Visão Empresarial
Mude por apenas um dia a sua maneira de responder aos colegas na equipe!

Perceber

Existe um desafio extremamente fácil de você perceber como anda o seu comportamento no ambiente corporativo. Basta você analisar se consegue ficar um dia sem dizer não para os pedidos de ajuda que recebe dos vários colegas da empresa. Algumas vezes a gente está tão habituado que não percebe que está negativando e principalmente sequer está aproveitando a oportunidade de auxiliar as pessoas. Explico isso do ponto de vista neurocientifico.

 

*****

Certo

Quando você auxilia alguém, normalmente a sensação de auxiliar a pessoa te gera uma descarga de hormônios positivos, os hormônios da recompensa como a dopamina e aí você consegue se sentir melhor, independentemente se a pessoa te disse obrigado ou não. Você é capaz de se sentir com a autoestima mais elevada simplesmente porque sabe que fez o certo. Logo, duas dicas são importantes. A primeira é que você não faça absolutamente nada com a dependência que a outra parte venha a lhe dar algum tipo de reconhecimento. Ao contrário, faça simplesmente porque você acha correto, porque você acha positivo prestar esse tipo de ajuda.

 

*****

Liderança

Segundo, quando você fizer algo para auxiliar as pessoas tome cuidado para não passar do limite e confundir ajuda com assunção da responsabilidade de mandar em outros. Quando você ajuda alguém não está recebendo salvo conduto para mandar na pessoa, para determinar o que ela deve ou não deve fazer. Você simplesmente está prestando ajuda. Com esses dois princípios, de não esperar nada em troca e de respeitar a outra parte, evitando achar que está mandando nela é que você vai se tornar um profissional extremamente qualificado e mais interessante, um profissional que aos poucos vai se tornando cada vez mais reconhecido na empresa como uma liderança em potencial. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha