Visão Empresarial
Funcionário está cometendo erros, mas não tem como provar?

Democrata demais

Nada mais crítico no mundo empresarial do que ter de provar tudo o que você alega, principalmente quando você é o gestor de uma equipe. Gestores confundem os processos e muitas vezes, em vez de tomar uma atitude sem ter de explicar o por quê, sentem-se democratas demais e acabam se enrolando em vez de resolver uma situação justamente porque querem explicar tudo o que irão fazer. Então, a dica importante é que quem é gestor deve entender e lembrar que tem muito mais conhecimento sobre determinada situação mesmo sobre a empresa e o mercado do que um funcionário integrante da sua equipe.

Transparência

Querer explicar todo esse conhecimento a cada vez que for tomar uma atitude é um erro que pode custar inclusive o seu emprego como gestor. Gestores devem, na medida do possível, tornar transparente a sua atitude, porém guiar a sua equipe para o melhor caminho nem que para isso não tenham tempo para explicar. Isso só funciona quando de outro lado um gestor já conquistou a confiança da sua equipe sobre o seu modelo de gestão. Já provou a todos que quando age, o faz com coerência sempre pensando no melhor para a empresa e para os funcionários, portanto merece crédito, merece confiança.

Resultados

Resumindo, um gestor deve sim tomar atitudes, mas nem sempre deve e precisa explicar por que está agindo dessa maneira. Quando você não explica, mas prova com resultados é o suficiente para que a equipe continue confiando. O pior é o contrário, quando você explica demais e tem resultados de menos. A equipe pode fingir que acredita, mas no fundo não vai seguir você.