Negócios e Oportunidades
Qualificação e empregos na indústria paranaense nos próximos anos

O estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. É isso o que mostra o Mapa do Trabalho Industrial, pesquisa realizada pelo Senai.

Qualificação de mais de 920 mil em diversas ocupações

O Estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil em ocupações industriais nos níveis técnicos, superior e de qualificação entre 2017 e 2020, é isso que mostra o Mapa do Trabalho Industrial no Paraná, realizada pelo Senai.

Atividades ligadas ao setor industrial

Esses profissionais vão trabalhar em atividades direta ou indiretamente ligadas ao setor industrial. A gerente executiva de educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, cita quais são os setores identificados como os que mais precisão de mão de obra qualificada. "São profissões ligadas ao meio ambiente até por conta do trabalho com maior sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente por parte da indústria. Temos também profissões ligadas a construção civil e a área de alimentos. Para o Paraná, essas são as 3 áreas que vão precisar de mais trabalhadores até 2020".

Cursos para melhorar a qualificação

Sempre é tempo de procurar uma nova posição no mercado de trabalho, isso para quem quer começar uma carreira ou mesmo começar um curso para melhorar a formação, mas isso tudo depende de qualificação. "A qualificação técnica é uma grande oportunidade até 2020. Para o jovem que está no ensino médio e já quer começar a se qualificar para o mercado de trabalho, nós temos o ensino médio junto com o curso técnico dentro da educação do Sistema Fiep.

Também os que estão no mercado de trabalho

Para as pessoas que já terminaram o ensino médio ou já estão no mercado de trabalho, e querem se qualificar e se reposicionar, também é uma oportunidade, pois o mercado vai estar aberto a isso", explica Giovana. De acordo com o estudo a área de meio ambiente e produção lidera a demanda por profissionais com formação técnica.

Curtas:

* Livro:”O Catador de Sonhos” de Geraldo Rufino. Eu já estive desempregado e sei como, depois de um tempo, fica cada vez mais difícil acreditar em nós mesmos. É desmotivador. Naquela época eu me apegava em histórias de sucesso para não desistir. "Se ele conseguiu, eu também consigo". A leitura de biografias é uma ótima maneira de passar o tempo com um conteúdo de fácil digestão e que lhe motivará em sua busca pelo sucesso. "O Catador de Sonhos" conta a história de Geraldo Rufino, homem que começou a vida como catador de lixo reciclável e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano. Nesse meio tempo, ele já quebrou seis vezes e nos mostra em seu livro que saiu de todas essas quebras mais sábio – e mais rico.

* Programa de fidelidade aumenta faturamento e freqüência de clientes no Restaurante Parada Goumert 121. “Quando iniciamos o negócio há um pouco mais de um ano já sabíamos da necessidade de cadastrar os clientes e aprimorar nossa interação com eles”, comenta o proprietário Moacyr Soares Filho. Temos planos para iniciar atividades no período noturno com um cardápio especialmente elaborado e com pratos artesanais. Rua Murilo do Amaral Ferreira, nº121-Água Verde – Curitiba-(41) 3343-6974

Frase

“Não basta que você seja inteligente, pense mais e seja criativo. Tudo isso é importante, você precisa disso, mas deve converter tudo em ação. Isso vai fazer você se tornar um profissional bem sucedido”(Ram Charan).

 

Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições |[email protected]

 

 

Inovação e versatilidade impulsionam o crescimento do Pestana Curitiba

Curitiba conta com bandeirasinternacionais em sua moderna rede hoteleira. Um bom exemplo é o Pestana Hotel Group, de Portugal, presente com um empreendimento no Batel.O Pestana Curitiba, aliás, tem acompanhado as tendências da hotelaria mundial e vem seguindo os passos da matriz, que é responsável pela gestão de cerca de 90 hotéis em 15 países diferentes. No entanto, a rede tem ciência de que é preciso inovar para angariar novos clientes efidelizá-los. Tendo isso em mente, sob o comando de Rodrigo Bassinelli, Gerente Geral e uma equipe altamente motivada, a unidade de Curitiba criou alguns atrativos para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços.

Buddha SPA, novo espaço de bem-estar e lazer no hotel
Uma das novidades recém apresentadas em dezembro, a inauguração do espaço de bem-estar e lazerBuddha SPA, maior rede de SPAS urbanos do país e parceira do PHG em outros dois empreendimentos do grupo no Brasil. Dispondo de três salas individuais e oferecendo menu completo de terapias de relaxamento, bem-estar e estética da marca BuddhaSpa, a facilidade disponibiliza desde as tradicionais Relaxantes Buddha SPA, Ayurvédica, Shiatsu e Reflexologia até a CandleMassage, Shiatsu Facial e SPA dos pés.

Ceia de Natal
Outro atrativo criado pelo hotel para o finalizar o ano de 2018 em alta, para o período de festas o hotel vai realizar, na noite do dia 24 de dezembro, uma apetitosa Ceia de Natal preparada pela Chef Cleuza Silva e que poderá ser atrelada ao paacote de hospedagem.

Piscina indoor aquecida e fitnesscenter completo
São 172 confortáveis e modernas acomodações em suítes de categoria Superior, Luxo, Executivo eMaster. Pararelaxar e se divertir o hotel oferece aos hóspedes uma aconchegante piscina indoor aquecida, fitnesscenter completo, piso solarium para espairecer e aliviar a tensão do dia-a-dia e o delicioso Bar Stella Artois.

Centro de convenções com capacidade para 940 pessoas
Para os viajantes a negócios e atendendo ao turismo de eventos, o centro de convenções apresenta grande diferencial para a organização de feiras, congressos, reuniões e afins. Ele é versátil, flexível e bem localizado. A capacidade para até 940 pessoas,o que o torna apto a realizar eventos sociais ou corporativos em diversas configurações de salas e suporte.

Gastronomia contemporânea portuguesa e mediterrânea
A gastronomia é um ponto forte do hotel desde 2004, é referência em gastronomia internacional – com destaque para os pratos de cozinha contemporânea portuguesa e mediterrânea. O restaurante Cais da Ribeira tem uma variedade dos melhores pratos da cozinha portuguesa e a opção “self-service” para um almoço. É comandado pelaChef Cleuza Silva, com quase 30 anos de experiência.www.pestana.com/Hoteis-Brasil/Curitiba

Curtas:

* Livro Audaz: As 05 competências para construir carreiras e negócios. Autor Maurício Benvenutti, Editora Gente. Ser diferente é o novo normal. Vivemos uma era de completa reconstrução social. A falta de atualização tornará a sua graduação obsoleta. A falta de especialização reduzirá a sua utilidade profissional. Nunca foi tão necessário ser rebelde aos códigos da língua, questionador do pensamento uniforme e desafiador do comportamento mediano.

* Depois de 10 anos o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região-(CREF9/PR) inaugurou sua nova sede. Trata-se do primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no país, que vai atender aos mais de 30 mil profissionais registrados no Paraná. Construído dentro dos critérios da certificação LEED a nova sede preza pela eficiência energética.


Frase:
“Uma decisão é um julgamento. É uma escolha entre as alternativas”.(Peter Druker)

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos| Fusões & Aquisições|[email protected]

Compliance promete diminuir custos e melhorar a reputação das empresas

A adoção de medidas preventivas na organização de trabalho traz reflexos positivos para a empresa, evita ações trabalhistas e falhas no cotidiano de produção. O trabalho de avaliar os pontos negativos é feito pelo ComplianceOfficer, função que está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a advogada Janaina Lima de Souza.

 

Qual é o trabalho de um ComplianceOfficer?

Essa função, que normalmente é feita por um advogado, realiza atividade consultiva para a empresa. O papel do profissional é garantir que todos os procedimentos da empresa e dos empregados estejam em conformidade com a legislação em vigor, do mesmo modo que orienta a adoção de medidas preventivas a fim de evitar futuros problemas e gastos para a empresa.

 

Quais são os consequências de não adotar medidas preventivas no ambiente de trabalho?

As consequências do descuido corporativo em não adotar práticas preventivas são ambientes negativos, improdutivos, descontentamento de empregados, risco de acidente de trabalho, autuação administrativa e propensão de ações trabalhistas, dentre outras. Por outro lado, segundo pesquisas, quando a empresa tem maturidade do Compliance (que significa estar em conformidade com leis e regulamentos) ela possui recrutamento eficiente com profissionais experientes, visão agregada dos riscos existentes, com identificação e resposta rápida, e consequente melhoria na reputação da companhia.

 

Como adotar práticas desenvolver oCompliancenas empresas?

O primeiro passo para é a realização de uma auditoria interna. A partir desse início é possível conhecer os riscos existentes na empresa, com a análise do enquadramento sindical, das normas coletivas aplicáveis e avaliação dos documentos dos empregados. A visita ao ambiente de trabalho também é uma boa prática para mapear eventuais falhas no cotidiano de produção.Depois de identificar os riscos é hora de tratá-los. O ideal é realizar um programa de prevenção para corrigir as inconformidades atuais, além de implementar um código de conduta e canais de denúncia anônima (para investigação e aplicação de sanção, quando necessárias). O terceiro, e último, passo é a avaliação periódica dos riscos e de suas condutas.

 

Curtas:

* Fretefy conecta transportadoras de carga a motoristas autônomos.O reaquecimento no transporte de cargas - com as entregas de final de ano e a redução na tabela de frete - irá aumentar a terceirização do setor estimada em 15%. Para auxiliar as empresas e os autônomos nessa retomada, o Fretefy foi lançado para integrar o transporte de cargas rodoviário.Com o Fretefy o gestor passa a saber em tempo real a localização das cargas em trânsito, o que precisa ser transportado e as cargas entregues. Há aumento do lucro por meio da opção de frete retorno.

 

* Sob o comando de Rodrigo Bassinelli, Gerente Geral do Pestana Curitiba, o tradicional Hotel divulga uma parte da sua programação de final de ano e convida para a Ceia de Natal, esta data especial não só para hóspedes, mas também para quem mora em Curitiba. Um buffet especial com muita variedade, para toda família, para que vivam o "Melhor Natal das Vossas Vidas"! Condições Gerais: Reservas sujeitas a disponibilidade do hotel:Programa pode ser alterado sem aviso prévio; Pedidos especiais e restrições alimentares podem ser atendidos, se comunicado antecipadamente até ao dia do evento. Adultos: R$ 220. Crianças dos 5 aos 12 anos: R$ 110,00. Crianças até aos 4 anos: Grátis Já inclui taxas. Reservas e informações: [email protected] (41) 3017 9900

 

Frase:

“Ética: Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero”.(Mário Sérgio Cortella)

 

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]

Marca paranaense aposta em lojas diferenciadas e cresce na crise

Após 16 anos atuando no atacado fornecendo roupas masculinas para lojistas da região Sul, a Di Sotti resolve investir no varejo com a implantação de lojas próprias para se posicionar no atendimento direto aos clientes. Tudo começou com o casal empreendedor Reginaldo da Silva e Edvone Sotti. A marca conta hoje com cinco lojas e planeja a sua expansão. Conversamos com Reginaldo da Silva.

Como foi o início de tudo?

Durante muitos anos, atuamos somente no atacado e nosso mix era apenas ternos e camisas masculinas. Conseguimos uma base de clientes muito boa, principalmente, na nossa região de Curitiba. Com o passar dos anos, fomos aprimorando cada vez mais nossas peças e, acompanhando uma tendência de mercado, decidimos que era a hora de estar presente também no varejo. Foi assim que decidimos, em 2017, abrir nossa primeira loja em Brusque.

Como surgiu a ideia de atuar também no mercado varejista?

Na verdade, isso não surgiu do dia pra noite. Ter nossas lojas próprias já estava nos nossos planos há alguns anos. Percebendo o movimento que acontecia há anos nos EUA, notamos que o mercado seria dominado pelas lojas de marca própria e no segmento de multimarcas ficariam apenas os grandes players do mercado. Foi nesse momento que começamos a intensificar nosso projeto de varejo.

Quais produtos fazem parte do mix atual?

Hoje conseguimos vestir o homem por completo. Nosso mix atual contempla desde o social até o casual. Costumes, camisas, gravatas, calças, sapatos, meias, polos, bermudas e camisetas são as peças que atualmente compõem nossas lojas.

Quais critérios para localização das lojas?

Devido à região ser extremamente forte em nosso segmento, Brusque foi a nossa primeira loja. Logo, na sequência, abrimos mais três operações em Curitiba, por ser a cidade onde moramos. Mais recentemente abrimos nossa loja mais nova, em São José do Rio Preto, no interior paulista. Esse eixo SP-PR-SC é a nossa prioridade de atuação, antes de pensar em uma expansão a nível nacional.

Previsão de crescimento do setor?

Acreditamos que estamos vivendo um momento de grandes oportunidades no Brasil. Com os homens cada vez mais vaidosos com o visual, nosso setor deve crescer por volta de 7,1% até 2019. Pretendemos abrir novas lojas no próximo ano, se Deus quiser. Estamos muito otimistas com o país!

O que vocês mais priorizam em suas lojas?

Não adianta ter um produto de excelente qualidade em um ambiente desagradável e com péssimo atendimento. Então a nossa ideia é unir esses três valores. Procuramos ter em nossas lojas ambientes que causem no nosso cliente a vontade de voltar. Além disso, também, de extrema importância, estamos constantemente nas lojas acompanhando e validando se o nosso atendimento está superando as expectativas de cada cliente. Acreditamos que para continuar crescendo, precisamos encantar nossos clientes, e isso é a junção de um ambiente agradável, um produto de excelente qualidade, um atendimento diferenciado e personalizado. www.disotti.com.br

Curtas

*  StilHaus celebra o Dia do Designer de Interiores.Em comemoração ao dia do Designer de Interiores, a StilHaus em parceria com a Sudati realizou uma oficina de papel de parede especialmente para membros da Confraria de Arquitetura e Design. Essa oficina foi ministrada pela empresária Mariana Vianna Gaião, sócia da StilHaus e da JVN Papéis de Parede. Os convidados tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as funcionalidades.

 

* O Conselho Regional de Economia do Paraná realizou debate “DISCUTINDO ECONOMIA: PERSPECTIVAS DA ECONOMIA PARA 2019" para apresentar uma análise geral de diversos setores econômicos para o próximo ano. O evento contará com representantes da FIEP, do DIEESE, do IPARDES, da FAEP, da ACP e do CORECONPR. O evento é promovido anualmente pelo CORECONPR.

 

Frase:

“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo”.(F. Scott Fitzgerald)

Empreendedor cria em bar ambiente de confraria e fideliza em clientes

Em 14 de setembro de 2010 nasceua Confraria Água Verde, um charmoso boteco com 35 mesinhas, que com o passar dos anos foi crescendo, mas sem perder a proposta de manter a atmosfera de convivência com amigos, família e futebol, qualidade que o tornou um dos bares mais frequentados da cidade. Em novo e em espaço mais amplo, o proprietário Roberto Melo comemora com a reinauguração de dois anos de nova casa.

Quando foi criado e qual a proposta?

Mas a partir da sucessão de outros proprietários que passaram pelo local,viemos com uma proposta de mudar radicalmente o ambiente, os fregueses e repaginar totalmente o lugar. Já apostávamos nas tendências gastronômicas da região que indicavam carências de estabelecimentos com ambiente mais jovem e em céu aberto, além de mais descontraídos. Daí, implantamos o que está indo muito bem até hoje, ou seja, um espaço com gastronomia típica de boteco com alta qualidade, ambientação e clima de confraria e amigospara que sintam o atendimento bem peculiar de garçons que estão há muito tempo conosco.

Quais características são marcantes do bar?

Extraímos da palavra confraria a característica principal de reunir amigos e pessoas de bem e com interesses comuns, como gastronômicas, vinho ou cerveja Aqui, os freqüentadoressão nossos amigos, mais do que clientes. Neste sentido, temos serviços especiais, como a reserva de mesas para eventos musicais e esportivos para serem assistidos em tempo real no telão.

Fale do cardápio de comidas e bebidas

Além de cervejas especiais, temos uma variedade de mais de 30lanches e porções feitas com carinho e produtos certificados pela qualidade e procedência.Contamos com estacionamento próprio para 160 veículos e capacidade para 270 pessoas sentadas, além de música ao vivo às sextas feiras.

Espaços para eventos

Temos um espaço para eventos e aniversários com capacidade para 60 pessoas e com toda infraestrutura para situações previamente agendados,com churrasqueira e geladeira à parte.

Rua Santa Catarina, 1155-41 Tel: 3319-1485 Facebook.com/confrariaaguaverde

 

Curtas

* Paraná debate a implementação da Logística Reversa. Aconteceu, em Curitiba, a 2ª edição do Seminário Paranaense de Logística Reversa. Realizado pela Fiep, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR), o evento reuniu profissionais para debater temas como simplificações fiscais e tributárias, entre outros, e discutir as diretrizes para o setor industrial, resultantes das políticas estaduais e nacionais de gerenciamento de resíduos sólidos


* A ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná) revelará no dia 21/11 (quarta-feira) os vencedores do Prêmio Ser Humano 2018, uma das iniciativas mais importantes do setor de gestão de pessoas. A premiação tem por objetivos destacar as ações dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, estimular o pensamento criativo e identificar novos talentos.

Frase:

“Nunca abaixe a cabeça para alguém, nem levante o nariz alto demais. Olho no olho já é suficiente.”(Autor desconhecido)

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|hamiltonfonseca.com.br

Lições do cinema para treinamento de equipes

Não são só os cursos formais e palestras que as empresas podem indicar aos seus funcionários. O cinema está repleto de obras com boas lições que podem fazer com que os colaboradores trabalhem com mais garra e afinco. Vejam alguns bons exemplos:

 

Ética, determinação e ousadia

ErinBrockovich – Uma Mulher de Talento - a vida de Erin, interpretada por Julia Roberts, lembra a de muitas mães que trabalham arduamente para sustentar seus filhos. Com três crianças e um emprego em um pequeno escritório de advocacia, ela descobre que a água de uma cidade está sendo contaminada e espalhando doenças entre os habitantes. Ela convence o chefe a deixa-la investigar o caso e mobiliza toda a cidade por um bem maior.

 

Perseverança e motivação

À Procura da Felicidade - o filme que conta a história real de Chris Paul Gardner (Will Smith) é um verdadeiro ensinamento de perseverança e motivação. Nele, o personagem principal, um vendedor de aparelhos médicos, tem o sonho de se tornar um corretor de ações. Sua jornada é repleta de grandes desafios, mas ele não desiste até que a meta seja cumprida.

 

Superação de adversidades

Compramos um Zoológico – o filme conta a história de um pai de família que para recomeçar sua vida após o falecimento da esposa se muda para um zoológico em péssimo estado de conservação, onde, com a ajuda de uma equipe de funcionários, tenta fazer com que o local recupere o brilho perdido. A lição trazida por esse filme é a de lidar com as diferenças e acreditar que a união faz mesmo a força. Superar adversidades, inovar e descobrir sonhos são ensinamentos que o funcionário pode levar para o seu dia a dia.

 

Atenção, humor e simplicidade

Patch Adams – O Amor é Contagioso - amor pelo próximo e pelo trabalho, persistência e coragem de fazer diferente são os maiores pontos abordados na história de Hunter Adams. Seus métodos pouco convencionais, prezando a alegria e o envolvimento emocional com os pacientes, acabam por gerar um grande conflito com o reitor da universidade, que tenta expulsá-lo a todo custo. Assim é possível concluir que nem sempre o excesso de racionalidade nas tomadas de decisões é fundamental.

 

Adaptação e flexibilidade

Amor sem Escalas - nesta obra, Ryan Bingham (interpretado por George Clooney) tem um trabalho nada simpático: o executivo está sempre viajando para demitir funcionários. Quando a empresa cria um programa de vídeo conferências para cortar os custos das viagens, ele precisa pensar em uma maneira de se adaptar a essa nova realidade e ainda encarar sua dificuldade em se conectar a outras pessoas.

 

Curtas:

* Palestra de Ricardo Amorim em Curitiba. Considerado o economista mais influente do Brasil, Ricardo Amorim, aconteceu  com a palestra “Brasil 2019: tendências e oportunidades”. O evento aconteceu no Teatro Positivo e abordou questões como Inovação tecnológica, Cenário econômico brasileiro, Impacto econômico no seu negócio e Desafios do novo governo. Ingressos e informações no www.diskingressos.com.br

 

* O FTD Digital Arena promove no próximo dia 10 a sessão Cometas – viajantes das profundezas do Sistema Solar. Qual a probabilidade de um desses astros se chocar com a Terra? Essa está entre as dúvidas que serão respondidas pelo físico do planetário João de Oliveira. A sessão será exibida às 16h, após o filme “Seleção Natural”, às 15h, e a tradicional atividade “As Fronteiras do Sistema Solar”, realizada às 14h.

 

Frase:

"Na vida temos que ser ligeiros como os gatos e motivados como os cachorros".(Rodrigo Milla)

Headhunter cria especialidade na área de logística e firma parceria com o Setcepar

Após 30 anos de atuação na seleção de executivos para vários segmentos empresariais em todo o Brasil, com constantes solicitações de empresas da área de transportes para busca de executivos, a consultoria HF Capital Humano e M & A decidiu criar uma divisão especializada na contratação de diretores,gerentese  especialistasem logística & transportes  e comércio exterior.

As empresas de serviços estão adotando cada vez mais estruturas que privilegiam a divisionalização dosnegócios. Neste sentido, a logística e sua rede de serviços e de influências vêm se destacando no Brasil. Com a terceirização, muitos operadores logísticos e transportadores expandiram seus negócios e estão buscando talentos gerenciais e diretores que possam assumir o comando parcial ou integral das novas unidades.

Para atender esta demanda, a consultoria conta um acervo de currículos composto por executivos e especialistas preparados, seja para exercer o comandode um novo empreendimento, ou assumir desafios de expansão que setor o apresenta. Em termos práticos, a nova divisão proporciona ganhos em qualidade e agilidade na identificação e avaliação de talentos.

Várias empresas já utilizaram os serviços da consultoria. Para incrementar ainda mais o acervo de talentos, foi firmado pela consultoria uma parceria estratégica com o SETCEPAR-Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná.  A parceria visaofereceràs empresas associadas condições especiais  de honorários, maior eficácia e agilidade na busca executivos e mão de obra estratégica do setor.

Para Antonio Rocha, Superintendente do Setcepar, “As transportadoras estão num processo intenso de profissionalização de suas estruturas e sabem dos riscos que contratações mal conduzidas podem levar”. A consultoria, também, atua facilitadora do Setcepar para implementação de projetos que tragam soluções inovadoras para a categoria do transporte rodoviário. Mais informações: www.hamiltonfonseca.com.br 41-99123-7933 www.setcepar.com.br

 

Frase:

“Na vida temos que ser ligeiros como os gatos e motivados como os cachorros”(Autor desconhecido)

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]

Empreendedores criam centro de especialidades médicas

A rica somatória de experiências e afinidades profissionais,  permitem que a união de esforços e competências médicas gerem benefícios aos pacientes. Esta é a proposta da Clínica Reintegrar. Após 21 anos atuando em saúde mental e há 04 anos os novos proprietários assumiram o desafio de ampliar as especialidades. Vários especialistas num mesmo lugar: Médico Acupunturista, Clínico Geral, Dermatologista, Dermaticista, Psiquiatra, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, entre outros. Conversamos com os empreendedores Daniel Canestraro e Carlos Jung .

Como surgiu a Clínica ?

Em 1993, era fundada a ONG Núcleo de Ação Social Menno Simons e com ela nascia a Clínica Reintegrar. Podemos considerar que a Clínica Reintegrar fez parte da construção da rede de atendimento de saúde mental em Curitiba. Durante todos esses anos, vários convênios foram firmados com a Prefeitura de Curitiba. A ONG conseguiu sobreviver a diversas alternâncias na gestão pública, mas em 2014, todos os funcionários tiveram seus contratos encerrados e seus vários projetos foram assumidos pelo poder público. Diante de tal situação, nós, Daniel e Carlos, ex-empregados da ONG, fundamos uma nova empresa,  objetivando ocupar o bom espaço conceitual que a Clínica Reintegrar tem em nossa cidade, inclusive adquirindo o Nome Fantasia - Clínica Reintegrar - e desde então busca-se pela diversificação das especialidades.

Proposta de ampliar especialidades?

Entendemos o ser humano como um conjunto complexo. Atender suas necessidades emocionais, psíquicas e físicas nos desafiam a ampliar as especialidades. Nossa experiência em saúde mental ajuda entender que o paciente reflete, muitas vezes, em outras áreas da sua saúde. O prontuário clínico compartilhado ajuda os especialistas identificarem possíveis causas das demandas mais urgentes.

Atualmente, possuem quais especialidades?

A Clínica Reintegrar dispõe de um corpo clínico qualificado nas especialidades de Clínica Geral, Acupuntura, Dermatologia, Estética Corporal, Psiquiatria, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Nutrição. Temos convênios com Amil, Saúde Caixa, Caixa dos Advogados (OAB PR), MEDPREV, Eletrobrás, Elo Saúde e estamos abertos a novas parcerias.

Como o interessado em trabalhar na Clínica Reintegrar pode entrar em contato?

Aos médicos que possuem interesse em conhecer nossa estrutura e proposta de parceria, entrar em contato pelo telefone 41-30517200 ou 41 30517210 ou 41 996990074, falar com Daniel ou Carlos.

Curtas

Democratizar o acesso às novas tecnologias, focar na inovação disruptiva e intensificar a pesquisa. Estes são alguns dos objetivos de uma parceria firmada entre o Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil) e a FAE Centro Universitário. O convênio celebrado é um passo significativo para o mercado de seguros. De um lado, uma instituição de ensino forte e ética, do outro uma entidade inovadora e pioneira, que se propõe a fazer pesquisa e inovação. “Unir a base empírica e o mundo acadêmico em busca de inovação e pesquisa será a forma assertiva de ressignificar a visão de mercado e o modelo de negócios”, garante Joceli Pereira, diretora de Marketing do ISB Brasil.

O advogado de gestão tributária e internacional do escritório Küster Machado Advogados, Cassius Lobo,será um dos palestrantes do “Encontro de Negócios do Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Imbituba (Acim Comex)”, um dos principais eventos do segmento na região Sul de Santa Catarina.

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos| Fusões & Aquisições | [email protected]

Desafios em ser escritor no Brasil

Não é nada fácil a vida de escritor num país de poucos leitores. Mesmo assim, a cada dia surgem novos escritores, publicações literárias, livrarias e editoras em Curitiba. Mas quem faz da escrita uma profissão, pode enfrentar alguns percalços pelo caminho, como a falta de leitores, ou ainda, a dificuldade em alcançar visibilidade além das fronteiras curitibanas. Conversamos com o escritor Cezar Tridapalli, autor de dois romances publicados e a caminho terceiro livro, além de vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura com o livro “O Beijo de Schiller”.

Como é possível manter uma carreira literária?

Acredito que ela dependa do estágio que se atingiu nessa insólita carreira. Autores com mais tempo de estrada têm uma agenda relativamente cheia, pontuada por palestras, bate-papos e participações em eventos. Muitos precisam recusar participações para que consigam escrever.

Há muitos escritores para poucos leitores?

Tem muita gente escrevendo, mas não somos um país de leitores. Todo esse sistema pode nos dar a impressão de que as coisas vão bem. Mas, pensando na proporção de um país como o Brasil, não podemos nos enganar. São poucas e nobres iniciativas que buscam quebrar o círculo e estender o alcance.

Como você acredita que será o futuro da Literatura paranaense?

Acredito que a literatura seguirá na sua margem, e qualquer um considerado por nós como grande escritor ou sucesso editorial não deixará de ser a margem. Dalton Trevisan poderá continuar caminhando tranquilamente na rua porque 99% das pessoas jamais vão saber quem ele é. http://cezartridapalli.com.br

Curtas:

* Bons exemplos: Durante o horário comercial Adão Gomes Batista  é um exímio sapateiro, dono do próprio negócio. À noite é garçom da prestigiada Hamburgueria Água Verde. São pessoas como o Adão que fazem a diferença e são bons exemplos como driblar as dificuldades. São pessoas merecedoras de destaque.

* Livro para motivação no trabalho: A Arte de Fazer Acontecer. As orientações do autor são no sentido de aumentar a produtividade e diminuir o estresse. “Este livro ensina práticas de gestão de tempo modernas que auxiliam a redução do stress e a colocar foco em resultados”, diz a coach MariellaGallo. Autor David Allen. Editora Elesevier.

* A PUCPR conquistou novamente a primeira colocação entre as universidades privadas do Paraná e ser a terceira em relação às instituições privadas de todo o Brasil no Ranking Universitário da Folha (RUF). Neste ano, ficou com 26 primeiros lugares entre as universidades privadas do Paraná nos cursos de graduação, incluindo os cursos dos câmpus Curitiba, Maringá, Toledo e Londrina.

Frase:

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela”. (Albert Einstein)

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]

Pesquisa indica que reconhecimento tem mais valor do que salário

Na hora de mudar de emprego ou buscar um novo desafio na própria empresa, ganhos e valores qualitativos tem mais importância do que ganhos e valores quantitativos. Salários e benefícios não são as principais reivindicações que os profissionais fazem ao questionarem se estão dispostos a aceitar uma nova vaga ou mesmo permanecer na posição em que estão. Segundo uma pesquisa, o que os colaboradores mais querem dos líderes é reconhecimento.

Sensação de desconforto e não valorização

A análise levou em consideração 3.365 opiniões de usuários do portal, para descobrir quais seriam as reivindicações mais comuns dos colaboradores aos principais líderes de diversas companhias. “Os funcionários têm a sensação que estão no comando de seus projetos, mas sentem que não estão sendo valorizados pelos gestores. Com isso, a falta de reconhecimento gera insatisfação com os líderes”, avalia Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.

Lista completa com os conselhos e o número de menções citadas na pesquisa:

  • Mais reconhecimento – 725

 

  • Melhorar comunicação com funcionários – 401

 

  • Melhorar salário - 368

 

  • Saber o que está acontecendo no dia a dia da empresa - 256

 

  • Melhorar processos sistemas e ferramentas - 229

 

  • Implementar ou melhorar plano de carreira - 227

 

  • Melhorar gerenciamento da empresa - 220

 

  • Melhorar os líderes e gerentes da empresa - 213

 

  • Criar mais oportunidades de aprendizado - 202

 

  • Melhorar benefícios corporativos-190

 

Com a equipe de redação do SalárioBr.

 

Curtas:

* Novo espaço para empreendedores criativos. A Inove Design realiza o pré-lançamento do seu espaço coworking na loja Água Verde. Sempre inovando e renovando no seu segmento, a Inove é pioneira em trazer esse modelo para lojas de mobiliário. Voltado para profissionais de arquitetura, design e economia criativa, o Inove Coworking conta mais de 600 m² de ambiente compartilhado. Além disso, foram projetadas salas de reuniões, salas de treinamentos, salas privativas e um auditório para eventos. Todo o espaço foi pensado e planejado para atrair profissionais criativos e incentivar o empreendedorismo em Curitiba. O projeto leva a assinatura dos arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi do Studio BoscardinCorsi

* O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, chegou à capital paranaense. A unidade de Curitiba demandou R$ 45 milhões em investimentos e gerou aproximadamente 580 empregos diretos e indiretos na região, já que uma das características do Assaí é valorizar a mão de obra local. A loja está localizada em frente ao terminal do Pinheirinho.

* A Comissão Técnica de RH do Setcepar realizou palestra em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTR) a palestra Compliance na Esfera Trabalhista.Durante o evento, o educador e pesquisador da área de Gestão do Conhecimento e Gestão da Ética, Altair Turbay Júnior, falou sobre a Gestão da Ética: base para o Compliance Trabalhista. Já a advogada especialista em Direito do Trabalho, Econômico e em Governança Corporativa e Gestão de Riscos, Alessandra Luchese abordou o tema Compliance e Aplicabilidade na Esfera Trabalhista.

* Livro:“Foco” de Daniel Goleman. A obra apesar de apresentar uma variedade de estudos científicos e casos documentados, este não é um livro de ciência: qualquer um pode seguir seus argumentos e exemplos. Em "Foco" podemos entender as causas dos efeitos das emoções e como elas ajudam ou dificultam nossa capacidade de resolver problemas.

Frase:

“Existem duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro: reconhecimento e elogio”(Mary KayAsh)

Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos|Fusões& Aquisições|[email protected]