Visão Empresarial
Como se manter firme nos objetivos quando os problemas aparecem?

Projetar

Determinar objetivos na vida talvez seja a parte mais fácil de qualquer planejamento. Basta apenas que você gaste um tempinho para planejar o que deseja, projetar isso para o futuro, e passar a imaginar agora colher os frutos de todo o esforço. Geralmente é uma atividade prazerosa em que a pessoa literalmente curte porque tem uma descarga antecipada de dopamina na mente para dizer que praticamente já pode sentir o sucesso que projetou. Agora, entre esse sucesso projetado e a prática tem uma distância muito grande.

Esforço

É justamente aí que a alegria e a expectativa podem se transformar em decepção, em desânimo, porque a pessoa tem como característica projetar muito, mas na hora do vamos ver como se diz por aí, na hora de colocar em prática, desculpas acabam ganhando força. É o que eu chamo de falta de força de vontade, ou então, força de vontade conforme a conveniência. Significa que algumas pessoas flexibilizam o que querem na medida exata do quanto o esforço lhes é confortável. Quanto mais o esforço requer dedicação, mais as desculpas vão ganhando espaço e menos o esforço e a persistência continuam na vida da pessoa. 

Desculpas

Por isso a recomendação de hoje é procurar tomar cuidado para não projetar objetivos audaciosos demais e construir uma rotina, um hábito, de uma pessoa que nunca consegue atingir seus objetivos. Por incrível que pareça, quando uma pessoa começa a projetar muitas coisas na vida e acaba não conquistando nenhuma, a única coisa que ele acaba fazendo é condicionar a si mesmo a nem tentar ou até mesmo a se acostumar com desculpas em vez de conquistas. Pense nisso!