visitam o seu site corriqueiramente, avaliando o que está publicado dentro dele, para em seguida compará-lo com o de seus inúmeros concorrentes e extrair uma análise final sobre qual está acima de qual. É por isto que o conteúdo de qualidade é tão fundamental. Existem inúmeros critérios que identificam a qualidade do seu conteúdo, desde o título de um post de blog, a velocidade em que seu site carrega, até mesmo se o usuário voltou ao Google depois de visitar a sua página (o que indica que o conteúdo que você apresentou para ele não é tão bom assim e não solucionou o problema dele. Como ter um conteúdo de qualidade? Eu poderia dar inúmeras dicas, que você pode encontrar no blog da yard., mas a principal delas é: crie e atualize seu site pensando em solucionar os problemas das pessoas.

 

- Palavras-chave: A avaliação que os robôs do Google fazem do seu conteúdo está sempre relacionada ligada ao uso de palavras-chave. Isto é, quais palavras são pesquisadas para se chegar até tal conteúdo. Pense da seguinte forma: quais são as palavras que seu futuro cliente utiliza quando está pesquisando por algo relacionado à área de atuação de empresa? São estas palavras que você deve trabalhar de forma otimizada nas páginas do seu site, pois quanto melhor trabalhadas elas forem, mais fácil será de os robôs do Google identificarem que seu site traz soluções relacionadas à tais palavras-chave. Mas não se iluda: não adianta encher seu site de palavras-chave se o conteúdo publicado não for de qualidade. Simplesmente não vai funcionar.

 

Estas são apenas duas das principais ramificações do SEO, existem diversas outras que precisam ser levadas em conta. Mas o que você precisa ter em mente é: se você quer aumentar as visitas do seu site de forma orgânica, obrigatoriamente vai ter que trabalhar o SEO. Minha dica é: comece verificando tudo o que está errado e que pode prejudicar o desempenho do seu site no ranqueamento do Google. Se você não tem tempo disponível ou conhecimento técnico para fazer este tipo de análise, está na hora de entrar em contato com a gente.

 

*O autor é publicitário e consultor yard.

O que faz uma empresa “dar certo”?

Ao longo de mais de 10 anos atendendo empresas de diferentes ramos e diferentes tamanhos, acumulei uma boa experiência percebendo características de negócios e do comportamento de empreendedores que fazem empresas darem certo ou errado.

Existe um tipo de empresa que parece dar certo desde o seu início. Normalmente empresas que conquistam esse status, não o alcançam por acaso, não se trata apenas de um produto ou serviço diferenciado. Empresas que atingem esse tipo de resultado possuem uma proposta de valor do negócio muito bem planejada, estruturada e, com muita frequência, possuem uma preocupação com os aspectos tangíveis e intangíveis da sua marca desde o início. Um bom exemplo disso é a sorveteria Cold Stone, quando chegou a Curitiba, que é uma cidade fria, acumulou por alguns meses, filas gigantescas de consumidores ávidos por experimentar seus produtos. Obviamente que, por se tratar de uma rede estruturada, a proposta de valor da marca já estava muito bem construída. Alguns anos mais tarde, nessa mesma cidade, desembarca a também famosa, Dr. Freeze, o que você acha que aconteceu? Sucesso novamente.

 

Existe um outro tipo de empresa que demora para ganhar corpo e conquistar uma carteira considerável de clientes, mas que depois de um certo tempo, alcança resultados interessantes que a permitem crescer e permanecer no mercado. Isso muitas vezes acontece porque o produto/serviço principal dessa empresa é tão inovador que as pessoas não sabem direito como consumi-lo ou como contrata-lo. Isso novamente acontece, no meu entendimento, devido a uma proposta de valor muito bem definida. Esse tipo de empresa sabe realmente qual é o seu grande diferencial e a verdadeira qualidade que seu público-alvo valoriza.

 

E por fim, aquela empresa que só foi lançada porque o empresário está muito hipnotizado pela própria paixão que carrega pelo produto/serviço e não enxerga de verdade suas falhas. O produto/serviço não é bom, ou tem falhas graves de entrega ou de atendimento. Uma das frases mais interessantes que já escutei até hoje no mundo dos negócios é:

 

Não seja apaixonado pelo produto, seja apaixonado por vender o produto.

 

Amar os sanduíches do Mc Donalds não fará de você um excelente dono de uma franquia Mc Donalds. As empresas que eu percebi ao longo dos anos, que obtiveram sucesso, conseguiram fugir do tripé-clichê: produto de qualidade, bom atendimento e que atende todos os públicos. Seja realmente único, especial e se posicione a atender um nicho específico, quanto mais afunilado for o seu público-alvo, do ponto de vista do marketing, melhor.

 

Lucas Ribas. O autor é professor e consultor da yard.

Como usar um blog para trazer visitantes para o seu site e gerar vendas mesmo sem ter e-commerce

Por: Felipe Ecco

Já falamos anteriormente em nossa coluna sobre a importância e os motivos para você ter um blog. Esta ferramenta é essencial para qualquer empresa que quer ter uma presença online efetiva. Além de ser imprescindível para o Inbound Marketing, por exemplo. Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, sugiro que acesse yardpublicidade.com.br/blog/inbound-marketing e leia um post completo sobre esta estratégia.

Você já sabe que ter um blog é essencial. Agora pode estar se perguntando, Como vou fazer para usar o meu blog para atrair visitantes para o meu site? É um processo ao mesmo tempo, simples, porém complexo. Digo isso porque um dos objetivos de um blog corporativo é criar autoridade no assunto para a sua marca. Para você, é fácil falar sobre a sua área de atuação? Ótimo! Isso já é o primeiro passo. Agora, você precisa fazer isso utilizando uma linguagem didática, falando sobre temas pertinentes ao seu público, além de otimizar seus posts com palavras-chaves para alavancar o posicionamento do seu site no Google. Tudo isso pensando em suas personas e na jornada de compra do cliente (se você não sabe o que é isso, acesse nosso blog ou procure nas colunas anteriores J). Agora parece um pouco mais complicado, né? Mas cumprindo estas etapas você estará publicando conteúdo de qualidade em seu blog. Com isto, naturalmente irá atrair visitantes que estão buscando no Google soluções relacionadas ao seu mercado. Se você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo, deve saber como um blog é importante para fazer a coisa toda funcionar. Fale para os seus clientes sobre assuntos que os ajudam e melhoram as suas vidas, não sobre os produtos e serviços da sua empresa. Esta é uma verdade um pouco dolorosa: seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.

É importante que seu blog seja planejado, para assim trazer resultados efetivos, com visitantes que realmente sejam potenciais leads e clientes. Não publique textos desestruturados, com conteúdos irrelevantes e sem saber qual é o objetivo de cada post. Outro detalhe importante: Ao publicar um artigo em seu blog, você não pode deixar a visita morrer lá. Crie links para outros posts e conteúdos de seu site. Recomendo a linkagem para alguma landing page, onde você irá oferecer algum conteúdo específico para seus visitantes em troca de algumas informações sobre ele, coletando dados preciosos como email e telefone. Ao fazer isso, você estará convertendo seu visitante em lead, a conversão é mais uma das etapas do Inbound Marketing. Ela representa um passo a mais para você finalizar o ciclo de Inbound, cujo objetivos finais são a venda e o relacionamento com os clientes.

Se você quer vender mais usando seu blog, siga estas dicas e estará um passo a frente de seus concorrentes. Se você achou muito complicado, mande um email pra gente e iremos te ajudar. Na próxima coluna irei falar sobre como usar outra ferramenta importantíssima para atrair visitantes, o SEO.

 

*O autor é publicitário e consultor da yard. agência de publicidade.