Visão Empresarial
Chefe se orgulha apenas das próprias realizações e não da equipe?

Egocentrismo

Ter orgulho do que você já fez de bom não tem problema algum. A grande questão é que muitas vezes o olhar está apenas para aquilo que você faz e não para aquilo que os outros contribuem para atingir suas metas. Isso é muito comum em equipes onde gestor é egocêntrico, ou seja, que ele é o grande mentor de tudo o que acontece de bom na empresa. Aliás, gestores egocêntricos são aqueles que só chamam para si a responsabilidade sobre aquilo que deu certo. Aquilo que deu errado é culpa dos funcionários.

Olhar no espelho

Se você é um profissional que tem de trabalhar ao lado de um chefe assim, é muito importante que você passe a gerenciar o seu próprio orgulho pessoal. Significa que se você trabalha ao lado de um chefe que não reconhece o seu trabalho, você somente conseguirá motivação no dia-a-dia se você olhar para o espelho e encontrar ali naquela imagem que você reflete a motivação suficiente para continuar se dedicando. Chefias que não reconhecem os funcionários têm como uma tendência natural, no médio e no longo prazo, perder os profissionais ou simplesmente a chefia perder a colocação.

Não subestime

No mundo empresarial não se pode subestimar, não se pode achar que a alta gestão não tem inteligência suficiente para enxergar quem trabalha e aquele que apenas diz que trabalha. No médio prazo, geralmente essas coisas se resolvem no mundo corporativo. Logo, meu amigo, preste atenção. Se o seu chefe não tem o costume de reconhecer a sua dedicação, o seu esforço, a sua competência, olhe para o espelho e busque sempre ali o verdadeiro reconhecimento. Pense nisso!