Meus Escritos
Resquícios religiosos locais

Bom dia !

Em minhas, muitas observações, pela cidade e cidades, costumo sempre elencar, algumas características, que fazem parte da identidade local, podendo ser históricas ou apenas um símbolo. Por exemplo, uma igreja, independente, de qual religião for. Onde estão, marcam a sua forte presença, pois são locais abençoados, repletos de pessoas, em busca de algo mais, para as suas vidas, e principalmente, da presença de Jesus. Bem cuidadas ou mal cuidadas, trazem esperanças, para os nossos atribulados dias e noites. Na minha visão pessoal, deveríamos construir mais templos, e jamais destruir, os que já tínhamos. Muito me entristeço, quando percebo, em nossa própria cidade, igrejas históricas, indo ao chão. Não quero aqui, entrar nos méritos da questão, mas apenas demonstrar, a minha inquietação. Se temos problemas estruturais, para isto, existem os profissionais da área. O mundo carece muito mais da presença de Deus. As pessoas, estão violentas e desalmadas, em grande escala. Imaginem vocês, visitando Vila Velha e não podendo mais ver a taça? Ou indo até Curitiba, e ao invés, do Jardim Botânico, apenas ver um terreno baldio? Volto a dizer, precisamos sim, de mudanças de paradigmas, de voltar os nossos olhos, ao que temos de melhor, e jamais agirmos, apenas visando interesses pessoais, mas sim coletivos. Ao contrário, veremos pela cidade, grandes vazios, igual aquele, que estamos visualizando, na região central de Ponta Grossa, nas proximidades da Praça do Expedicionário. Uma ótima quarta feira a cada um dos meus leitores e amigos(as).

Grande abraço,

Emerson Pugsley

O Poder de Uma Camiseta

Bom dia !

Estava lendo a pouco, um artigo, cujo título era "O Poder de Uma Camiseta", publicado em um blog. O mesmo, vem de encontro, com todo este lamaçal, de polêmicas, sobre o desrespeito com as mulheres. Entre tantas questões, já tratadas, agora vemos atrizes famosas, usando na sua roupa a frase: "Mexeu com uma mexeu com todas". É a união feminina, fazendo a força maior. Como precisamos rever atitudes, pois as últimas notícias, não são das melhores. Como o caso da jornalista, a qual, ocupando um cargo de destaque, em uma famosa rede de televisão aberta, após uma temporada, de assédios do seu chefe, pediu demissão. Segundo ela, desde a sua contratação, sofria com gracejos, palavras grosseiras, entre outras coisas mais. O próprio chefe, dizia que a mesma, era desejada, por todos os demais colegas. Ou também, da jovem atriz brasileira, de filmes americanos, a qual cansada de tantos ataques, resolveu colocar a boca no mundo. Relatou, que por várias ocasiões, recebeu oferta de dinheiro, em grandes quantidades, da chance em participação, de filmes famosos, mas tudo em troca, de uma noite de "amor". Segundo a atriz, este tipo de "teste do sofá", é mais do que "normal". É a mulher, como um objeto de prazer, e nada além disso. Triste pensarmos, que tais ocorrências, são fruto de uma cultura machista, de homens sem qualquer resquício, de vergonha na cara, ou de ética em seus atos. Dias atrás, outro famoso global, apresentador, recebeu advertência, pois fez ao vivo e a cores, um comentário nada respeitoso, com as mulheres. Segundo ele "nós homens somos todos assim". Agora eu pergunto: Assim como? Desrespeitadores, machões, depravados, com os hormônios a flor da pele? Pessoalmente, achei digno de toda a reprovação tais palavras. Como seria ideal, se pudéssemos não precisar de camisetas, para pedir o respeito. Que todas as mulheres, já o tivessem, desde o momento do seu nascimento, e durante cada um de seus dias. E que nós homens, também deixássemos, os nossos pensamentos, intrusos e mal intencionados, e pudéssemos também defender, não apenas as mulheres, mas todos os que são machucados, abusados, oprimidos, assassinados, etc e tal. A algum tempo, a mídia publicou, o caso daquele jovem rapaz, o qual após, passar por um "trote de espancamento", dentro de uma "instituição séria", agora colhe os frutos amargos, de ferimentos e traumas. Sugiro, que possamos iniciar o movimento, "Mexeu com um mexeu com todos". Sei que é algo utópico, mas fica a dica. Uma excelente terça feira a vocês e um grande abraço.

Até mais,

Emerson Pugsley

Um vírus que nos mostra o caos

Bom dia. Somos um país privilegiado. Não temos terremotos, muito menos grandes catástrofes naturais. Já assistimos uma copa e olimpíada em território verde e amarelo. Milhões investidos em apenas um velódromo que hoje apodrece no Rio Falido de Janeiro. Estádios largados a própria sorte ou azar. E agora um vírus invisível nos mostrando que não temos UTIs, muito menos hospitais públicos suficientes. Até o cemitério local já vão ampliar. Onde ficou escondido o tão necessário bom senso? Onde estão os nossos "representantes"? Até ditaduras foram patrocinadas com o dinheiro público. Agora surgem ideias como colocar balde de água na entrada de comunidades miseráveis. Realmente engatinhamos como sociedade desorganizada. Realmente torço, para que ao tentarmos retornar, a nossa cidade ao ritmo "normal", não estejamos dando as chaves ao vírus perigoso e até mortal. Grande abraço e uma semana de saúde e paz.

Até mais,

Emerson Pugsley

Planeta Medo

Bom dia. Pandemia gera onda de incertezas. A presente manchete preenche a grande maioria da imprensa mundial. Incertezas que deixam trabalhadores a beira de um ataque de nervos. Incertezas entre vivos saudáveis, doentes ou mortos. Incertezas dos problemas mentais causados pelo confinamento e as péssimas notícias que inundam a nossa mente. A pouco assisti a uma ótima reportagem do Reino Unido e um panelaço de homenagem aos profissionais da saúde daquele país. É o espírito solidário nascendo novamente em nossa sociedade individualista. Por outro lado, a incerteza de vazias panelas em tempos de crise e bolsos vazios. Ou a incerteza da deprimente situação, como vejo agora, no Equador, onde corpos são queimados a céu aberto ou pela própria família. Volto a perguntar: o que vamos aprender com toda esta calamitosa situação? Sinceramente, nunca imaginei viver isso. O ser contraditório e pouco humano tem muito a crescer. Se não for por amor, que seja pela dor. Deus abençoe vocês sempre. Grande abraço! (Emerson PUGSLEY). Hoje é sexta feira graças a Deus. Se cuidem e aproveitem o final de semana da maneira que está disponível. Não temos outro jeito. Até mais!

Tempo de saber esperar

Bom dia. Não é mentira. Vivemos um período difícil onde quando tínhamos um ano dos sonhos mais bonitos sendo transformado em um cenário digno de filmes de guerra ou terror. E a correria para esvaziar gôndolas de farmácias e mercados. O que pensar? Primeiramente termos em mente que as lutas da presente vida nos levam a um crescimento físico e espiritual. Segundo aspecto que muitas das vezes somos egoístas. Nunca antes ouvi tanto se falar dos idosos. Será que não existiam? Ou precisamos de uma pandemia mundial para despertar do sono profundo do descaso? Um terceiro aspecto, mostra como muitos brasileiros vivem ou melhor sobrevivem em cômodos minúsculos sem as mínimas condições de higiene e outros bens essenciais. Volto a perguntar: estas pessoas também não existiam antes da calamidade? Será que mais uma vez teremos que aprender a duras penas? A teoria muitas das vezes é linda. A prática desastrosa. Exemplo, Itália, Espanha, Estados Unidos, entre outros países. Milhares de mortos, mansões vazias, cortejos intermináveis. Peço a Deus dias melhores com pessoas diferentes. Acredito que vamos crescer muito após estes dias nebulosos. Juntos somos fortes! (Emerson PUGSLEY). Uma quinta feira de coisas boas a todos e todas nós. Assim eu desejo!

Verdade ou Mentira?

Bom dia. Quem diria que estaríamos terminando o mês de março com tantas preocupações e isolamentos? Nem o mais pessimista ser humano poderia prever. Já respiramos os ares de Abril. O que esperar? Sinceramente não vou conseguir mostrar um cenário. Tenho visto pessoas que mais parecem pássaros engaiolados, buscando frestas para escapar. Outros correndo para as funerárias para fazer um plano pós morte, notícia vinculada hoje. Alguns repensando Deus em sua essência e poder. A oração do silêncio de impuros lábios e com o mesmo propósito: a cura e o fim deste nebuloso período. Vejo muitas coisas para aprendermos com tudo isso. Uma delas é o respeito pela vida do nosso semelhante. Não temos o direito de escolher quem deve viver ou morrer. Precisamos urgente de medidas para o desenvolvimento de políticas públicas priorizando os menos favorecidos. Precisamos de líderes que esqueçam por alguns instantes o próprio bolso. Precisamos de Deus sempre. E jamais esqueça que para vermos um mundo melhor, precisamos ser melhores cada dia mais. Grande abraço! Juntos somos fortes! (Emerson PUGSLEY). Hoje é primeiro de abril, dia da mentira. Que possamos escutar mais verdades em nossa relidade difícil e insegura em todos os aspectos.

DICAS DE QUARENTENA

Bom dia. Dicas importantes para o período de isolamento necessário e quarentena. Primeiro não interpretar isso como um castigo ou prisão domiciliar. Já é um grande passo dado. Na sequência olhar o momento como um tempo de espera, de valorizar a quem amamos, de elogiar as coisas simples que a correria não permite. De lembrar daquele ou daquela que a muito tempo ficou esquecido. De olhar a natureza e perceber os mínimos detalhes que nunca observamos. De fazer uma ótima leitura, inclusive da Bíblia. De assistir a programas que acrescentem coisas agradáveis e não apenas tragédias e calamidades. De ouvir uma música que embale os nossos melhores sonhos. De tirar a poeira daquilo que esquecemos pela casa e que merece um cuidado maior. Que tal fazer aquela receita que nunca tivemos vontade? Ou então elencar em um pedaço de papel as nossas prioridades, rancores a perdoarmos e ideais de vida. Vale lembrar que estamos isolados mas não mortos vivos. Dar um bom dia de longe ao vizinho, lembrar dos sozinhos ou menos favorecidos. Desejo sincero de momentos agradáveis a vocês. Juntos somos fortes! (Emerson PUGSLEY). E que tenhamos um novo mês de Abril repleto de notícias melhores. Assim eu espero.

JUNTOS SOMOS FORTES

Bom dia. Nestes últimos dias, tenho visto e ouvido muito falar de Deus principalmente nos meios de comunicação e redes sociais em geral. São versículos, ilustrações, ideias bíblicas. Até parece que é o "fim dos tempos" alguns afirmam. Pessoas refletindo sobre a vida de maneira diferente. Outros ficando mais perto de quem amam mas que a rotina não permite tais atos de carinho e afeto. Por incrível e estranho, ainda existem os incrédulos, ou seja, tanto faz viver ou morrer. Posso estar enganado, mas o medo é um remédio excelente para problemas da alma. Quando nos deparamos com muralhas intransponíveis, começamos a agir diferente do convencional. Tenho visto líderes mundiais paralisados diante do vírus invisível. Pena que arsenais bélicos não conseguem matar o vírus igual matam inocentes. Voltando ao começo, na minha maneira de ser e pensar, ainda não é o fim dos tempos mas o início de novos tempos. Grande abraço e juntos somos fortes. (Emerson PUGSLEY).

CERTAS PANDEMIAS

Bom dia !

 

Mais um dia para enfrentarmos com coragem e determinação. Mais uma chance de

vivermos plenamente. Mais uma escada com degraus muitas das vezes difíceis a subirmos.

Tenho visto e ouvido nas últimas horas a palavra isolamento surgindo por todos os lados.

Isolar-se em tempos de vírus facilmente transmissível é importantíssimo. Cuidados precisam ser

multiplicados. O que me deixa indignado, é ver pessoas isolando-se do bom senso, de atitudes

humanas, de valores corretos. Isto sim é reprovável. Tais isolamentos trazem prejuízo e jamais

ajudam a coletividade. Já somos seres que fingimos pensar no outro, muitas das vezes e agora

estou vendo ilhas de egoísmo e medo rodeadas por águas turbulentas de individualismo reinante.

Ou estou equivocado?

 

"Não há nada tão forte nem tão seguro numa emergência como a simples verdade."

                                                                                                                       (Dickens)

 

O Dia no Dia 19/03:

 

Dia da Escola; Dia do Artesão; Dia do Carpinteiro;

 

Espero que todo este caótico cenário possa ser vencido em breve para que

novamente possamos observar pessoas melhores, atitudes melhores e

vivências melhores. Assim eu sonho.

 

Grande abraço aos leitores(as) e fiquem protegidos por Deus, pois sem Ele, estamos perdidos.

 

EMERSON PUGSLEY

 

JANELAS E PAISAGENS

Bom dia !

 

O sol da esperança renovada brilha no céu de nossa trajetória terrena.

A vida é rápida, os nossos sonhos são o combustível daquilo que pretendemos.

O medo sem dúvida alguma aparece a todo instante mas não podemos deixá-lo

encontrar um lugar seguro em nossa mente, pois ao contrário, seremos dominados

por este monstro que de humano nada possui.

Gosto muito daquela ilustração, que diz para abrirmos outras janelas com paisagens

distintas das que já estamos nos acostumando. Ainda mais quando tudo precisa ser

ventilado. O ar renovado, a luz que ilumina as trevas, a cura não apenas do corpo físico

mas de almas doentes também.

 

"É o tempo da travessia e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre a margem

de nós mesmos."

                                                                                                              (Fernando Pessoa)

 

O meu sincero desejo de uma quarta feira com notícias melhores e com atitudes diferenciadas.

Fiquem em paz e um grande abraço aos leitores(as) e amigos(as);

Não permita que a sua paz preciosa seja levada embora jamais.

 

EMERSON PUGSLEY