Negócios e Oportunidades
A indústria 4.0 e a inteligência artificial aplicada na logística

A Indústria 4.0 chegou à sua fase de digitalização - ou à automação 4.0. O que antes era limitado à planta e seus departamentos, agora se volta à integração por meio da nuvem e adoção de novas ferramentas.

Depois da automação do chão de fábrica soluções na área de logística

Além da robótica e tecnologia em maquinário, serviços como logística, por exemplo, entram no radar dessa nova fase de automação digital. “A tecnologia por meio da inteligência artificial, big data e outras inovações se tornaram cada vez mais importantes no setor industrial. Não é mais uma modernidade; é uma necessidade. Ela traz a diminuição de custos e o aumento do desempenho, focando na satisfação do cliente, de forma transparente e objetiva”, diz o professor Reynaldo Lemos de Souza Filho, mestre em engenharia de produção.

Produzir com qualidade e garantir a integridade da logística

É o caso do setor de logística, que está se tornando uma preocupação cada vez maior dentro da Indústria. Afinal, não basta produzir com qualidade. É importante que o produto chegue no prazo, com segurança e com sua integridade preservada. Somente nos últimos meses, uma startup de gestão logística – o Fretefy – registrou um aumento significativo na busca de seus serviços por embarcadores, indústrias e distribuidores de grande porte.

Plataforma digital prevê movimentar R$ 540 milhões

“Mais de 10 gigantes da indústria de alimentos, automobilística, construção, transportes nos procuraram para melhorar sua gestão logística. Isso claramente nos mostra uma necessidade de mercado”, conta MariPertile, diretora comercial do Fretefy, plataforma digital que prevê movimentar R$ 540 milhões em cargas em 2019. O contato com essas líderes da indústria fez a empresa virar o leme e adequar a plataforma Fretefy também para esse segmento. “Percebemos que todos esses clientes vieram com a mesma demanda: preocupação com a distribuição, entrega final do produto e retenção do cliente e isso conseguimos entregar com o Fretefy”.“Encontramos o preenchimento de uma lacuna de rastreabilidade dos veículos online. Agora conseguimos acompanhar o trajeto do motorista até a entrega final, sem a dependência da transportadora. Acompanhamos as tendências do mercado para garantir agilidade aos stakeholders, e no transporte não poderia ser diferente”, comenta Enivaldo Tavares, da expedição da Propex, indústria têxtil.

 

Curtas

* A linguagem audiovisual tomou conta do mercado nos últimos anos. Dados apontam que até 2020, mais de 80% dos conteúdos veiculados na internet serão em formato de vídeo. Pensando nisso, o professor Ricardo Almeida, diretor e cofundador da Coletive, desenvolveu o curso Técnicas de YouTube para professores. O curso, voltado à profissionais da educação, será ministrado na Porto Educação, no dia 18 de maio, das 8:30 às 18:30.Local: Porto Educação. Praça General Osório, 379. Investimento: R$ 390,00

*Sinepe/PR promove maratona de palestras sobre os desafios da educação para o século XXI. A relação professor-aluno envolve diferentes gerações, estilos de vida e crenças. Para uma convivência positiva, que auxilie no processo de aprendizagem, é preciso entender o comportamento de cada perfil geracional e promover integrações e trocas de experiências. Este será o assunto abordado na palestra "Desafios da educação para o século XXI - Comportamento dos perfis geracionais", ministrado por Rocimar Santos Oliani.

 

Frase:

“É mais sábio acender uma vela ao invés de amaldiçoar a escuridão” (Provérbio chinês)

 

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Os benefícios do planejamento patrimonial para você e sua empresa

Você já parou para pensar sobre quem vai ficar seu patrimônio após o falecimento? Não é fácil aceitar o fato da morte, mas também não há como negar que um dia ela ocorrerá. Um bom planejamento patrimonial sucessório pode evitar possíveis intrigas dos sucessores e garantir a perpetuação da atividade empresarial. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com o advogado e sócio do escritório Motta Santos e Vicentini Advogados Associados, Helder Eduardo Vicentini.

O que é planejamento patrimonial?

Planejar o patrimônio significa adotar um conjunto de estratégias que visam evitar disputas societárias e familiares, impedindo que o patrimônio, ou mesmo a continuidade da atividade empresarial, sejam colocados em risco. Esse conjunto de estratégias vai desde o planejamento dos aspectos tributários até mesmo à contratação de seguros ou planos de previdência que possibilitem aos sucessores liquidez imediata das despesas que serão originadas a partir da abertura da sucessão.

Continuidade da atividade empresarial

No planejamento patrimonial são pensadas as regras que serão adotadas pela empresa, pelos sócios remanescentes ou pelas demais pessoas que adentrarão em razão da sucessão, evitando, assim, que profissionais sem afinidade com o negócio ou sem habilidade administrativa venham a assumir o controle da empresa. Essa é a melhor forma de manter a continuidade da atividade empresarial mesmo após o falecimento, assim como o ritmo de produção e os lucros. “Planeje sua sucessão; ainda que isso não te garanta um lugar no céu, certamente evitará com que seus sucessores venham a viver um período no inferno e coloquem em risco toda a riqueza produzida durante longos e árduos anos de seu trabalho”, aconselha Helder.

Evitar intrigas dos sucessores

Já que não é possível levar o patrimônio para o além, pode ser gratificante deixá-lo de forma organizada para os sucessores, de maneira que cada um soubesse exatamente o que tem direito a receber e sem deixar margens para eventual discussão judicial. Sem mencionar que um bom planejamento pode garantir também a redução do tempo para transferência do patrimônio aos herdeiros, uma vez que a demanda judicial é deixada de lado e todo patrimônio é transferido aos sucessores de forma antecipada, ou de maneira amigável. Contato: http://www.msv.adv.br/

 

Curtas

 

* Aplicativo de lava-car traz comodidade a Curitiba e renda extra aos seus parceiros. A era dos aplicativos chegou e isso não dá pra negar. É nessa pegada que chega o Lavô, um aplicativo de lava-car no qual, a partir de 1º de maio, o cliente pode agendar data, hora e local para a lavagem do seu carro. O profissional vai até ele, esteja onde estiver. Além da comodidade, o aplicativo é sustentável: as lavagens são feitas com produtos biodegradáveis e não utilizam água em seu processo.

 

* “Conforme as estruturas organizacionais evoluem e a globalização acelera, as habilidades interpessoais serão mais cruciais do que nunca.” Inspirada na frase de Daniel Goleman, a tradutora e personal de idiomas Giovana Fernandes está desenvolvendo habilidades interpessoais em inglês. São aulas direcionadas para o aprimoramento da conversação desenvolvendo, ao mesmo tempo, habilidades interpessoais: Comunicação eficaz; Falar em público; Criatividade; Flexibilidade; Entender diferentes pontos de vista. Os alunos terão oportunidade de treinar o inglês corrigindo pronúncia, incrementando vocabulário, treinando estruturas através de exercícios de teatro. Mais informações: [email protected] | 41-99996-7754

 

Frase:
 

“O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”. (George Bernard Shaw)

 


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Hamburgueria artesanal e familiar comemora oito anos e cria oficina de assados

Em oito anos no bairro Água Verde, em Curitiba, um restaurante passou para hamburgueria artesanal e agora ensina métodos gastronômicos por meio de cursos técnicos.

Gerenciada por Rafael Rebelato, a Hamburgueria Água Verde - que pratica o custo-benefício como poucos estabelecimentos do ramo - tem avançado em ideias para levar ao público opções que fidelizem o cliente. O chope artesanal distribuído em 13 torneiras - que já era um chamariz para o curitibano - foi estendido para coquetéis especiais como o MoscowMule e o já tradicional AperolSpritz.  O antigo restaurante se tornou hamburgueria artesanal e agora se destaca em um dos bairros mais populosos da capital paranaense.

Não bastasse esse diferencial, Rafael criou recentemente datas especiais para lançar receitas criadas ali mesmo, em família. Caso do aniversário de oito anos celebrado recentemente com degustação durante toda a tarde de risoto de pinhão defumado, abóbora cabotiá recheada com queijo gorgonzola e, ainda, costelinha barbecue defumada em sua mais nova pitsmoker personalizada.

Na tentativa de replicar o conhecimento adquirido nessa quase uma década de empreendimento o empresário traz agora para a capital paranaense cursos que vão possibilitar técnicas que aprimoram o serviço de gastronomia ao cliente. O tradicional American Barbecue foi o ponto de partida para Rafael criar uma possibilidade de sair do convencional e trazer mais sabor ao churrasco brasileiro.

E é com essa ideia que, em parceria com a ESIC, Rafael Rebelato realiza no dia 8 de junho seu primeiro curso completo de defumação e churrasco patagônico, único no ramo da culinária local. “O curso vai direcionar a pessoa para a intenção dela: hobbie ou negócio. Quem participar vai aprender a fazer um churrasco diferenciado para os amigos, mas também vai ter a técnica para produzir e comercializar um sanduíche de brisket ou uma costelinha barbecue, por exemplo, incluindo os custos de produção e de venda para o cliente”, explica Rafael, que ainda complementa que o curso não é só voltado para defumação de carnes. “Além dos derivados podemos ampliar a defumação para queijos e outros alimentos, como vegetais e legumes. Muda sabor, textura, forma de servir. É diferente e inovador”, finaliza. Serviço: Curso de Defumação e Churrasco Patagônico. Data: 08/06 - ESIC Informações: (41) 3094-7754.

Créditos da matéria: Silvia Valim

 

Frase:

"O que mais incomoda nos dias atuais é que pessoas ignorantes estão cheias de convicção e pessoas sábias cheias de dúvidas!” (Bertrand Russel)

 

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Crie sua própria startup com um pequeno investimento e risco mínimo

E se ter o seu próprio negócio pudesse conseguir por um pequeno investimento e, ao mesmo tempo, de baixo risco? Por muito tempo falar em ter a sua startup era o oposto desse cenário, mas agora isso parece ter mudado. A Celero, uma das startups brasileiras de gestão financeira que mais cresceu no último ano, acaba de lançar um modelo de negócio para dar a oportunidade para quem quer fazer a diferença, assim como eles. A Celero Spot é a chance de ter a sua própria startup, mas com o apoio de quem já tem o conhecimento e deu certo.

Sem custo operacional

ACelero SPOT funciona exatamente como um braço da Celero. Ou seja, os interessados terão a sua própria empresa, que oferece os serviços da Celero, mas sem ter o custo operacional do desenvolvimento do trabalho oferecido. “As pessoas que optarem por ter uma Celero SPOT terão exclusividade de comercialização dos serviços da Celero em sua região. Através deles os contratos serão fechados, mas o background é todo próprio, que segue tendo o domínio do serviço oferecido”, conta João Tosin, um dos fundadores da empresa

Modelo de renda colaborativa

Na prática o proprietário desta empresa tem um modelo de renda colaborativo. Ele recebe uma porcentagem todos os meses em cima de cada cliente conquistado. Diferente de quando existe apenas uma parceria comercial, o empreendedor que tiver uma Celero SPOT tem participação no ganho de cada cliente enquanto durar o contrato. Além disso, ele também tem ganho extra a partir de metas e desempenho. Segundo o idealizador da startup, é possível ter o retorno do seu investimento com apenas três clientes conquistados.

Avaliação, qualificação e certificação de interessados

Para fazer parte da Celero SPOT o empreendedor passa por uma avaliação do seu perfil e assim que é aprovado recebe treinamento, qualificação e finalmente a certificação. A Celero também auxilia nas questões burocráticas para abertura de empresa. Depois de tudo pronto, é só iniciar o trabalho de buscar novas empresas que queiram aderir à plataforma. A forma como isso será feito, assim como número de funcionários, horas de trabalho e todos os detalhes fica por conta do empreendedor, que terá total comando de sua empresa. A cada contrato fechado, a Celero atua fornecendo o serviço e o empreendedor daCelero SPOT vai aumentando seu faturamento. Para ter a sua Celero SPOT o empreendedor investe o valor e R$ 2.999,00 – parcelados em 10 vezes - no primeiro ano.

 

Curtas:

 

* Curitiba recebe evento de empreendedorismo, coach e networking. Evento promete reunir, em um mesmo ambiente, palestras, troca de experiências, networking e negócios.O I Meeting de Empreendedorismo vai acelerar o cenário business do Paraná com um dia de palestras sobre o universo de economia, política, era digital e como empreender nos dias de hoje. Novas tendências do mercado serão colocadas em pauta no dia 30 de outubro, na ExpoUnimed, em Curitiba, com debates com uma turma de renome internacional.Ingressos: http://www.mecuritiba.com.br/.

 

* A PwC Brasil está com inscrições abertas para o programa Nova Geração 2019, que irá recrutar estudantes matriculados a partir do segundo ano de faculdade ou que tenham se formado há, no máximo, dois anos. Há vagas para os escritórios de Curitiba e Maringá, para as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciência Econômicas, TI e Direito. Mais informações no site http://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.

 

Frase:

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem” (Maquiavel)

 

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Curso de empreendedorismo na prática estimula o negócio próprio

Existem pelo menos 13 milhões de trabalhadores desempregados hoje no Brasil, conforme relevou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em março pelo IBGE. Na tarefa de despertar o empreendedorismo para aumentar ou gerar renda, encontrar um propósito de vida, remediar o desemprego ou apenas dar um norte para as muitas idéias que fervilham na cabeça, vem aí mais uma edição do curso Empreendedorismo na Prática.

Oferecido pela empresa curitibana de desenvolvimento humano Y (Youngers), a capacitação acontece entre os dias 22 e 30 de abril, sempre das 19h às 21h30, na sede da organização, no Jardim Botânico. Conversamos com a empreendedora GeovanaConti, sócia fundadora da Y, que explica detalhes sobre o curso. Confira!

A quem se destina o curso?

O curso é aberto a toda a população, não apenas aos jovens em situação de vulnerabilidade atendidos pela nossa organização.

Quais assuntos são abordados durante a capacitação?

O curso Empreendedorismo na Prática passeia por temas como planejamento, finanças, marketing digital, além de propor experimentações práticas e discussões que possibilitam a troca mútua de conhecimento.

Qual a carga horária?

São mais de 16 horas de vivências. No total, o aluno tem uma hora de mentoria profissional e individual, sete encontros de acompanhamento do seu planejamento/realizações em grupo, divulgação dos produtos/serviços nas redes sociais da Y e a defesa do negócio em uma rodada para convidados especiais.

No que essa iniciativa se diferencia?

Além de contribuir para o desenvolvimento profissional de cada participante a iniciativa colabora com a transformação da cidade. A cada matrícula você coopera para fazer de Curitiba uma cidade melhor, menos violenta e com a economia mais aquecida. Afinal, todo o lucro é revertido em ações de desenvolvimento humano na nossa empresa social.

Qual expectativa o aluno pode ter?

Ao final do curso cada aluno estará apto a executar seu próprio negócio de pequeno a médio porte.

Serviço

O curso Empreendedorismo na Prática exige um investimento de R$ 415. Para mais informações fale com a empresa social Y pelos telefones (41) 9697-6281/(41) 999255-9369 (WhatsApp), ou por e-mail: [email protected].

 

Curtas:

 

* "Educação Inclusiva: Caminho desafiador para pais e professores” será o tema da palestra, que aconteceu no Anfiteatro da FAE Business School, com a psicopedagoga, especialista em Educação Especial, Mestre em Educação e palestrante, Ana Regina Caminha Braga, e também com a participação da palestrante LauPatrón, a qual esteve no TEDx. Mãe atípica e autora do livro 71 Leões. O evento contará com tradução simultânea em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com a intérprete Lindamir Alves de Oliveira. Informações e ingressos pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808. Valores: 60,00 (meia-entrada) e 120,00 (inteira).

 

* Momento leitura: o ParkShoppingBarigüi vai unir diversão, leitura e boas histórias na volta da feira Top Livros. A edição ganhou um espaço muito mais aconchegante na praça central do shopping. A Top Livros do PkB ficou maior e com opções inéditas: serão oferecidos mais de 30 mil livros. Aproveite a boa leitura: os exemplares têm preço único de R$ 10!

 

Frase:

"Uma mentira fácil tem mais força do que uma verdade complexa" (Roberto Azevedo)

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Impactos da tecnologia e reflexos no trabalho do advogado

Diversos segmentos da sociedade passaram por significativas transformações em decorrência da implementação de novas tecnologias. Com as profissões ligadas à área jurídica não é diferente. E para falar sobre o assunto, conversamos com o advogado Helder Eduardo Vicentini que é sócio do escritório Motta Santos e Vicentini em Curitiba.

 

Quais são as principais mudanças que a tecnologia trouxe para a sua profissão?

No mundo do direito, as empresas de tecnologia, conhecidas como legaltechs, ou lawtechs, estão transformando o mercado jurídico. As principais alterações estão atreladas à utilização da inteligência artificial como instrumento. A tecnologia vai desde a análise estatística que aponta, por exemplo, a proporcionalidade de chances de êxito em uma determinada demanda judicial, até a própria análise de casos práticos, com o sugestionamento dos textos que serão utilizados pelos advogados em suas manifestações.

 

E onde essa inteligência artificial já está sendo utilizada?
Pela primeira instância da Receita Federal do Brasil, na análise e julgamento de casos administrativos de menor complexidade e valor. Essa prática permite que os auditores fiscais possam focar seus trabalhos nos processos administrativos de maior complexidade, e que envolvam um valor maior de Tributação.
 

Quais são os principais benefícios dessa ação?

Por exemplo, o Supremo Tribunal Federal implementou um sistema que rastreia as ações com repercussão geral, o que possibilita que os recursos extraordinários sejam julgados com rapidez e precisão. Isso porque quando um desses processos é julgado, os demais semelhantes e vinculados, possivelmente terão o mesmo destino. Reduzindo assim, significativamente, o tempo de julgamento, sobretudo pela ausência da interferência humana.
 

As ferramentas tecnológicas podem suprir o trabalho do advogado?
Certamente toda essa tecnologia não fará com que a profissão do advogado deixe de existir, pois ainda que o trabalho possa ocorrer de forma mais ágil e eficiente, e que reduza os postos de trabalho na área jurídica, ainda assim será necessária a intervenção humana. Afinal cabe às pessoas o pensamento crítico, a intuição, a astúcia, a criatividade e a própria instrução de comandar a máquina para trabalhar. Porém, essas mudanças exigem do advogado sua imediata adaptação, o estudo aprofundado e a implementação dessas novas tecnologias como ferramenta de trabalho.

 

Curtas

 

*Aplicativo de lava-car seleciona prestadores de serviço em Curitiba. Considerada uma das capitais mais sustentáveis do Brasil, Curitiba é a terceira cidade a receber a Lavô, um aplicativo de lava-car “ondemand” que agenda a data, horário e local da lavagem do carro. O serviço pode acontecer onde o cliente quiser e é um serviço sustentável, já que a lavagem é feita a seco. Com previsão de abertura para clientes a partir de 1o de maio, o aplicativo iniciou a seleção de parceiros no dia 1 de abril. Informações estão disponíveis no site https://lavo.online/parceiro e deve-se aguardar o treinamento, que acontece no dia 24 de abril.

 

* Para comemorar seus 70 anos de atuação em defesa da educação privada o Sinepe/PR promove uma série de eventos especiais durante 2019. O primeiro deles, realizado no Sindicato, traz um dos maiores pensadores de gestão e liderança do país, José Salibi Neto, para debater sobre o futuro das organizações empresariais.

 

Frase

“A carreira é orientada pelo objetivo, mas a vocação focaliza-se no propósito de vida, aquela para a qual você nasceu.” (David McNally)

 

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Recuperação da economia depende da confiança e reformas no governo, diz especialista

O 1º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral realizado em Curitiba teve o Novo Contexto Brasileiro como temática. De acordo com especialistas e autoridades convidadas para o debate, o cenário é propício para retomada do crescimento, que deve ser impulsionado a partir de novos investimentos, reformas estruturantes e confiança do consumidor.

Índice de confiança do consumidor e estimativas do 1º ano de governo

Conduzida pelo ex-diretor de Política Econômica do Banco Mundial e também professor da FDC, Carlos Primo Braga, a palestra “O Futuro da Economia Brasileira” apresentou dados detalhados da economia brasileira, destacando o índice de confiança do consumidor e traçando estimativas para o primeiro ano do governo Bolsonaro, que, com apoio expressivo, pode emplacar mudanças econômicas decisivas. “Neste momento a torcida é grande, mas os riscos são elevados”, comentou.

Cenário brasileiro tão otimista quanto incerto

Para o palestrante, o mercado vive com o governo um período que ele denomina de “lua de mel”: tempo esperançoso, típico do início do mandato. Contudo, apesar de otimista, a expectativa sobre Jair Bolsonaro é a pior desde 1989, quando comparada com outros presidentes eleitos. Esse paradoxo entre expectativas a lenta recuperação brasileira faz o cenário brasileiro tão otimista quanto incerto. Para a melhoria de estimativas é preciso a retomada da confiança – tanto interna quanto externa – e esta, segundo Braga, depende da aprovação de reformas estruturais.

Falta de consenso entre parlamentares

Tomando a agenda reformista como prioritária para ajuste fiscal, Braga comentou ainda sobre a dificuldade de encontrar consenso entre os parlamentares. “Vai ser uma disputa partidária fatiada pelos grupos de interesse envolvidos: não é fácil obter apoio popular para uma reforma dessa magnitude”, concluiu.

As rápidas mudanças e disrupturas através da tecnologia

Sobre o mercado internacional, o professor destacou a rápida mudança do centro da gravidade econômica, a desaceleração da economia global, tendências protecionistas, choques geopolíticos, as disrupturas ocasionadas pela tecnologia e o crescimento exponencial da China. O destaque conquistado pelo gigante asiático é uma tendência que deve continuar e ser seguido pela vizinha Índia.

Créditos e parceria: Ester Athanásio/ DePropósito Comunicação de Causas.

Curtas:

* A tecnologia e o RH nas organizações. Evento promovido pela ABRH-PR, GPTW PR e Universidade Positivo debate os desafios dos profissionais de Recursos Humanos na era digital. Aconteceu o evento “O RH e o Mundo Digital – O novo papel do ser humano”, na sala de Eventos do prédio da Pós-Graduação da Universidade Positivo.

* Grand Hotel Rayon: 26 anos de história e tradição na hotelaria. Hotel curitibano festeja sua trajetória oferecendo 26% off em suas diárias. Um dos mais tradicionais nomes da hotelaria paranaense celebra seus 26 anos no dia do aniversário de Curitiba (29 de março). Referência em sofisticação, requinte, conforto, charme e estilo para receber bem na capital paranaense, o Grand Hotel Rayon ainda comemora seu primeiro ano após a reabertura sob o comando da família Borcath.

 

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. (William Shakespeare)

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O que os engenheiros têm a aprender com a tragédia de Brumadinho?

A cada dia sobe mais o número de pessoas afetadas pela tragédia ocorrida com a barragem Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG). Na ocasião, a Justiça Estadual de Minas Gerais já havia determinado a prisão de cinco engenheiros, que teriam atestado a segurança da barragem. A suspeita é de fraude nos documentos.

Profissionais assumem vários riscos

De acordo com o doutor em engenharia civil e coordenador do MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações do Instituto de Pós-Graduação do Paraná (IPOG/PR), Sérgio Botassi dos Santos, os profissionais de engenharia assumem vários riscos ao longo da profissão. “Qualquer obra de engenharia tem vida útil e possibilidades de falhas que devem ser controladas e corrigidas com o acompanhamento de um profissional”.

Entenda como funciona a barragem

A barragem do Córrego do Feijão é uma barragem de rejeitos de minério de ferro. Elas são estruturas projetadas para armazenar resíduos resultantes da separação do material de valor comercial, ou seja, um método chamado de beneficiamento.Na barragem era utilizada uma tecnologia de construção comum nos projetos de mineração iniciados nas últimas décadas por seu baixo custo e praticidade de ampliação conforme o volume de rejeitos.

Qualidade e menor custo, mas se preocupando com durabilidade e segurança

Para Botassi, a melhor forma de analisar uma barragem como essa é reavaliar essas referências técnicas e procurar melhorar com avanços e níveis de desempenho, qualidade e menor custo, mas se preocupando com durabilidade e segurança. “Muitas vezes, o profissional que está na graduação está sendo formado de forma robotizada, sabe fazer o cálculo e a análise, porém não questiona se aquela forma de fato é a melhor, além de não propor melhorias”.

Reavaliação de protocolos governamentais

No Brasil, existem 3.387 barragens enquadradas na Categoria de Risco (CRI) alto ou com Dano Potencial Associado (DPA) alto. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 200 barragens em Minas Gerais são classificadas como de alto potencial de dano e cinco como de alto risco. Assim como a barragem de Brumadinho, as classificadas com alto potencial de dano são de contenção dos rejeitos de minério, além de produção de energia elétrica, disposição de resíduos industriais e, por fim, de usos múltiplos de água. “O que precisa ser reavaliado são os protocolos governamentais e as engenharias reconhecidas como seguras. Não pode haver um tipo de barragem, que caso venha acontecer esse tipo de rompimento, ponha em risco a sociedade e questões ambientais”, salienta Botassi. Mais informações:IPOG Paraná. Curso: MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Início: 31 de maio.Telefone: (41) 3203-2899 | Site: www.ipog.edu.br

 

Curtas:

*Sinepe/PR promove encontro com José Salibi Neto, autor do best-seller Gestão do Amanhã. Um dos maiores pensadores de gestão e liderança do país, Salibi fala sobre novos modelos de gestão no cenário da quarta Revolução Industrial; evento será no dia 02 de abril no Torres Eventos Kennedy, em Curitiba.

*A DroneKids participou na última do Workshop "Uso da Tecnologia dos Drones como Ferramenta na Educação 4.0". O evento foi em parceria com a Escola do Futuro - USP e abordou os seguintes temas: competências, habilidades e atitudes que sustentam uma inovadora proposta de aprendizagem e como a tecnologia dos dronesé usada na educação 4.0. As palestras puderam ser acompanhadas ao vivo durante transmissão via Facebook.www.dronekids.com.br

 

Frase:

“O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos”.(Mark Zuckerberg)

 

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Consultores criam programa multidisciplinar para fortaleceras organizações

O Consultor e palestrante motivacional Jorge Lunardi, junto com os colaboradores da empresa cliente e alguns parceiros contribuem para a identificação e combate dos “inimigos ínternos” da rentabilidade, da sobrevivência e do crescimento dos negócios. Jorge Lunardi é um executivo e empreendedor com vários anos de atuação no segmento metal mecânico e automotivo do Paraná. Há 15 anos presta serviços de consultoria, realiza cursos e vivências, além de palestras motivacionais na área comercial, com predominância de cases junto a indústrias.

Dificuldades básicas: excesso da carga tributária e custos financeiros

Para Lunardi a carga tributária, os custos financeiros, a concorrência, a infraestrutura, o excesso de burocracia, entre outros, são sempre lembrados para explicar as dificuldades das empresas, principalmente as indústrias.

Inimigos internos

No entanto, é muito importante que os seus gestores estejam atentos para as particularidades e intimidade dos seus ambientes, pois podem estar convivendo com grandes “inimigos íntimos”: são os objetivos imprecisos, ruídos de comunicação, problemas de RH, obsolescência, processos inadequados, imperfeições na qualidade, compras desajustadas, custos e preços errados, entre outros. Lunardi costuma se referir a estas “não conformidades”, nem sempre muito claras e raramente contabilizadas nas empresas, provocando perdas de volume, regularidade e qualificação das vendas, redução da rentabilidade e reflexo negativo no fluxo de caixa.

Empresas precisam se conscientizar

Sem se descuidar da convivência com o seu ambiente externo, Lunardi recomenda que a empresa deve tomar consciência do que acontece no seu interior, avaliar a situação e promover os ajustes necessários para a conquista dos resultados positivos do negócio, independente do seu porte, mercado e perfil de clientes.

Metodologia customizada e interativa

Através de reuniões, pesquisas, avaliações, treinamentos, consultorias e outras ações customizadas e interativas, que acontecem com a participação dos controladores e profissionais das diversas áreas que influenciam os resultados do empreendimento.

Conteúdos e especialistas envolvidos

Avaliação dos ambientes do negócio e elaboração e implantação da Política integrada de Vendas (Jorge Lunardi); Filosofia Lean alavancando os resultados da empresa (Jorge Mac Dowell); Estruturação e organização Contábil-financeira (Valdir Braiti); Preparação do Sistema de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente (Alberto Degani e Flávio Degani); Inteligência Competitiva e Estudo de Mercado (Paulo C. S. Garcia); Gestão de RH; Conexão para Financiamento de projetos empresariais com Recursos do BNDES.Mais Informações: [email protected] ou Tel. Whats (41) 9.9655.5758

Curtas:

* Curitiba irá sediar mais uma vez a Conferência Estadual Espírita. A 21ª edição começa nesta sexta (15) às 20h com palestra do orador Divaldo Pereira Franco (91), um dos mais conhecidos nomes do movimento.O evento tem entrada gratuita e não é necessário se inscrever.No sábado (16) e domingo (17) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Haroldo Dutra Dias (MG), Sandra DellaPola (RS), Sandra Borba Pereira (RN), além de Divaldo Franco.Mais informações (41) 3223-6174www.conferenciaespirita.com.br

*A maioria das empresas brasileiras, seja de pequeno, médio ou grande porte, armazena e trata dados, não-digitais e digitais de terceiros. Desde o registro de funcionários até os dados para cadastro e emissão de notas fiscais. Enfim, quaisquer dados necessários para exercer suas atividades sendo, portanto, destinatária da lei.Pensando em ajudar você a entender os efeitos desta Lei nos negócios, será realizado no dia 19 de Março, a partir das 8:30h. Informações:De Figueiredo Demeterco& Sade Sociedade de Advogados

Frase:

“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las”. (Sêneca)

Professores empreendedores fazem a diferença em Escola Municipal de Curitiba

Em 2018 a Escola Municipal São Miguel, em Curitiba, situada no bairro Fazendinha, implantou algumas importantes melhorias, entre elas: a revitalização de uma área de convivência escolar; a utilização da biblioteca como sala de aula, além de realizar vivências e contação de histórias. Estes são resultados da ação de professores empreendedores: educadores que, além de darem aulas, coordenam múltiplas atividades em prol de um mundo melhor. São professores com ótimas idéias e espírito empreendedor e que buscam soluções criativas, além de oferecerem uma nova experiência de aprendizado. Conversamos com a Professora Elizabeth de Oliveira Morais e conhecemos melhor sua paixão por educar e empreender.

O que motiva um professor ir além, a buscar a superação frente às limitações que estão presentes no dia a dia?

As limitações fazem parte das adversidades que vivemos no dia a dia, mas existem meios de buscar saídas, sem quebrar o protocolo e as regras da escola. Quem é apaixonado pelo seu trabalho e por melhores resultados, não só na área de educação, não mede esforços para fazer o melhor, porque o amanhã dos estudantes será bem diferente também. Ele será um novo cidadão.Diria que a principal motivação que tenho, com quase 30 anos de carreira, é saber que alguns ex-alunos, hoje crescidos e formados, trabalham em diferentes áreas, tanto em Curitiba como em outras cidades do Brasil e do mundo.

Como surgiu o projeto do espaço de convivência da escola?

Sob a direção do nosso Diretor OresteGalastri Jr, a Vice-Diretora Eunice Fuhrmann e apoio de outros professores e membros da escola,idealizamos a revitalização de uma parte interna da escola, próximo à biblioteca, transformando num jardim para atividades diversas e leitura ao ar livre. Na época, quando assumi a coordenação da biblioteca, já era um plano propor algumas mudanças e, como o espaço externo do pátio não estava sendo utilizado, resolvemos fazer um reaproveitamento e revitalização, como plantio de grama e flores conseguidas por doação do horto municipal de Curitiba. Como tenho especialização em Gestão e Supervisão Escolar, e sabendo que a prática de leitura e atividades lúdicas era um anseio antigo da escola e que tínhamos como desenvolver novas abordagens de aprendizado, utilizando-se de ideias já aplicadas, colocamos o projeto em ação.Os muros internos foram pintados e utilizados para impressão das mãos dos estudantes, despertando o trabalho em equipe e o pertencimento. Através de uma parceria com um artista Grafiteiro “Vota”, foi realizada uma grande pintura nas paredes com temas relacionados a livros, conhecimentos e trabalhos feitospelos crianças, incluindo, também,o trabalho com a “Sacola de Leitura Viajante”,  para que a comunidade pudesse interagir melhor com escola e as obras oferecidas na nossa biblioteca.

O que mudou para professores e estudantes?

Em 2018 o espaço se tornou referência para contação de histórias e convivênciasentre estudantes e professores. A direção e a vice-direção, ao receberem pessoas para visita à escola, inclusive do exterior, levam para conhecer esta nova conquista. Écomum os estudantes trazerem os pais para conhecerem os grafites pintados que ilustram temas de trabalhos, alguns feitos em equipes na biblioteca, além de ter sido transformada em sala de aula e estudos.

Que barreiras se colocam à frente do professor?

As barreiras podem estar dentro de cada professor. Se ele pensar demais nas dificuldades e adversidades que as escolas municipais, estaduais e até mesmo as particulares enfrentam, mas não pode desanimar. Além do orçamento apertado, a busca por um melhor IDEB, a perseverança da equipe pedagógica e administrativa em ser um diferencial dentro da comunidade a qual pertence. Apesar de algumas barreiras burocráticas, todos os projetos devem ser muito bem elaborados, dentro das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, bem como da LDBN-Lei das Diretrizes da Bases Nacionais. O mestre empreendedor quando encontra uma dificuldade, procura encontrar meios criativos para solucionar a questão.

Essa proatividade é um compromisso com uma vida melhor, um mundo melhor para todos?

 Como vivemos numa sociedade do conhecimento, temos informações à nossa disposição, além da vontade de organizar as ações, articular com as pessoas certas, sejam jornalistas, artistas, empresários, amigos, voluntários, comunidade e familiares, enfim a sociedade quer ver e ser um mundo melhor para todos. A escola é o melhor caminho!

Curtas:

* ABRH Paraná e Universidade Positivo realizamevento que debaterá as perspectivas do RH em 2019. Para abrir a programação da nova gestão (2019/2021) da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) acontecerá no dia 26/02 (quinta-feira) o workshop “Cenários e perspectivas para Recursos Humanos em 2019.

* A Vivo IconicStore do ParkShoppingBarigui, realizaouo workshop gratuito “Descomplicando a Tecnologia com tradução em Libras”. O encontro acontece na loja da operadora.www.vivo.com.br/acontece-na-vivo.

 

Frase:

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens e mulheres que tem à sua volta”.(Nicolau Maquiavel)

 

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]