Visão Empresarial
É bom comparar o estilo de gestão com outras empresas?

Referencial

O gestor sempre deve procurar obter informações sobre como gestores de outras empresas conduzem seus negócios. Através dessas informações, traçar comparativos pode ser importante para estabelecer um referencial de desempenho pessoal e para aprender novas técnicas para conduzir bem a empresa. Entretanto, não se pode misturar esse processo de aprendizado das boas técnicas que os outros têm com a perda do estilo pessoal.

Estilo

Toda empresa possui características quase únicas no meio corporativo. Um bom exemplo é o estilo de gestão entre dois postos de gasolina. Embora vendam produtos fornecidos pela mesma fábrica, essas duas empresas possuem posturas diferentes diante do cliente. Enquanto uma preocupa-se em saber quanto o cliente ficou satisfeito com aquela compra, a outra se limita a efetuar a entrega e executar a cobrança.

Diferencial

O que diferencia essas empresas é o estilo de gestão, e esse estilo deve ser preservado, afinal é por ele que se estabelece o diferencial de mercado. A recomendação é para que você conheça todos os estilos de gestão possíveis e perceba quais são as boas práticas existentes no mercado. Mas nunca se esqueça de sempre adaptá-las à realidade e ao jeito de sua empresa.