Saúde em Pauta
Obesidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1975, passou a considerar a obesidade, como problema de saúde pública nos países desenvolvidos. A obesidade é definida como aumento generalizado da gordura corporal. Isso se deve a um balanço energético positivo, em que a ingestão supera o gasto.

A cada ano a situação fica mais crítica porque 70 milhões de brasileiros – ou 40% da população – está com excesso de peso. Além disso, 13% das mulheres e 8% dos homens sofrem de obesidade em nosso país onde a  obesidade mata por ano, cerca de 300 mil pessoas nos Estados Unidos, e quase 100 mil no Brasil de acordo com a OMS.

RISCOS À SAÚDE

Desenvolver diabetes Mellitus tipo II;

Dislipidemias;

DA [Doença Arterial cuja a mais comum é a coronariana (DAC)], com risco de desenvolver para IAM (Infarto agudo do miocárdio), ou AVE (acidente vascular encefálico) isquêmico;

Trombose venosa com isquemia e necrose principalmente de partes distais do corpo, como pés;

Hipertensão arterial;

Problemas articulares (joelhos e coluna lombar);

Depressão

TRATAMENTO

O tratamento envolve necessariamente a reeducação alimentar, atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicando o tratamento comportamental, envolvendo o psiquiatra.

Os fatores determinantes são: Sedentarismo, hábitos familiares inadequados, alimentação insatisfatória, causas hormonais, excesso de carboidratos, velocidade da refeição, lanches desequilibrados, consumo de guloseimas.

OBESIDADE MÓRBIDA

Ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal – (IMC). De acordo com o “National Institutes of Health (NIH) – Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou- se um risco à saúde.

A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)².

 

Classificação                                             Valores do IMC

 

Abaixo do peso                                              Abaixo de 18,5

Sobrepeso                                                     25,0 – 29,9

Obesidade grau I                                           30,0 – 34,9 

Obesidade grau II  (severa)                            35,0 – 39,9

Obesidade grau III (mórbida)                          40,0 ou mais