Visão Empresarial
Como melhorar minha capacidade de delegação de atividades na empresa?

Ensinar

Quando se fala em delegar atividades muitos gestores cometem um erro básico. Eles acham que estão se livrando da responsabilidade de determinada atividade dentro da empresa e que a partir daquele momento eles têm a única tarefa de cobrar, caso isso não aconteça. Então a primeira coisa que realmente um profissional deve entender é que delegar na vida de um gestor é uma oportunidade de desenvolver, de ensinar um profissional, de lapidar um talento existente dentro da empresa ao ensiná-lo como se faz uma atividade.

 

*****

Acompanhar

Delegar não é se livrar das responsabilidades e muito menos da autoridade sobre uma determinada tarefa. Delegar é o gestor ensinar, é o gestor literalmente demonstrar não apenas confiança no profissional como também ensinar. Um segundo aspecto, já que o gestor é o responsável pelas atividades e o professor naquele momento, é que ele também é responsável por acompanhar todos os processos de execução desse profissional que recebeu a delegação por um motivo bem simples. Na hora em que os resultados não forem atingidos de nada vai adiantar esse gestor mostrar como culpado um funcionário da sua equipe, aquela pessoa a quem delegou.

 

*****

Culpado

No mundo corporativo quando os resultados são atingidos pouca gente se dedica para identificar quem foi que conquistou aquele resultado. Agora, quando algo não sai bem, tenha certeza de que vai sobrar gente disposta a procurar quem foi o culpado e é uma ilusão o gestor achar que ele terá toda a liberdade de apontar que foi o seu funcionário quem não fez a sua parte. No mundo corporativo, portanto, quando algo dá errado na equipe, só tem um culpado: a chefia. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha