Negócios e Oportunidades
Consultores criam programa multidisciplinar para fortaleceras organizações

O Consultor e palestrante motivacional Jorge Lunardi, junto com os colaboradores da empresa cliente e alguns parceiros contribuem para a identificação e combate dos “inimigos ínternos” da rentabilidade, da sobrevivência e do crescimento dos negócios. Jorge Lunardi é um executivo e empreendedor com vários anos de atuação no segmento metal mecânico e automotivo do Paraná. Há 15 anos presta serviços de consultoria, realiza cursos e vivências, além de palestras motivacionais na área comercial, com predominância de cases junto a indústrias.

Dificuldades básicas: excesso da carga tributária e custos financeiros

Para Lunardi a carga tributária, os custos financeiros, a concorrência, a infraestrutura, o excesso de burocracia, entre outros, são sempre lembrados para explicar as dificuldades das empresas, principalmente as indústrias.

Inimigos internos

No entanto, é muito importante que os seus gestores estejam atentos para as particularidades e intimidade dos seus ambientes, pois podem estar convivendo com grandes “inimigos íntimos”: são os objetivos imprecisos, ruídos de comunicação, problemas de RH, obsolescência, processos inadequados, imperfeições na qualidade, compras desajustadas, custos e preços errados, entre outros. Lunardi costuma se referir a estas “não conformidades”, nem sempre muito claras e raramente contabilizadas nas empresas, provocando perdas de volume, regularidade e qualificação das vendas, redução da rentabilidade e reflexo negativo no fluxo de caixa.

Empresas precisam se conscientizar

Sem se descuidar da convivência com o seu ambiente externo, Lunardi recomenda que a empresa deve tomar consciência do que acontece no seu interior, avaliar a situação e promover os ajustes necessários para a conquista dos resultados positivos do negócio, independente do seu porte, mercado e perfil de clientes.

Metodologia customizada e interativa

Através de reuniões, pesquisas, avaliações, treinamentos, consultorias e outras ações customizadas e interativas, que acontecem com a participação dos controladores e profissionais das diversas áreas que influenciam os resultados do empreendimento.

Conteúdos e especialistas envolvidos

Avaliação dos ambientes do negócio e elaboração e implantação da Política integrada de Vendas (Jorge Lunardi); Filosofia Lean alavancando os resultados da empresa (Jorge Mac Dowell); Estruturação e organização Contábil-financeira (Valdir Braiti); Preparação do Sistema de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente (Alberto Degani e Flávio Degani); Inteligência Competitiva e Estudo de Mercado (Paulo C. S. Garcia); Gestão de RH; Conexão para Financiamento de projetos empresariais com Recursos do BNDES.Mais Informações: [email protected] ou Tel. Whats (41) 9.9655.5758

Curtas:

* Curitiba irá sediar mais uma vez a Conferência Estadual Espírita. A 21ª edição começa nesta sexta (15) às 20h com palestra do orador Divaldo Pereira Franco (91), um dos mais conhecidos nomes do movimento.O evento tem entrada gratuita e não é necessário se inscrever.No sábado (16) e domingo (17) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Haroldo Dutra Dias (MG), Sandra DellaPola (RS), Sandra Borba Pereira (RN), além de Divaldo Franco.Mais informações (41) 3223-6174www.conferenciaespirita.com.br

*A maioria das empresas brasileiras, seja de pequeno, médio ou grande porte, armazena e trata dados, não-digitais e digitais de terceiros. Desde o registro de funcionários até os dados para cadastro e emissão de notas fiscais. Enfim, quaisquer dados necessários para exercer suas atividades sendo, portanto, destinatária da lei.Pensando em ajudar você a entender os efeitos desta Lei nos negócios, será realizado no dia 19 de Março, a partir das 8:30h. Informações:De Figueiredo Demeterco& Sade Sociedade de Advogados

Frase:

“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las”. (Sêneca)

Professores empreendedores fazem a diferença em Escola Municipal de Curitiba

Em 2018 a Escola Municipal São Miguel, em Curitiba, situada no bairro Fazendinha, implantou algumas importantes melhorias, entre elas: a revitalização de uma área de convivência escolar; a utilização da biblioteca como sala de aula, além de realizar vivências e contação de histórias. Estes são resultados da ação de professores empreendedores: educadores que, além de darem aulas, coordenam múltiplas atividades em prol de um mundo melhor. São professores com ótimas idéias e espírito empreendedor e que buscam soluções criativas, além de oferecerem uma nova experiência de aprendizado. Conversamos com a Professora Elizabeth de Oliveira Morais e conhecemos melhor sua paixão por educar e empreender.

O que motiva um professor ir além, a buscar a superação frente às limitações que estão presentes no dia a dia?

As limitações fazem parte das adversidades que vivemos no dia a dia, mas existem meios de buscar saídas, sem quebrar o protocolo e as regras da escola. Quem é apaixonado pelo seu trabalho e por melhores resultados, não só na área de educação, não mede esforços para fazer o melhor, porque o amanhã dos estudantes será bem diferente também. Ele será um novo cidadão.Diria que a principal motivação que tenho, com quase 30 anos de carreira, é saber que alguns ex-alunos, hoje crescidos e formados, trabalham em diferentes áreas, tanto em Curitiba como em outras cidades do Brasil e do mundo.

Como surgiu o projeto do espaço de convivência da escola?

Sob a direção do nosso Diretor OresteGalastri Jr, a Vice-Diretora Eunice Fuhrmann e apoio de outros professores e membros da escola,idealizamos a revitalização de uma parte interna da escola, próximo à biblioteca, transformando num jardim para atividades diversas e leitura ao ar livre. Na época, quando assumi a coordenação da biblioteca, já era um plano propor algumas mudanças e, como o espaço externo do pátio não estava sendo utilizado, resolvemos fazer um reaproveitamento e revitalização, como plantio de grama e flores conseguidas por doação do horto municipal de Curitiba. Como tenho especialização em Gestão e Supervisão Escolar, e sabendo que a prática de leitura e atividades lúdicas era um anseio antigo da escola e que tínhamos como desenvolver novas abordagens de aprendizado, utilizando-se de ideias já aplicadas, colocamos o projeto em ação.Os muros internos foram pintados e utilizados para impressão das mãos dos estudantes, despertando o trabalho em equipe e o pertencimento. Através de uma parceria com um artista Grafiteiro “Vota”, foi realizada uma grande pintura nas paredes com temas relacionados a livros, conhecimentos e trabalhos feitospelos crianças, incluindo, também,o trabalho com a “Sacola de Leitura Viajante”,  para que a comunidade pudesse interagir melhor com escola e as obras oferecidas na nossa biblioteca.

O que mudou para professores e estudantes?

Em 2018 o espaço se tornou referência para contação de histórias e convivênciasentre estudantes e professores. A direção e a vice-direção, ao receberem pessoas para visita à escola, inclusive do exterior, levam para conhecer esta nova conquista. Écomum os estudantes trazerem os pais para conhecerem os grafites pintados que ilustram temas de trabalhos, alguns feitos em equipes na biblioteca, além de ter sido transformada em sala de aula e estudos.

Que barreiras se colocam à frente do professor?

As barreiras podem estar dentro de cada professor. Se ele pensar demais nas dificuldades e adversidades que as escolas municipais, estaduais e até mesmo as particulares enfrentam, mas não pode desanimar. Além do orçamento apertado, a busca por um melhor IDEB, a perseverança da equipe pedagógica e administrativa em ser um diferencial dentro da comunidade a qual pertence. Apesar de algumas barreiras burocráticas, todos os projetos devem ser muito bem elaborados, dentro das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, bem como da LDBN-Lei das Diretrizes da Bases Nacionais. O mestre empreendedor quando encontra uma dificuldade, procura encontrar meios criativos para solucionar a questão.

Essa proatividade é um compromisso com uma vida melhor, um mundo melhor para todos?

 Como vivemos numa sociedade do conhecimento, temos informações à nossa disposição, além da vontade de organizar as ações, articular com as pessoas certas, sejam jornalistas, artistas, empresários, amigos, voluntários, comunidade e familiares, enfim a sociedade quer ver e ser um mundo melhor para todos. A escola é o melhor caminho!

Curtas:

* ABRH Paraná e Universidade Positivo realizamevento que debaterá as perspectivas do RH em 2019. Para abrir a programação da nova gestão (2019/2021) da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) acontecerá no dia 26/02 (quinta-feira) o workshop “Cenários e perspectivas para Recursos Humanos em 2019.

* A Vivo IconicStore do ParkShoppingBarigui, realizaouo workshop gratuito “Descomplicando a Tecnologia com tradução em Libras”. O encontro acontece na loja da operadora.www.vivo.com.br/acontece-na-vivo.

 

Frase:

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens e mulheres que tem à sua volta”.(Nicolau Maquiavel)

 

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]

 

Contadores de histórias mobilizam a sociedade por um mundo melhor

Uma gestora com uma carreira promissora decidiu abandonar sua profissão para realizar um sonho:levar alegria a pessoas em situações de dor e sofrimento. Conversamos com Roseli Bassi, diretora-fundadora do Instituto História Viva.

Como se deu sua incursão no mundo do empreendedorismo social?

O “era uma vez” começou em novembro de 2005, quando publiquei um anúncio em um jornal com os seguintes dizeres: “seja voluntário e conte histórias”. Na manhã seguinte, 120 pessoas bateram em minha porta. Nove anos depois, me tornei diretora de uma ONG responsável por formar mais de 3.000 voluntários, ouvidores e contadores de histórias em hospitais, asilos e abrigos da capital paranaense, interior do Paraná, São Paulo, Bahia, Manaus e Santa Catarina. Desde então as visitas a esses ambientes se tornaram frequentes. Hoje, o projeto simples de contar histórias emocionantes a pessoas em situações de fragilidade física e emocional cresceu e se tornou o premiado Instituto História Viva.

Quais foram os principais desafios enfrentados no início do Instituto?

Foram muitos, como o de manter a motivação dos voluntários e me capacitar para a gestão de uma organização do terceiro setor, área que eu não dominava. Mas ao perceber o resultado que o Instituto promove na comunidade, tanto em meio aos voluntários quanto na vida dos atendidos, isso me alegra e me dá forças para prosseguir.

De que maneira o Instituto atua?

O História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Através deste trabalho, incentivamos a leitura, a educação e a cultura brasileira. Atualmente, o Instituto mantém parceria com 37 instituições em todo o Brasil e assiste mais de 13 mil pessoas por ano.

Como o projeto angaria recursos e de que forma é possível colaborar?

Por ser uma Organização Não Governamental, o Instituto História Viva não tem fins lucrativos. Sobrevivemos do patrocínio de empresas, mas, atualmente não contamos com esse apoio. Hoje a instituição também levanta recursos por meio da venda de produtos da marca História Viva e de serviços corporativos, como treinamentos, palestras motivacionais e aplicação de projetos. Estamos buscando novos patrocinadores para o ano de 2019. Mais informações no site www.historiaviva.org.br.

Curtas:

* A 15ª edição da Corrida Noturna Unimed Curitiba está com inscrições abertas e acontece no dia 27 de abril, na Universidade Positivo. A corrida mais divertida da cidade já faz parte do calendário dos curitibanos e, neste ano, traz novamente a versão kids para crianças de cinco a dez anos de idade. As inscrições podem ser feitas até dia 18 de abril no corridaunimedcuritiba.com.br

* Grand Hotel Rayon apresenta seu novo site. Com layout clean, amigável e interativo, o novo site do Grand Hotel Rayon já está no ar. Seguindo a temática de sua nova campanha, cujo slogan é "As melhores horas do seu dia", o hotel lança um portal mais moderno, que traz informações sobre todas as experiências que seus hóspedes podem vivenciar no local durante as 24 horas do dia. www.facebook.com/grandhotelrayon

*O Festval abrirá sua primeira loja em shopping em julho e o ParkShoppingBarigüi foi o shopping escolhido para o novo conceito de loja da marca. O varejo precisa estar cada vez mais presente nos momentos do dia a dia do consumidor. Por isso, decidiram ir para dentro de um shopping e sabendo que terão que entregar uma experiência diferente ao consumidor.

 

Frase:

“É preciso coragem para ser diferente, mas muita competência para fazer a diferença”.(Autor desconhecido)

 

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Empresária leva software a empresas de alimentação coletiva

Após uma trajetória de sucesso como executiva numa das maiores redes hoteleiras do mundo e, posteriormente, numa das mais competitivas empresas de refeições coletivas, Ana Lúcia Bittencourt Starepravo decidiu montar a própria empresa com ex marido na época. Assim surgiu há 18 anos a Genialnet Gestão e Tecnologia Ltda, com apenas um cliente, muito trabalho, empenho e coragem. Conversamos com a empreendedora Ana Lúcia e conhecemos de perto a sua perseverança.

Como foi a escolha por este segmento de negócios?

Quando sai da área hoteleira, fui trabalhar numa empresa de Refeições Coletivas em Blumenau – SC que atendia a todas as grandes indústrias do Estado. A área me encantou. Desafiante, muito competitiva e com grande potencial de crescimento na época, fez com que eu decidisse permanentemente me manter nesta área. Três anos depois fui convidada a trabalhar numa empresa em Curitiba de alimentação coletiva, que nascia com a gestão de um grande executivo vindo de São Paulo. Depois de 6 anos, decidimos, meu ex marido e eu a montarmos a própria empresa para dar seguimento e evolução no Sistema Genial, software que nasceu a partir de uma demanda da empresa e do próprio mercado.

Quais principais benefícios para as empresas?

Nestes quase 20 anos de experiência detectamos que as principais dificuldades enfrentadas pelo mercado de alimentação coletiva são: falhas no gerenciamento de custos, alto desperdício, falta de profissionais qualificados para a base operacional e alto índice de desvios de mercadorias. A Genialnet tem ajudado quase 200 empresas a resolver estas questões para garantir a lucratividade. O mercado de alimentação coletiva trabalha com uma lucratividade média de 4%, o que demonstra que o controle de custos tem que ser diário nas empresas do segmento. Visa o planejamento e apuração de custos. Nossa experiência de mercado demonstra que é possível obter uma economia média de 10% nos custos de matéria-prima com a implantação do Sistema Genial. Além de toda a operação, a linha de produtos Genial está integrada ao Genial Financeiro, Gerenciador de Notas Fiscal Eletrônica e BI.

 

Como está a empresa hoje?

Crescemos e conquistamos o respeito e a admiração das empresas focadas na área de Food Service como: Alimentação Coletiva e Escolar, Serviços de Nutrição Hospitalar, Restaurantes de Autogestão e Merenda Escolar. Atendemos atualmente quase 200 clientes em todo o Brasil.

Qual o seu papel na empresa?

Meu papel principal hoje na empresa são as negociações, acompanhamento do mercado e das necessidades dos nossos clientes e tenho paixão por este trabalho. Nunca me abati por crises, retração de mercado ou más notícias. Acredito num trabalho sério, ético e criativo.

Curtas:

*Os empresários Rodrigo e Mariana Gaião, da StilHaus, aproveitaram o início do ano para visitar a Heimtextil, a maior feira de decoração da Europa. O evento aconteceu na segunda semana de janeiro, em Frankfurt na Alemanha. Durante a visitação, Mariana e Rodrigo viram em primeira mão lançamentos e novas tendências para o ano de 2019, já escolhendo os produtos que farão parte de sua coleção neste ano. A StilHaus já é reconhecida por trabalhar com produtos importados, e algumas linhas têm importação para o Brasil feita exclusivamente pela marca.

*Grupo T2I. Grupo composto por quatro empresas do ramo de tecnologia, com sede em Curitiba e fundação em 1992. Fator Mob, Fator BLE, Fator Sphera e Quântika oferecem soluções dentro das áreas de transporte e mobilidade, IoT (internet das coisas), Bluetooth Low Energy, Smart Cities, aplicativos, ambientes de inovação e outras áreas que envolvam tecnologia e integração de sistemas. www.fatorble.com

 

Frase:
"A única forma de lidar com um mundo não livre é se tornar tão absolutamente livre que a sua simples existência seja um ato de rebeldia."
(Albert Camus)

Hamilton  Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões & Aquisições|[email protected]

Vanguarda no RH e astecnologias online

O novo papel do profissional da área de capital humano, nova denominação de recursos humanos, tem sido motivo de grandes palestras e debates. Fato é que com a chegada da tecnologia nessa área, as rotinas passaram por grandes mudanças. Milton Beck,Diretor Sênior para a América Latina do Linkedin, falou da importância de investir em uma marca empregadora para a atração de novos talentos. O executivo explicou que as ferramentas online, como o próprio LinkedIn, mudaram a maneira de selecionar já que os profissionais passivos, que antes não eram vistos pelos recrutadores, hoje podem ser atraídos pelas vagas existentes em uma empresa, caso esta saiba se mostrar de forma a fazer com que o profissional se interesse em trabalhar nela.

 

RH proativo e estratégico

Além disso, o especialista afirmou que as análises e cruzamentos de dados que se pode fazer ajuda que o RH tome a frente das decisões e discussões na empresa e passe a se basear em dados ao tratar assuntos relevantes para a organização, como a abertura de uma nova filial, por exemplo. “O RH pode ser proativo e estratégico na atração de talentos e desenvolver uma marca influente, impactando funcionários e candidatos”, diz Beck.


Senso de empreendedorismo

Essa mudança que acontece no recrutamento e seleção também ocorre em outros segmentos como o da remuneração. Segundo Guilherme Cavalieri, diretor de RH da Serasa Experian, que falou sobre Tendência em Remuneração no Conarh, a forma de remunerar pessoas mudou. O RH deve pensar em longo prazo, e as iniciativas nesse campo devem mudar. Ele vê como mudança, o senso de pertencimento dos profissionais, que precisam sentir que pertencem a empresa e serem recompensadas por isso. “O conceito de empreendedorismo traz isso, que é quase que transformar o funcionário em sócio da empresa. Isso é possível através de um plano de remuneração de longo prazo, concessão de ações etc.”, diz ele.

 

De RH para Capital Humano

A própria atividade de gestão de pessoas reconhece a amplitude e a importância estratégica da sua ação com as demais áreas da empresa. Vem se utilizando o termo capital humano como um conjunto de capacidades, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.Com a equipeda redação do SalarioBr.

 

Curtas:

*UniOpet lança especialização inédita em Gestão e Transformação Social. Dedicado a profissionais que atuam em áreas administrativas do Terceiro Setor, MBA oferece formação técnica e estratégica. Profissionais e empresas que atuam no Terceiro Setor, com ações diretas ou indiretas de responsabilidade social, deixaram de ser exceção no mercado. Mas mesmo com a relevância atingida pelo trabalho de ongs e entidades, são poucas as pessoas com formação e capacitação para atuar na gestão do setor. Informações, acesse o site:www.opet.com.br/opetxp/ cursos/especializacao-em-gestao-e-transformacao-social/

 

* Rafael Lamastra Jr. assume a presidência da Compagas.Com planos de ampliar a presença do gás natural no Paraná e sua participação na matriz energética do Estado, o executivo Rafael Lamastra Jr. assumiu nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, a presidência da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Ele foi empossado em uma solenidade realizada na sede da Compagas, em Curitiba, que contou com a presença de Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Copel; Fernando Xavier Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Compagas; Eduardo Buschle, diretor de administração e finanças da Companhia; e seu antecessor, Luiz Malucelli Neto.

 

Frase:

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”.(Ariano Suassuna)

 

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Empreendedores apostam no conceito de bar garagem e fidelizam clientes

Após uma atuação como executivo da área delogística,uma vida bastante agitada e sempre em viagens e seminários, o administrador de empresas Jonathan EsmanhottoVilcekresolveu partir para o vôo solo criando Old Jack Garage. Um espaço diferenciado quereúnehamburgueria, barbearia, tattooe loja de camisetas nomesmoespaço,com o melhor do Rock'nroll. Conversamos com o John, como é mais chamado e conhecido.

Como um ex executivo da área de logística se reposiciona no voo solo?

Costumo dizer que anteriormente eu empreendia utilizando o CNPJ de outra pessoa, hoje empreendo utilizando o meu.O olhar sistêmico de um profissional voltado para uma área operacional ainda existe e contribui muito. A área de logística em si, te prepara para períodos de escassez, te ensina a trabalhar com isso.E isso é fundamental quando você gere seu próprio negócio.A sinergia entre todas as áreas é fundamental, ao mesmo tempo em que você deve se preocupar com os processos operacionais, por exemplo, você deve avaliar também a experiência que seu cliente obteve com seu estabelecimento.Um processo está interligado diretamente a outro.  Costumo brincar com nossos clientes que hoje eu vendo alegria e satisfação, no menor tempo, com menor custo e dentro do prazo esperado. A velha e boa máxima da logística.

Como nasceu o bar com os carros antigos?

Basicamente do meu sonho de ter um bar, e da paixão que meu antigo sócio sente pelos carros clássicos.Unimos os dois sentimentos e resolvemos montar o bar para aqueles que amam o rock n’ roll e, também, amam carros clássico e as motos.Hoje, com a saída do meu antigo sócio, esse cenário mudou um pouco, não recebemos mais tantos carros clássicos,mas preservamos a essência.

Quais principais diferenciais do espaço e a proposta?

Além do ambiente temático e acolhedor, que é uma de nossas premissas fundamentais, oferecemos alguns outros serviços. Aqui no você pode tomar um chopp ou cerveja, fazer uma tatuagem, cortar o cabelo, apreciar um hambúrguer artesanal ou comprar uma camiseta da sua banda favorita, por exemplo.Contamos com estacionamento próprio e sem custo, sendo quevia de regra, não cobramos entrada.Trabalhamos para que o ambiente seja o melhor possível, afinal o nosso maior produto é a satisfação que os clientes sentem quando estão aqui.

Como foi a escolha da localização, fora do pólos gastronômicos da cidade?

Depois de algumas avaliações decidimos descentralizar, fomentar o comércio do bairro, agregar valor a ele.Somos do bairro Novo Mundo e sempre sentimos a necessidade de algo que oferecesse um serviço de qualidade, mais perto de casa, por assim dizer.   Procuramos diversos lugares até que encontramos este, que vem de encontro com nossa proposta.Ele oferece espaço para exposição e estacionamento,fácil acesso e não está longe dos grandes agitos

E os sócios, como vieram para o negócio?

No início a Andressa e o Leonardo eram clientes do Old Jack.Ofereci a eles o espaço para que montassem a barbearia, então passaram a ser associados.Em maio de 2018 surgiu a oportunidade de compra de parte do Old Jack e eles a adquiriram.

Serviço:OOld Jack Garage fica na Rua Luiz Leopoldo Landal, n 117 – Bairro Novo Mundo. (Entre a Via rápida sentido Pinheirinho e a República Argentina)

  • (41) 98806-2180 | Email: [email protected]
  • Hórario de Funcionamento:Terça a Sexta:
  • Barbearia e Tatuagem : 12:00h até as 21:30.
  • Bar e Hamburgueria: 17:00h até as 24:00h.
  • Sábados:
  • Barbearia e Tatuagem : 12:00h até as 21:30.
  • Bar e Hamburgueria: 13:00h até as 24:00h.
  • Domingos:
  • Bar e Hamburgueria: 15:00h até as 24:00h.

Facebook:oldjackgarage

Instagram:oldjackgaragebar

Curtas:

* O consultor Leonardo Belling, explica a diferença entre a nova e velha economia. “A velha possui processos lineares, a empresa decide qual é a sua oferta de mercado, a mídia offiline é predominante nas ações de marketing, os funcionários não agem como intraempreendedores, e decisões do negócio são exclusivamente voltadas a ganhar dinheiro. Já na Nova Economia, os processos são flexíveis, o cliente decide o que será lançado no mercado de acordo com as suas necessidades, a mídia online prevalece nas estratégias de comunicação, os colaboradores possuem postura de dono, e o propósito do negócio é o maior ativo que impulsiona a organização.

Livro:”OPríncipe”´De Nicolau Maquiavel “O que faz com que um príncipe seja bem ou malsucedido?”, pergunta Maquiavel. E responde: “a natureza humana”. Alguns poucos autores influenciam gerações e têm suas obras discutidas por décadas. São grandes na medida em que suas proposições artísticas ou teóricas tiveram repercussão. Um número muito menor de pensadores tem seus trabalhos estudados e analisados durante séculos. Entre esses pensadores está Nicolau Maquiavel. Mais falado do que lido, mais confundido do que compreendido, pintado como um autor que afirmou que os fins justificam os meios – frase que, aliás, não se encontra em nenhum de seus textos –, a obra de Maquiavel continua atual quase quinhentos anos depois de ter visto as tintas pela primeira vez no início do século XVI. O motivo da confusão é um só: Maquiavel observou a verdade das relações políticas, sem floreios ou idealismos.

Frase:

“Não peça facilidades, mas força para enfrentar as dificuldades e sabedoria para recomeçar”(Autor desconhecido)

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Dono de panificadora aposta no conceito delicatessen

Pães especiais, broas e bolos artesanais, queijos, vinhos e sucos de produção própria com plantio sustentável de uvas das melhores cepas da serra gaúcha. Várias opções de cafés, em ambiente climatizado, com alimentos orgânicos e uma variada gama de opções em pães de queijo, brioches e doces irresistíveis. Tudo isso, com um atendimento além do preferencial. O empreempreendedor Vanderlei Giaretta aposta nos melhores índices desenvolvimento humano(IDH), qualidade de vida e consumo sustentável do bairro Água Verde em Curitiba.
 
 
Suas origens familiares e como foi crescer no meio de tantos empreendedores
 
Sou de uma familía de imigrantes do norte da Itália, Vicenza, que trouxe seus valores de amor pelo trabalho, fartura, alegria e, sobretudo,cuidados com a família. Ao longo dos anos, a familia se instalou na serra gaucha e migrou para o sudoeste do Paraná, dedicando-se à produão de uvas e produção artesanal de vinhos e sucos. São pessoas empreendedoras por natureza e nos orgulhamos de constituir uma familia que aposta na diversificação e sustentabilidade dos  negócios, sempre respeitando a qualidade, as boas relações comerciais e o carinho em tudo que se propõe a realizar.
 
Panificadora e delicatessen juntos?
 
Com o crescimento imobiliário da cidade de Curitiba e com a vinda de novos moradores, decidimos investir na revitalização de um ponto comercial em funcionamento na área de panificação e transformamos em conceito de delicatessen, onde oferecemos na Giaretta Pães & Delicatessen uma variedade de produtos mais nobres, de qualidade superior e, principalmente, sem perder o jeito artesanal e carinhoso de fazer as coisas.
 
A escolha do bairro Água Verde?
 
Segundo o IPUC, o bairro é o que possui o maior adensamento demográfico de Curitiba, além de reunir moradores que apresentam índices de consumo sustentavel da cidade. Ou seja, valorizam o bairro nos seus hábitos e costumes. Da mesma forma que possui uma das maiores concentrações de área verde por habitante, o que leva as pessoas ao cultivo saudável de prática de esportes e caminhadas.
 
Qual análise faz do público que gostaria de atingir?
 
Já temos um público que frequenta nosso estabelecimento e vemos este público aumentar com os novos empreendimentos imobiliários no bairro. São pessoas constituidas de famílias com poucos filhos, onde o casal trabalha fora e quer encontrar tudo à mão em condições de qualidade superior nas compras.
 www.giarettapaes.com.br | Rua Monsenhor Manoel Vicente, 669-Água Verde.

Curtas:
 
*  Abandonar a atividade física nas férias pode afetar os resultados já conquistados pelo corpo. De acordo com o professor da Companhia Athletica Curitiba, Rafael Torres, o que um aluno constrói em um ano de treino, por exemplo, em apenas um mês sem exercícios ele já pode perder cerca de 30% da capacidade total, principalmente em força muscular.Segundo  é muito mais fácil destruir o condicionamento físico do que construí-lo. “Treino, descanso e alimentação são essenciais para desenvolver o condicionamento físico. O corpo humano tem uma “lentidão” quando se trata em aprimorá-lo, explica.

* Livro: “Em que crêem os que não crêem”? - Umberto Eco e Carlo Maria Martini.Esse livro é uma coletânea das cartas trocadas entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini nas páginas da revista italiana Liberal, bem no finalzinho do século XX. A proposta da revista foi promover um debate entre crentes e não crentes, ou, nas palavras do pontífice Carlo Maria, entre leigos e católicos . Em resumo a ideia toda era mostrar o ponto de vista do crente e do não crente sobre assuntos polêmicos.

Frase:

“Mentes pequenas são controladas pela desventura e submissas a ela. Grandes mentes crescem acima delas.” (Washington Irving)

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Qualificação e empregos na indústria paranaense nos próximos anos

O estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. É isso o que mostra o Mapa do Trabalho Industrial, pesquisa realizada pelo Senai.

Qualificação de mais de 920 mil em diversas ocupações

O Estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil em ocupações industriais nos níveis técnicos, superior e de qualificação entre 2017 e 2020, é isso que mostra o Mapa do Trabalho Industrial no Paraná, realizada pelo Senai.

Atividades ligadas ao setor industrial

Esses profissionais vão trabalhar em atividades direta ou indiretamente ligadas ao setor industrial. A gerente executiva de educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, cita quais são os setores identificados como os que mais precisão de mão de obra qualificada. "São profissões ligadas ao meio ambiente até por conta do trabalho com maior sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente por parte da indústria. Temos também profissões ligadas a construção civil e a área de alimentos. Para o Paraná, essas são as 3 áreas que vão precisar de mais trabalhadores até 2020".

Cursos para melhorar a qualificação

Sempre é tempo de procurar uma nova posição no mercado de trabalho, isso para quem quer começar uma carreira ou mesmo começar um curso para melhorar a formação, mas isso tudo depende de qualificação. "A qualificação técnica é uma grande oportunidade até 2020. Para o jovem que está no ensino médio e já quer começar a se qualificar para o mercado de trabalho, nós temos o ensino médio junto com o curso técnico dentro da educação do Sistema Fiep.

Também os que estão no mercado de trabalho

Para as pessoas que já terminaram o ensino médio ou já estão no mercado de trabalho, e querem se qualificar e se reposicionar, também é uma oportunidade, pois o mercado vai estar aberto a isso", explica Giovana. De acordo com o estudo a área de meio ambiente e produção lidera a demanda por profissionais com formação técnica.

Curtas:

* Livro:”O Catador de Sonhos” de Geraldo Rufino. Eu já estive desempregado e sei como, depois de um tempo, fica cada vez mais difícil acreditar em nós mesmos. É desmotivador. Naquela época eu me apegava em histórias de sucesso para não desistir. "Se ele conseguiu, eu também consigo". A leitura de biografias é uma ótima maneira de passar o tempo com um conteúdo de fácil digestão e que lhe motivará em sua busca pelo sucesso. "O Catador de Sonhos" conta a história de Geraldo Rufino, homem que começou a vida como catador de lixo reciclável e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano. Nesse meio tempo, ele já quebrou seis vezes e nos mostra em seu livro que saiu de todas essas quebras mais sábio – e mais rico.

* Programa de fidelidade aumenta faturamento e freqüência de clientes no Restaurante Parada Goumert 121. “Quando iniciamos o negócio há um pouco mais de um ano já sabíamos da necessidade de cadastrar os clientes e aprimorar nossa interação com eles”, comenta o proprietário Moacyr Soares Filho. Temos planos para iniciar atividades no período noturno com um cardápio especialmente elaborado e com pratos artesanais. Rua Murilo do Amaral Ferreira, nº121-Água Verde – Curitiba-(41) 3343-6974

Frase

“Não basta que você seja inteligente, pense mais e seja criativo. Tudo isso é importante, você precisa disso, mas deve converter tudo em ação. Isso vai fazer você se tornar um profissional bem sucedido”(Ram Charan).

 

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Inovação e versatilidade impulsionam o crescimento do Pestana Curitiba

Curitiba conta com bandeirasinternacionais em sua moderna rede hoteleira. Um bom exemplo é o Pestana Hotel Group, de Portugal, presente com um empreendimento no Batel.O Pestana Curitiba, aliás, tem acompanhado as tendências da hotelaria mundial e vem seguindo os passos da matriz, que é responsável pela gestão de cerca de 90 hotéis em 15 países diferentes. No entanto, a rede tem ciência de que é preciso inovar para angariar novos clientes efidelizá-los. Tendo isso em mente, sob o comando de Rodrigo Bassinelli, Gerente Geral e uma equipe altamente motivada, a unidade de Curitiba criou alguns atrativos para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços.

Buddha SPA, novo espaço de bem-estar e lazer no hotel
Uma das novidades recém apresentadas em dezembro, a inauguração do espaço de bem-estar e lazerBuddha SPA, maior rede de SPAS urbanos do país e parceira do PHG em outros dois empreendimentos do grupo no Brasil. Dispondo de três salas individuais e oferecendo menu completo de terapias de relaxamento, bem-estar e estética da marca BuddhaSpa, a facilidade disponibiliza desde as tradicionais Relaxantes Buddha SPA, Ayurvédica, Shiatsu e Reflexologia até a CandleMassage, Shiatsu Facial e SPA dos pés.

Ceia de Natal
Outro atrativo criado pelo hotel para o finalizar o ano de 2018 em alta, para o período de festas o hotel vai realizar, na noite do dia 24 de dezembro, uma apetitosa Ceia de Natal preparada pela Chef Cleuza Silva e que poderá ser atrelada ao paacote de hospedagem.

Piscina indoor aquecida e fitnesscenter completo
São 172 confortáveis e modernas acomodações em suítes de categoria Superior, Luxo, Executivo eMaster. Pararelaxar e se divertir o hotel oferece aos hóspedes uma aconchegante piscina indoor aquecida, fitnesscenter completo, piso solarium para espairecer e aliviar a tensão do dia-a-dia e o delicioso Bar Stella Artois.

Centro de convenções com capacidade para 940 pessoas
Para os viajantes a negócios e atendendo ao turismo de eventos, o centro de convenções apresenta grande diferencial para a organização de feiras, congressos, reuniões e afins. Ele é versátil, flexível e bem localizado. A capacidade para até 940 pessoas,o que o torna apto a realizar eventos sociais ou corporativos em diversas configurações de salas e suporte.

Gastronomia contemporânea portuguesa e mediterrânea
A gastronomia é um ponto forte do hotel desde 2004, é referência em gastronomia internacional – com destaque para os pratos de cozinha contemporânea portuguesa e mediterrânea. O restaurante Cais da Ribeira tem uma variedade dos melhores pratos da cozinha portuguesa e a opção “self-service” para um almoço. É comandado pelaChef Cleuza Silva, com quase 30 anos de experiência.www.pestana.com/Hoteis-Brasil/Curitiba

Curtas:

* Livro Audaz: As 05 competências para construir carreiras e negócios. Autor Maurício Benvenutti, Editora Gente. Ser diferente é o novo normal. Vivemos uma era de completa reconstrução social. A falta de atualização tornará a sua graduação obsoleta. A falta de especialização reduzirá a sua utilidade profissional. Nunca foi tão necessário ser rebelde aos códigos da língua, questionador do pensamento uniforme e desafiador do comportamento mediano.

* Depois de 10 anos o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região-(CREF9/PR) inaugurou sua nova sede. Trata-se do primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no país, que vai atender aos mais de 30 mil profissionais registrados no Paraná. Construído dentro dos critérios da certificação LEED a nova sede preza pela eficiência energética.


Frase:
“Uma decisão é um julgamento. É uma escolha entre as alternativas”.(Peter Druker)

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Compliance promete diminuir custos e melhorar a reputação das empresas

A adoção de medidas preventivas na organização de trabalho traz reflexos positivos para a empresa, evita ações trabalhistas e falhas no cotidiano de produção. O trabalho de avaliar os pontos negativos é feito pelo ComplianceOfficer, função que está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a advogada Janaina Lima de Souza.

 

Qual é o trabalho de um ComplianceOfficer?

Essa função, que normalmente é feita por um advogado, realiza atividade consultiva para a empresa. O papel do profissional é garantir que todos os procedimentos da empresa e dos empregados estejam em conformidade com a legislação em vigor, do mesmo modo que orienta a adoção de medidas preventivas a fim de evitar futuros problemas e gastos para a empresa.

 

Quais são os consequências de não adotar medidas preventivas no ambiente de trabalho?

As consequências do descuido corporativo em não adotar práticas preventivas são ambientes negativos, improdutivos, descontentamento de empregados, risco de acidente de trabalho, autuação administrativa e propensão de ações trabalhistas, dentre outras. Por outro lado, segundo pesquisas, quando a empresa tem maturidade do Compliance (que significa estar em conformidade com leis e regulamentos) ela possui recrutamento eficiente com profissionais experientes, visão agregada dos riscos existentes, com identificação e resposta rápida, e consequente melhoria na reputação da companhia.

 

Como adotar práticas desenvolver oCompliancenas empresas?

O primeiro passo para é a realização de uma auditoria interna. A partir desse início é possível conhecer os riscos existentes na empresa, com a análise do enquadramento sindical, das normas coletivas aplicáveis e avaliação dos documentos dos empregados. A visita ao ambiente de trabalho também é uma boa prática para mapear eventuais falhas no cotidiano de produção.Depois de identificar os riscos é hora de tratá-los. O ideal é realizar um programa de prevenção para corrigir as inconformidades atuais, além de implementar um código de conduta e canais de denúncia anônima (para investigação e aplicação de sanção, quando necessárias). O terceiro, e último, passo é a avaliação periódica dos riscos e de suas condutas.

 

Curtas:

* Fretefy conecta transportadoras de carga a motoristas autônomos.O reaquecimento no transporte de cargas - com as entregas de final de ano e a redução na tabela de frete - irá aumentar a terceirização do setor estimada em 15%. Para auxiliar as empresas e os autônomos nessa retomada, o Fretefy foi lançado para integrar o transporte de cargas rodoviário.Com o Fretefy o gestor passa a saber em tempo real a localização das cargas em trânsito, o que precisa ser transportado e as cargas entregues. Há aumento do lucro por meio da opção de frete retorno.

 

* Sob o comando de Rodrigo Bassinelli, Gerente Geral do Pestana Curitiba, o tradicional Hotel divulga uma parte da sua programação de final de ano e convida para a Ceia de Natal, esta data especial não só para hóspedes, mas também para quem mora em Curitiba. Um buffet especial com muita variedade, para toda família, para que vivam o "Melhor Natal das Vossas Vidas"! Condições Gerais: Reservas sujeitas a disponibilidade do hotel:Programa pode ser alterado sem aviso prévio; Pedidos especiais e restrições alimentares podem ser atendidos, se comunicado antecipadamente até ao dia do evento. Adultos: R$ 220. Crianças dos 5 aos 12 anos: R$ 110,00. Crianças até aos 4 anos: Grátis Já inclui taxas. Reservas e informações: [email protected] (41) 3017 9900

 

Frase:

“Ética: Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero”.(Mário Sérgio Cortella)

 

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