Marketing e Negócios
Aumente a velocidade do seu site com o AMP (Accelerated Mobile Pages)

 

 

O celular está em nossas mãos o tempo todo, utilizamos para conversar com os amigos, para trabalhar, jogar, acompanhar notícias, e mais uma infinidade coisas. Segundo dados da SEMrush (empresa que oferece um software responsável por monitorar buscas e analisar o ranqueamento de palavras-chave), no Brasil mais de 50% de todo o tráfego no site de buscas (Google) é feito através do smartphone. Esse crescimento das buscas via mobile despertou a necessidade de melhorar a experiência do usuário, visto que a qualidade e o carregamento em dispositivos móveis deixava muito a desejar por diversos problemas, como, cobertura da rede, dispositivo e otimização dos próprios sites de destino.

  Tudo era muito frustrante, lento, o que se tornava um desafio de paciência para o usuário. Em 2015 com a ideia cravada do "mobile first" (conceito de projeto de web que afirma que os celulares precisam ter prioridade em relação aos computadores) o Google em parceria com outras empresas, como Linkedin e Twitter, lançaram o AMP Project. A iniciativa AMP, ou Accelerated Mobile Pages, surgiu da necessidade de melhorar a navegação no mobile para todos, seja usuário, plataformas ou editores.

Ao fazer buscas em seu smartphone você já deve ter notado, em alguns resultados, um ícone de um raio no canto esquerdo, ao lado da url do site. Esse é o símbolo do AMP. A ferramenta que torna as páginas de sites otimizadas para um carregamento instantâneo. Isso faz com que a página apareça de forma simplificada para que seja carregada com muito mais velocidade, tudo isso com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

 

Então, como o AMP funciona?

 

As páginas que utilizam o AMP são basicamente como qualquer outra página HTML, porém elas oferecem um conjunto limitado de recursos, que são definidos por regras e especificações do Accelerated Mobile Pages, essas páginas são carregadas e funcionam em qualquer navegador popular atualizado. Para priorizar a velocidade e oferecer uma experiência melhor ao usuário, os arquivos AMP não priorizam a aparência do conteúdo, dessa forma, constrói uma estrutura mais básica, que consegue acelerar o tempo de carregamento das páginas do website.


            Com o Accelerated Mobiles Pages, os sites ganham pontos para alcançar um posicionamento orgânico melhorado nas pesquisas do Google. Sim, esse é um dos critérios que o algoritmo usa para pontuar as páginas de destino e ranqueá-las. Bom, se você chegou até aqui já deve ter percebido como é importante ter um site que carrega rápido no smartphone, você consegue reter mais tráfego e ainda posicionar melhor o seu site, agregando na estratégia de SEO.


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Alex W. Lopes, o autor é Mídia da agência de publicidade yard.