Visão Empresarial
Como construir um referencial para encontrar minha excelência profissional?

Distinção

Em primeiro lugar é importante as pessoas lembrarem que a palavra excelência vem do prefixo “ex” que significa fora, mas também significa sobre alguma coisa, e a palavra, o verbo “celerus” que significa subir, estar colocado no alto. Logo, a palavra excelência significa aquilo que está sobre o alto. É o ápice de qualquer tipo de conquista, é o limite de crescimento. E quando a gente fala de excelência estamos falando que eu saio da característica do bom, vou para o que é considerado ótimo e por incrível que pareça há uma distinção na cabeça das pessoas entre ótimo e excelente. Ótimo é aquele estágio máximo que você poderia atingir e excelente, então, não é a mesma coisa?

 

*****

Buscar

Bem, hoje há um neologismo, uma nova expressão que se entende que depois do ótimo há o excelente onde não há erro, onde todo acerto está presente. Por isso um profissional começa a escutar o tempo todo dentro da empresa que é preciso buscar a excelência. A primeira dica então é que todo profissional deve determinar o seu próprio conceito, o seu próprio padrão de excelência e o motivo para isso é que geralmente as pessoas querem exceder àquilo que normalmente se propuseram a fazer e principalmente a surpreender, a encantar o cliente. Contudo, de outro lado, algumas pessoas começam a literalmente surtar quando não entendem o padrão de excelência do seu colega ou do seu chefe.

 

*****

Criar

Justamente por isso que você deve prestar atenção e ter em mente             que o seu crescimento profissional vai decorrer única e exclusivamente do quanto você tiver o próprio padrão de excelência. Significa que não interessa se a empresa vai pedir mais ou vai pedir menos. Interessa sim que dentro do seu padrão de excelência você estará atingindo o ápice, o melhor do que pode fazer, do que pode conquistar. Resumindo, crie o seu próprio padrão, o seu próprio conceito de excelência e passe a agir baseado nele, olhando se isto está alinhado com os objetivos e com os padrões de excelência da empresa onde você trabalha. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha