Visão Empresarial
O que fazer quando apenas alguns colegas aderem ao esforço para melhorar o ambiente?

Núcleo

O desejo de transformar um ambiente começa pela compreensão do significado da palavra transformar. Trans significa através de, por meio de, enquanto formar é dar formato de. Logo, transformar é dar um novo formato mediante uma espécie de caminho a ser seguido, uma espécie de roteiro a ser observado. Assim, quando um profissional quer melhorar o ambiente de trabalho dentro da empresa tem de entender que a unanimidade seria o ideal, mas nem sempre é o possível. Significa que poucas pessoas aderindo é o primeiro passo para que um núcleo homogêneo, uma espécie de núcleo fiel aos princípios da mudança se forme e automaticamente dê corpo e vá contagiando os demais colegas.

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Unir

Como exemplo: você trabalha numa equipe de vinte pessoas e agora quer propor um ambiente mais leve, mais ágil e também muito mais descontraído e direto na hora de resolver problemas. Para isso você tenta convencer toda a sua equipe que esse é o novo modelo que deve vigorar, que deve ser implantado, mas percebe que algumas pessoas sequer dão atenção para você quando propõe isso. De outro lado, quatro ou cinco colegas demonstram não apenas simpatia, mas também forte aderência às suas propostas. O que você precisa fazer agora é se agarrar, literalmente se unir com esses colegas para que vocês juntos comecem a implantar um ritmo de mudança.

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Progressão

O mais importante é começar a contagiar os demais colegas sobre os benefícios que esse novo modelo de gestão, que esse novo modus operandi de maneira de agir que vocês querem implantar, traz de resultados positivos para a equipe. Em bom português, às vezes nós ambicionamos demais, queremos transformar tudo em um único momento sem entender que toda mudança, em todos os momentos deve ser de natureza progressiva. As pessoas podem se sentir com mal estar inicial, mas aos poucos vão se acostumando com a ideia e quando menos percebem estão agindo tal qual você propôs no início. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Como transformar o ambiente de trabalho em algo propício para o desempenho de um profissional?

Animação

Muitos profissionais costumam reclamar que o ambiente de trabalho nem sempre é favorável para que consigam desenvolver bem a sua carreira. Isso acontece, via de regra, porque os próprios profissionais não tomam o devido cuidado para analisar se eles não estão contribuindo para deteriorar um ambiente, ou o que é pior, às vezes eles estragam um ambiente que é bom. Em bom português significa que você vai trabalhar numa equipe e enquanto está muito animadopercebe logo no primeiro dia que seus colegas não apresentam a mesma animação, o mesmo empenho, a mesma vontade que você para transformar aquela área num local muito bom para se trabalhar.

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Espelho

Na medida em que o tempo passa continuam tendo a mesma postura e você, ao contrário, vai esfriando essa empolgação até que chega uma hora que você mesmo se torna uma pessoa que detrata, que estraga o ambiente e que inclusive retira o ânimo, a motivação dos colegas. Por isso é importante que nós tenhamos sempre em mente que o ambiente de trabalho é uma espécie de espelho, que demonstra e que refletecomo nós estamos nos sentindo. O primeiro passo para que se construa um ambiente de trabalho propicio para que as pessoas trabalhem mais animadas e desenvolvam tanto a sua carreira como um trabalho coletivo é que cada pessoa se preocupe com o grau de contribuição que faz todos os dias dentro da empresa.

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Estímulo

A dica é que você se preocupe em trazer sempre algo bom, algo que levante a moral, algo que leve os seus colegas a um nível de estímulo maior para trabalhare para isso uma outra dica importante: eliminar as frases negativas, eliminar aquela mania de ficar reclamando e pondo defeito em tudo aquilo que, em primeiro lugar, você não consegue mudar, e em segundo que só serve para denegrir, que só serve para desanimar todo mundo. Resumindo, se você fizer a sua parte e eliminar principalmente contribuições negativas, a tendência é que o ambiente de trabalho já se torne cada dia melhor. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

O que significa ser um analfabeto intelectual na empresa?

Inibir

O meio corporativo vem apontando através de dicas objetivas o perfil do profissional necessário para os dias atuais. Todo gestor sonha em ter uma equipe dinâmica e pensante, diferentes dos chamados analfabetos intelectuais, que até bem pouco tempo predominavam no mercado nem tanto por sua própria culpa, mas em parte pela contribuição de gestores que inibiam o pensamento criativo dos seus subordinados e, em parte pela resistência às mudanças.

 

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Interagir

Assim, pode-se dizer que um analfabeto intelectual é aquela pessoa que não sabe como agir, que espera que lhe digam exatamente o que fazer e como agir dentro da empresa. É, também, aquela pessoa que não interage com os outros, mostrando-lhes o que pensa e como pensa. Muitas oportunidades são perdidas por não serem utilizadas, como no caso dos recém-formados, que não conseguem emprego por não terem referências, mas que também não interagem com pessoas que poderiam lhes ajudar.

 

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Coragem

A dica então, para não ser tachado como analfabeto intelectual é começar a pensar em suas atitudes, começar a reconhecer quais as que prejudicam sua carreira. Procure aprender a pensar sobre as mudanças, as novas realidades e não tenha medo de mudanças. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Como uma pessoa pode identificar qual o seu perfil profissional?

Gostar

Para falar de perfil profissional é importante entendera diferença entre aquele que gosta do que faz e aquele que se realiza trabalhando em determinada atividade. Gostar vem do latim e significa sentir o gosto, sentir o sabor. Logo, uma pessoa que gosta do que faz sente o mesmo sabor todos os dias e pode ser que com o decorrer do tempo ele acabe enjoando desse sabor. A coisa vai perdendo a graça. Em bom português, quem apenas gosta do que faz no fundo está numa linha de tendência de cair na rotina e perder esse gosto.

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Positivismo

Entretanto, há pessoas que se realizam com atividades que desempenham e realizar vem do latim res que significa coisa, que significa verdadeiro, significa que uma pessoa que se realiza nas atividades que faz tem uma carga adicional de emoção, de novidade, de energia, todos os dias. Pessoas que se realizam não sentem cansaço, não reclamam do esforço adicional e sempre tem positivismo para encarar todos os problemas que acontecem no seu dia-a-dia. Pessoas que se realizam de certa maneira até agradecem quando os problemas aparecem porque eles apenas enaltecem, aumentam a sua sensação de realização.

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Realização

Assim, para que uma pessoa construa o seu perfil profissional é importante entender como evoluiu essa questão. Antigamente se valorizava quem tinha coeficiente de inteligência, um teste lógico, matemático, que determinava o quanto a pessoa sabia. Depois entrou o indicador de inteligência emocional. Esse coeficiente determina o quanto essa pessoa sabe se relacionar com os colegas e clientes no trabalho. Eu entendo que hoje um perfil profissional deve levar em consideração esses dois itens: coeficiente de inteligência e coeficiente emocional, mas também as atividades que trazem realização para essa pessoa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Líderes podem ser maus gestores?

Empatia

Com certeza, líderes podem ser péssimos gestores e é justamente por apostar que seu carisma é suficiente para resolver todos os problemas que surgirem, que muitas empresas acabam indo à ruína. É por isso que recursos devem ser administrados por técnicas e não apenas com boa vontade ou empatia. O problema é que muitos empresários acreditam justamente no contrário. Mas por que isso acontece?

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Crise

O início de toda empresa é relativamente fácil. Amigos e parentes de ontem, agora se transformam, da noite para o dia, em clientes. A demanda sai rapidamente do zero para vários clientes em apenas poucos segundos e, nesta hora, aquele que não utiliza de projeção de crescimento, tende a acreditar que essa taxa irá se manter ao longo do tempo, irá crescer cada vez mais. Por consequência ele planeja um grande desenvolvimento da sua empresa em pouco tempo. E o resultado pode ser a crise financeira ou até mesmo a falência.

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Pai

Outro exemplo da necessidade de técnicas para ser um gestor, para evitar que um líder cometa erros é quanto à gestão de pessoas. Um líder sem o devido conhecimento pode agir como uma espécie de pai para a equipe num primeiro momento e no minuto seguinte transformar-se num carrasco que age sem dó nem piedade. Resumindo, sem as técnicas adequadas até o maior talento de liderança pode deixar de ser bem aproveitado.

 

Luciano Salamacha

Qual a importância de um gestor saber a hora de chamar para si a decisão?

Posição

Quando falamos no mundo corporativo sobre a importância de construir a liderança não percebemos que algumas vezes ao querer elogiar demais, ao querer transcender o bom senso no aspecto de compreender os erros, um gestor se afasta da posição de liderança e se coloca inclusive numa posição mais fraca quando o assunto é ser líder. Como exemplo imagine que um gestor numa determinada reunião percebe que um funcionário comete um erro pela décima vez somente num trimestre dentro da empresa.

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Fragilizar

Entretanto, como ele tem uma posição mental de que um bom líder não vai causar ruídos, vai evitar confrontos, ele diz que está tudo bem, mas que vai pedir ao funcionário que se esforce mais e de alguma maneira colabore para que esses erros não aconteçam novamente. Perceba, neste momento de repetição de erros um líder que continua pedindo aos seus funcionários que colaborem, está cometendo um erro gravíssimo, fragilizando sua própria posição. A liderança precisa ter a preocupação não apenas com o envolvido no problema, mas com todas as outras pessoas que compõem a equipe.

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Fortalecer

Aquele funcionário, aquele colaborador que trabalha com muita dedicação sem cometer erros mal recebe parabéns e aquele que comete erros recebe muita compreensão e principalmente, não recebe as punições que merecia. Resumindo, a consideração principal sobre a liderança é que nem sempre querer agradar significa fortalecer a liderança. Ao contrário, às vezes assumir uma posição mais firme e justa pode ser o fortalecimento da liderança perante todos ainda que isso, de alguma maneira, impacte no relacionamento com aquele funcionário que vem causando problemas. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Como demonstrar para minha equipe que tudo que faço é para o seu bem?

Adesão

Alguns gestores se equivocam quando acham que demonstrar uma intenção de que o que estão fazendo é para o bem da equipe e dos funcionários será o bastante para que consigam a adesão e até mesmo compreensão. Acontece que há uma distância considerável entre aquilo que um gestor pode considerar como sendo bom para a equipe e aquilo que efetivamente os integrantes da equipe consideram como sendo bom para eles.

Imagine, por exemplo, que numa determinada empresa a chefia percebe que um novo projeto pode ser assumido pela sua área.

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Pressão

Ele percebe que isso pode ser também um processo de aprendizado, de qualificação e crescimento para os profissionais que trabalham junto. Ele traz esse projeto, ele assume perante a diretoria e feliz da vida diz aos funcionários que conseguiu uma grande oportunidade, porém os funcionários veem isso como uma ameaça, como uma sobrecarga. Veem o que para o gestor é uma questão de oportunidade como uma elevação de pressão e algunsaté mesmo se aproveitam dizendo que vão fazer isso, mas não foram contratados para tal e perguntam quanto vão ganhar a mais ou se vão apenas ganhar aumento de trabalho.

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Desafio

Perceba que nem sempre o gestor vai conseguir estabelecer a liderança pedindo e democratizando para que as pessoas tenham a mesma visão que eles sobre o que é ser bom para a equipe e eu particularmente entendo que é o papel da liderança. É utilizar todas as informações que tenho de maneira privilegiada para decidir qual o caminho e o que deve ser colocado como desafio para os integrantes da equipe, pois se uma equipe não precisasse de um líder todos poderiam ser líderes e aí não precisaríamos ter equipes. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Por que quanto mais tento agradar a equipe, menos me sinto um bom líder?

Paternal

Quando se fala em liderança logo muita gentepensa que ser líder é ser aquela pessoa agradável que quando chega dentro da empresa recebe beijos e abraços e principalmente que exerce um papel de quase paternidade, um papel de pessoa que agrada todos, que diz sim quando as pessoas pedem e, de alguma maneira,que evita qualquer tipo de confronto ou algum tipo de discussão dentro da empresa, dentro da equipe.

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Conceito

Entretanto, isto está muito longe de ser o conceito de liderança moderna. Antigamente as pessoas acreditavam que a boa liderança era aquela que fazia acontecer e depois a boa liderança era aquela que democratizava as decisões e finalmente as pessoas aprenderam que tudo isso é válido desde que a justiça esteja predominante no ambiente de trabalho. Algumas vezes as pessoas se preocupam tanto em querer agradar os interesses individuais que acabam se afastando do conceito do que é justo.

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Justiça

Ponderemos que mesmo aquele gestor que não sorri tanto, que costuma ser muito rigoroso nas suas cobranças, mas sempre cobra aquilo que precisa e deve ser melhorado, aquilo que não foi bem desempenhado, e que cobra a todos do mesmo jeito sem nenhum tipo de distinção passa a ser um gestor que é reconhecido pela equipe também como alguém que é justo. A justiça é um princípio de sustentação da verdadeira liderança. Na coluna Visão Empresarial dessa semana vou comentar mais sobre o perfil do líder para o futuro.

 

Luciano Salamacha

 

É possível desenvolver a capacidade de adivinhar o que os outros pretendem fazer?

Isolando

A observação do comportamento é um dos principais pilares paraque alguém consiga crescer na carreira e o mais importante, para que consiga conquistar um cargo de liderança ou de chefia. Geralmente no nosso dia-a-dia nos comportamos muito mais preocupados em desempenhar a nossa tarefa, em desenvolver bem nossas habilidades e entregar os resultados que tanto nos cobram. A grande questão é que em alguns casos as pessoas, os profissionais acabam se isolando e se preocupando apenas com o próprio comportamento, com o próprio desempenho.

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Jogo

Elas desperdiçam e literalmente jogam fora várias oportunidades de observar o comportamento dos colegas, de começar a perceber as linhas de tendência, os padrões de comportamento que esses colegas apresentam e ainda, perde as oportunidades de testar essas previsões que faz sobre o comportamento alheio. Algo assim: você percebe que o seu colega está prestes a receber uma informação e agora, apenas como se fosse um jogo você tenta adivinhar, tenta antecipar que tipo de reação essa pessoa irá apresentar. Isso não muda em nada o resultado e muito menos isso faz com que você tenha uma atitude diferente.

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Testes

É única e simplesmente uma forma de você testar se conhece o suficiente, se observa de maneira atenta toda a linha de raciocínio que essa pessoa usa e todo o comportamento que ela costuma apresentar. Resumindo, preste atenção! É possível desenvolver habilidade e capacidade de adivinhar o que os outros pretendem fazer. Via de regra você sempre terá uma margem de erro, porém você pode elevar consideravelmente seus acertos se começar a fazer alguns testes todos os dias na empresa, na sua vida. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Por que alguns colegas não colaboram com quando fazemos propostas na empresa?

Antecipar

Esperar que o comportamento dos outros aconteça exatamente da maneira que nós desejamos ou da maneira que nós achamos que deva acontecer pode ser um erro muito grande e principalmente pode ser uma deficiência em uma competência chamada teoria da mente que nada mais é do que a capacidade que nós seres humanos temos, e também outros animais, de predizer, de alguma maneira antecipar qual será o raciocínio e até mesmo o comportamento de outra parte.

 

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Observar

Analisemos: quando um grupo de leoas parte para uma caçada, elas conseguem prever com certa antecedência qual vai ser o comportamento da sua presa. Elas conseguem montar tocaias, conseguem fazer com que a sua caçada obtenha êxito. Da mesma maneira tanto na nossa vida pessoal quanto no mundo corporativo fazemos constantemente um exercício de tentar antever o que o outro irá pensar e consequentemente como o outro irá agir. A grande questão é que alguns profissionais deixam de observar o comportamento dos outros que trabalham na equipe para sempre, de alguma maneira, tentar impor o seu próprio comportamento nos outros, nas pessoas que estão trabalhando ao seu lado.

 

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Perceber

Por isso hoje recomendo: se você vem reclamando que muita gente não colabora quando você faz algum tipo de proposta, passe a observar melhor o comportamento dessas pessoas. Tente, em situações simples antever e até mesmo aposte que tipo de comportamento estas pessoas apresentarão. Você vai começar a perceber que talvez a teoria da mente, a sua capacidade de antever o raciocínio e o comportamento dos outros é que pode estar apresentando problemas. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha