em

Devo desistir quando achar que a pressão que recebo é insuportável?

Real significado

O termo insuportável é apresentado no dicionário também como significado de incômodo, ou seja, aquilo que não está numa posição ou postura favorável ao seu interesse. É justamente sobre isso, sobre o significado real da palavra insuportável no meio corporativo que escrevo hoje. Muitos profissionais acabam desistindo, sem que realmente isso seja preciso, porque atribuem o significado daquela situação como sendo algo intolerável, isto é, a pessoa determina que já não suporta mais.

 

*****

Um pouco de paciência

Entretanto, passado algum tempo o próprio profissional percebe que a situação não era tão crítica assim e que ele, se tivesse tido um pouquinho mais de paciência, teria não apenas consertado a situação, como estaria agora colhendo os louros, colhendo o mérito, o benefício de ter suportado aquele problema. Ainda, no meio corporativo profissionais que não roem a corda, que ficam com o barco até o momento mais difícil, são aqueles mais valorizados do ponto de vista de comprometimento, de ética e de responsabilidade. Acontece, meu amigo, que desistir é o pior caminho para quem quer aprender a ser melhor no meio corporativo.

 

*****

Boas experiências

Bons profissionais são aqueles que aprendem não apenas com os acertos, mas que depois de um problema crítico chegam em outra empresa e dizem o seguinte: eu sei como não se deve fazer e mais, sei como consertar quando um problema sério acontece numa organização. Aí está o meu valor. Tenha certeza de que profissionais que viveram grandes experiências, desafiadoras, são aqueles mais valorizados pelas organizações. Por isso, meu amigo, preste atenção. Antes de dizer se a situação é insuportável, primeiro determine o que você realmente quer para estar suportando. Às vezes é muito mais um processo de auto-piedade do que propriamente a realidade do que você está enfrentando. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.