Momento Espirita
Tenhamos Paz

 

“Tende paz entre vós.” - Paulo (I Tessalonicenses, 5:13.)

Se não é possível respirar num clima de paz perfeita, entre as criaturas, em face da ignorância e da belicosidade que predominam na estrada humana, é razoável procure o aprendiz a serenidade interior, diante dos conflitos que buscam envolvê-lo a cada instante.

Cada mente encarnada constitui extenso núcleo de governo espiritual, subordinado agora a justas limitações, servido por várias potências, traduzidas nos sentidos e percepções. 

Quando todos os centros individuais de poder estiverem dominados em si mesmos, com ampla movimentação no rumo do legítimo bem, então a guerra será banida do Planeta.

Para isso, porém, é necessário que os irmãos em humanidade, mais velhos na experiência e no conhecimento, aprendam a ter paz consigo.

Educar a visão, a audição, o gosto e os ímpetos representa base primordial do pacifismo edificante.

Geralmente, ouvimos, vemos e sentimos, conforme nossas inclinações e não segundo a realidade essencial. Registramos certas informações longe da boa intenção em que foram inicialmente vazadas e, sim, de acordo com as nossas perturbações internas. Anotamos situações e paisagens com a luz ou com a treva que nos absorvem a inteligência. Sentimos com a reflexão ou com o caos que instalamos no próprio entendimento.

Eis por que, quanto nos seja possível, façamos serenidade em torno de nossos passos, ante os conflitos da esfera em que nos achamos.

Sem calma, é impossível observar e trabalhar para o bem.

Sem paz, dentro de nós, jamais alcançaremos os círculos da paz verdadeira.

(Fonte: Livro Pão Nosso – Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 18/08/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com LUIZ CÉSAR FERREIRA DA SILVA, colaborador da entidade, com o tema: O JUGO LEVE.

A PAZ DO MESTRE JESUS ENVOLVA A TODOS

Corrigir

Toda corrigenda, antes que se exprima em palavras, há de vazar-se em amor para que a vida se eleve.

Senão vejamos, em comezinhos incidentes da Natureza.

Não amaldiçoarás a gleba que o deserto alcançou, mas oferecer-lhe-ás a graça da fonte para que retorne aos talentos da produção.

Não condenarás o pântano em que a lama se acumulou, provocando a inutilidade, mas drenar-lhe-ás o leito de lodo, a fim de que se restaure em leira fecunda.

Não reprovarás simplesmente a veste que os detritos desfiguraram, mas mergulhá-la-ás na água pura, recompondo-lhe a forma para a bênção da serventia.

Não martelarás indiscriminadamente a máquina, cuja engrenagem se nega à função devida, e sim lhe examinarás, com atenção, os implementos defeituosos, de modo a recuperá-la para o justo exercício.

Não derrubarás a plantação nascente que a praga invadiu, mas mobilizarás carinho e cuidado para libertá-la do elemento destruidor, propiciando-lhe recurso preciso ao refazimento.

Não aniquilarás certa província corpórea, porque se mostre enfermiça, mas fornecer-lhe-ás adequado remédio, normalizando-lhe os movimentos.

Repreensão sem paciência e esperança, ainda mesmo quando se fundamente em razões respeitáveis, é semelhante ao punhal de ouro fulgurando rara beleza, mas carreando consigo a visitação da morte.

Corrigir é ensinar e ensinar será repetir a lição, com bondade e entendimento, tantas vezes quantas se fizerem necessárias.

Unge-te, pois, de compaixão, se desejas retificar e servir.

Lembra-te de que o próprio Cristo, embora portador de sublimes revelações no tope do monte, antes de ministrar a Verdade à mente dos ouvintes sequiosos de luz, ao reparar-lhes a fome do corpo, deu-lhes, compassivo, um pedaço de pão.

(Fonte: Religião dos Espíritos – Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 11/08/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com PEDRO CARLOS DE CAMPOS, colaborador da entidade, com o tema: INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS SUTIS.

A PAZ DO MESTRE JESUS ENVOLVA A TODOS

Mais Amor

 

Ama sempre para que possas compreender sempre mais.

Muitas vezes, no mundo, ensandecemos o cérebro e envenenamos o coração, indagando sem proveito quanto aos problemas que afligem os grandes e os pequenos, os felizes e os infelizes.

Entretanto, bastaria um raio de amor no imo d’alma para entendermos a profunda união em que nos imanizamos uns aos outros.

Ajuda antes de qualquer indagação. Não peças diretrizes à Vida Superior, antes de haver praticado a fraternidade no círculo de criaturas em que te encontras.

A Terra é a nossa escola multimilenária, onde o amor é o Sol para as mínimas lições.

Descerra o espírito à claridade dessa luz e perceberás a dor que, muitas vezes, se agita sob vestes douradas e observarás o brilho da vida que, em muitas ocasiões, se destaca sob andrajos e sombras.

Oferece-lhe a mente e aprenderás que alegria e sofrimento, escassez e abastança, segurança e instabilidade na Terra não passam de oportunidades preciosas para a nossa elevação espiritual.

Não te esqueças de que somente aquele que se faz irmão do próximo pode soerguê-lo a mais altos destinos.

O nosso verbo pronunciará eloquentes discursos. A nossa pena escreverá páginas comovedoras.

A nossa influência social assegurar-nos-á subido destaque na vida pública. As nossas facilidades econômicas garantir-nos-ão transitório respeito entre as criaturas.

Todavia, que será de nós sem o tesouro da compreensão que apenas o amor nos pode conferir?

Mais amor em nossas atividades de cada dia é solução gradativa a todos os enigmas que nos cercam.

Só a luz é capaz de extinguir a sombra. Só a sabedoria aniquila a ignorância. Só o amor redime, vitoriosamente, a miséria.

Não nos abeiremos da revelação, simplesmente indagando, pedindo, reclamando. Aprendemos a trabalhar e servir.

Amemo-nos uns aos outros e uma luz nova brotará no terreno vivo de nossa alma, constrangendo-nos a sentir que só o trabalho no serviço ao próximo é capaz de conduzir-nos à comunhão com a verdadeira felicidade, que decorre de nosso ajustamento às Leis Celestiais.

(Fonte: Assim Vencerás – Emmanuel/Chico Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 04/08/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com HELTON ZANDER BITTAR, colaborador da entidade, com o tema: A PIEDADE FILIAL.

MUITA PAZ

Inquietação

Se a inquietação passou a dominar-lhe o caminho, pense nela como sendo um parasito a corroer-lhe a vida e trate de arrancá-la em seu próprio favor.

Se a enfermidade lhe visita o corpo, não é com o fogo da aflição que você colaborará na própria cura e sim encarando-a, com aceitação e tratamento para afastá-la.

Se alguma ocorrência desagradável lhe impôs aborrecimentos, passe por ela e siga à frente, em sua própria tarefa, à maneira de quem não precisa parar em viagem por haver encontrado uma pedra.

Se você cometeu quaisquer erros, admita-os, fazendo quanto puder para não reincidir neles, mas lembrando sempre que você não é uma entidade angélica e sim uma criatura matriculada na escola humana.

Se o erro de alguém é a causa de sua inquietação, envie pensamentos de paz e compreensão a esse alguém, sem violentar-lhe os pontos de vista, de criatura incompleta quanto você mesmo, no educandário do mundo.

Se você faliu em algum empreendimento, note que se você prosseguir trabalhando, o fracasso, em breve, lhe servirá de lição para melhoria e sucesso.

Se você almeja situações que presentemente não consegue alcançar, faça o melhor que possa, onde esteja, e, sem dúvida, trabalhando sempre, você atingirá o lugar que deseja.

Se você sofre críticas indébitas, fique com a sua consciência e deixe aos outros os pensamentos e atitudes que pertencem a eles mesmos.

Se você receia a velhice do corpo, lembre-se de que a existência física avançada no tempo não é a noite de hoje e sim o alvorecer de amanhã.

Se a inquietação persiste em você, procure envolvê-la no calor do serviço, porque servindo, você conseguirá esquecer-se e ao esquecer-se no bem dos outros, você estará em paz na força construtiva do bem.

(Fonte: Respostas da Vida – André Luiz/Francisco Cândido Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 28/07/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com DANIEL RUIZ POTMA GONÇALVES, colaborador da entidade, com o tema: A IMPORTÂNCIA DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA.

A PAZ DO MESTRE JESUS ENVOLVA A TODOS

Avaliação

Quando tiveres superado graves problemas de relacionamento no grupo das pessoas queridas, não te detenhas na lembrança das aflições e lágrimas que, porventura, tenhas trazido por dentro do próprio coração.

Pensa no concurso recebido de benfeitores da Vida Maior que te escoraram, na travessia de inesperadas perturbações.

Quando saíste desse ou daquele acidente, sem calamidades fatais, não te fixes na recordação das fases difíceis de semelhante acontecimento.

Reflete no auxílio dos Enviados do Bem que conseguiram colocar-te a salvo de consequências a lamentar.

Quando venceste lutas e tentações que te situavam às portas da insanidade ou do suicídio, não te demores na rememoração dos fatos que te impeliam a enganos e alucinações.

Medita na dedicação dos Amigos Espirituais, domiciliados em Plano Superior, que te evitaram a queda nos despenhadeiros da sombra. 

Quando varaste o tratamento da saúde comprometida por enfermidade complexa, não te cristalizes na ideia de doença e sofrimento.

Imagina a generosidade dos Mensageiros da Luz que te reduziram as crises orgânicas, sem que disso te apercebesses, socorrendo-te, tanto na assistência médica como também no carinho daqueles que te rodeiam, a fim de que se te alongue a existência na Terra, com a oportunidade de trabalhar.

Ainda mesmo nas provas que consideres claramente infelizes, não te craves em pensamentos de tristeza ou desânimo. 

 Avalia as bênçãos que te ficam no balanço de quaisquer ocorrências e agradece o saldo dos recursos e vantagens com que a Misericórdia Divina te favorece, na certeza de que os Emissários dos Céus te ajudarão a reconhecer que Deus, em qualquer situação e em qualquer tempo, faz, por nós todos, o que seja melhor.

(Fonte: Amizade – Meimei/Francisco Cândido Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 21/07/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com TELMA ELITA DIVARDIM, colaboradora da entidade, com o tema: A BUSCA DA ILUMINAÇÃO.

A PAZ DO MESTRE JESUS ENVOLVA A TODOS

Colabora

*Por Alcione Madalosso - [email protected]

 ...Sai de ti mesmo e ampara aos que esmorecerem de inanição na vida íntima... 
 Se a compreensão já se te fez luz nos recessos da alma, reflete nos problemas da fome espiritual. 
Não existiria a delinquência na Terra, em tamanha extensão, não fosse a carência de recursos na sustentação da alma. 
Indaguemos dos companheiros internados em sanatórios e instituições outras de trabalho reeducativo, para tratamento das alterações psicológicas de que são portadores, se teriam entrado em qualquer processo culposo, caso soubessem quanto lhes custaria a recuperação. 
Conheces as estatísticas, referentes às áreas do Planeta, ameaçadas pela falta de pão.
Medita nas multidões, em todos os setores da experiência terrestre que clamam por esclarecimento e consolo, segurança e tranquilidade. 
Fotografas a presença de certas enfermidades no corpo, através da radiografia. 
A biópsia fornece exata notícia do câncer. 
Quem fará a identificação do desânimo no caráter juvenil ou da tempestade de lágrimas que arrasa um coração materno? 
Sai de ti mesmo e ampara aos que esmorecem de inanição na vida íntima. 
A fome do estômago grita e agride. 
A fome do coração, no entanto, é anestesiada pelas sombras da ignorância, quando as sombras da ignorância acerca de Deus e da Imortalidade alcançam as forças do sentimento. 
Tolera, serve, eleva e abençoa. 
Para auxiliar na extinção das trevas de espírito, ninguém te pede espetáculos de grandeza. 
Basta te disponhas a estender essa ou aquela migalha de amor num raio de luz.
(Fonte: Amizade – Meimei / Francisco Cândido Xavier)

PARA REFLETIR:
Ouçamos a sugestão do amor, a cada passo, na senda evolutiva. 
Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor.

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA
A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 07/07/19 as seguintes atividades:
9h30 Evangelização Infanto Juvenil;
10h palestra com MARCELO MEGA CELANO, de Curitiba, com o tema: O VERDADEIRO ESPÍRITA.
A PAZ DO MESTRE JESUS ENVOLVA A TODOS
 

Ante a Vida

Por Alcione Madalosso - [email protected]

Não há lugar em que nos vejamos sem algum benefício a prestar ou alguma coisa a fazer.

Seja qual seja a circunstância da estrada, aí encontramos a ocasião precisa para realizar o melhor.

Por isso mesmo, o tempo é o prodigioso indicador, descerrando-nos situações inesperadas ao dom de compreender e de auxiliar.

Ainda mesmo nas trilhas mais obscuras da prova ou da aflição, somos defrontados por ensejos valiosos de renovação e progresso.

Se te vês, diante de rotinas deterioradas, conquanto a rotina seja abençoada escola de formação espiritual, é necessário reflitas nas possibilidades novas que se te descortinam à existência.

Se obstáculos te surgem, amontoados na senda, reconsidera as próprias atitudes e observa que haverá chegado o instante para mais alto aproveitamento de teus recursos, nos domínios da expressão de ti mesmo, ante a seara do mundo.

Imagina o que seria a experiência na Terra sem a lei da mudança.

Se a semente não fosse atirada à solidão, no seio da gleba, e se as árvores não renunciassem à posse dos próprios frutos, impossível seria acalentar a vida planetária. Se a infância não marchasse para a juventude e se a juventude não se dirigisse para a madureza, a evolução humana resultaria impraticável.

Quando te reconheças à bica do desespero ou do desânimo, ergue-te sobre os motivos de tristeza ou desalento e contempla os quadros da natureza em torno. Novos minutos se despencam do coração das horas em teu benefício, dezenas e centenas de criaturas aparecem por todos os flancos, a te endereçarem sorrisos de esperança, tarefas múltiplas te pedem devotamento e os dias sempre renovados te apontam o Céu, de horizonte a horizonte, como sendo imensa porta libertadora, através da qual, em cada manhã, a Sabedoria do Senhor te convida sem palavras a recomeçar e progredir, trabalhar e viver.

(Mãos Unidas – Emmanuel/Chico Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no domingo 30/06/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com RAFAELA LUANA ABIB FERNANDES, colaboradora da entidade, com o tema: O SIGNIFICADO DO PERDÃO.

MUITA PAZ

Na Trilha da felicidade

Falas comumente da felicidade, qual se te referisses à deidade remota, quando esse filão de alegria se te localiza ante os pés. 
Felicidade, porém, não é conquista fácil, prodígio de herança, episódio social ou bafejo da fortuna. 
Somos convidados pela vida a criá-la em nós e por nós, como sucede com todas as nossas aquisições humanas. 
Plantas o milharal e o milharal te responde ao carinho com o tesouro da colheita. 
Instalas a usina, junto de forças determinadas da natureza, e essas forças da natureza te retribuem com vigorosos reservatórios de força. 
No mesmo sentido, a felicidade atira as próprias sementes no caminho de todos, especialmente entre aqueles que jazem atormentados por desenganos e lágrimas e, a breve tempo, ei-la que te oferta messes valiosas de esperança e ventura, tranquilidade e cooperação. 
Aqui, o próximo em penúria te solicita singela fatia de reconforto; ali, se te pede ligeiro auxílio a favor de mães e crianças desamparadas; além, irmãos enfermos em desvalia esperam de ti alguns minutos de atenção e bondade, categorizados por eles à conta de apoio celeste; adiante, as vítimas das inquisições sociais esmolam-te simpatia e compreensão num olhar de ternura; mais adiante, os caídos em viciação e delinquência suplicam-te apenas uma palavra de encorajamento e de paz que lhes dulcifique o coração; e, por toda a parte, amigos e adversários, muitas vezes, aguardam de ti uma frase só de entendimento e generosidade, fé e bênção, que os auxilie a caminhar. 
Descerra a própria alma à influência do Cristo que jamais se segou a criar o bem nos outros e para os outros e, um dia, escutarás de espírito jubiloso, ao te despedires dos nossos irmãos da Terra:
- "Bendito sejas, coração amigo! O mundo ficou melhor e mais feliz porque viveste." 
(Fonte: Mãos Unidas – Emmanuel/ Francisco Cândido Xavier)

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA
A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no domingo 16/06/19 as seguintes atividades:
9h30 Evangelização Infanto Juvenil;
10h palestra com ARISTÉIA MORAES RAU, de Curitiba, com o tema: TRABALHO VOLUNTÁRIO, EVOLUÇÃO PELO AMOR.
PAZ E LUZ
 

Por onde fores

Procura ver, além das formas, e ouvir acima das palavras, a fim de que aprendas a auxiliar. 
Sob o espinheiro da irritação de um amigo, estará provavelmente um problema doloroso que desconheces. 
Na base da resposta contundente de interlocutor determinado, a quem pediste cooperação e bondade, se esconde profundo pesar, prestes a se exprimir em aguaceiro de lágrimas. 
No fundo da agressividade imprevista de um companheiro, do qual esperavas a frase consoladora que te arredasse das próprias inquietações, permanece talvez um sofrimento maior que o teu. 
E nas vozes que te pareçam inconvenientes, por demasiado extrovertidas e inoportunas, possivelmente se ocultam telas de angústia que, se expostas de improviso, te gelariam o coração. 
Atende as tarefas que a vida te reservou e, sobretudo, empenha-te a entender, a fim de não reprovar. 
No plano Terrestre, os chamados felizes suportam responsabilidades que se lhes afiguram algemas de cativeiro e muitos daqueles apontados por detentores de privilégios são criaturas chamadas à sustentação das atividades de outras muitas, trabalhando numa cela dourada por fora, mas encharcada por dentro pelo pranto da solidão. 
Segue na estrada dos deveres que te foram assinalados, abençoando e amando sempre. 
No mundo, somos todos viajores ante as rotas do tempo, em busca de aperfeiçoamento espiritual. 
As tribulações que hoje marcam a senda dos outros, amanhã talvez sejam também nossas. 
Reflete na Bondade Infinita de Deus e caminha. 
Por onde fores, carrega contigo a bênção do entendimento e a luz da compaixão. 
(Fonte: Deus Aguarda – Meimei/Francisco Cândido Xavier – publicado em 1980)


PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA
A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no domingo 09/06/19 as seguintes atividades:
9h30 Evangelização Infanto Juvenil;
10h palestra com MAURÍCIO MORO, colaborador da entidade, com o tema: FÉ E RAZÃO.
VOTOS DE MUITA PAZ E HARMONIA
 

CANTO DE SAUDADE
Torrão amado! Paisagens  /  Onde passei minha vida,

Na verde terra querida,  /  Que não esqueço, jamais...

Teus lindos campos infindos,  /  As glebas férteis, vermelhas,

Pitorescas vias e quelhas  /  Horizontes, os pinhais!

 

Recordo os prados em volta,  /  As belas noites de lua,

O frio cortante na rua  /  E o fulgor das tuas estrelas!...

Noutro lugar nunca vi,  /  Serras, cascatas formosas,

Lírios, mirtos; tuas rosas,  /  Bendita sejas, por tê-las!

 

Rememoro a ingênua estória  /  Das pombas da fundação,

Guiadas por santa mão  /  Para os teus solos felizes.

Qual se programasse Deus  /  Bênçãos de paz e de amores,

Mesclando raças e cores,  /  Filhos de novos matizes.

 

As ladeiras e baixadas,  /  As praças tranquilas, nobres

Onde dormitam os pobres  /  E pipilam os pardais...

Muita coisa esta mudada,  /  Foram-se as velhas gralhas

Agricultoras sem falhas  /  Que semeavam demais...

 

Lembro a vida que eu fruía  /  Vejo teus céus chamuscados

Graças aos campos queimados,  /  Sofro saudades de ti.

Fora do corpo, esse amigo  /  Que me conduzia a pé,

Ao recanto, em Nazaré  /  E ao tranquilo Tibagy!...

 

Quando eu puder retornar  /  Desde agora a Deus eu peço,

Quero ajudar teu progresso,  /  Fazer tudo quanto possa.

Participar da alegria  /  De construir teu futuro

Espírita-cristão, juro!  /  Terra amada: Ponta Grossa!

(Fidélis Alves, psicografia Divaldo Pereira Franco, Salvador, 24/11/1971)

 

Fidélis Augusto Alves, nascido em São Fidélis (RJ), em 29 de abril de 1881, chegou a Ponta Grossa em 1921. Foi comerciante, contador e exerceu os cargos de Tesoureiro e Secretário da Prefeitura, e eventualmente substituiu o Prefeito. Poeta e orador de inspiração privilegiada, suas composições lítero-doutrinárias, de elevado conteúdo moral revelam na espontaneidade do sentimento, a pureza de um coração sensível e bom. Espírita dedicado e atuante, desencarnou em 12 de maio de 1960.

 

[email protected]