Visão Empresarial
O gestor tem como acelerar os tempos da sua equipe?

Melhorar

Da mesma maneira que um gestor deve respeitar os tempos da empresa onde trabalha, ele também deve entender que é seu papel traduzir essa necessidade temporal da organização para a equipe, pois faz parte da função do gestor acelerar ou pelo menos orientar os funcionários da equipe sobre qual o tempo que eles têm disponível. Temos o exemplo do Antônio que assumiu um cargo de gestão numa empresa e sua função era melhorar o desempenho operacional da equipe que vinha entregando resultados cada vez com mais dificuldade, com mais atraso, e a empresa já não suportava mais esse tipo de atitude.


Comunicação

Quando foi avaliar os seus funcionários o Antônio entendeu que para ele seria necessário um determinado tempo, aqui denominado tempo hábil. Acontece que a empresa não tinha esse tempo para conceder e aí o Antônio não pensou duas vezes. Logo comunicou aos seus funcionários que algumas atitudes teriam de ser tomadas. Algumas pessoas, por não demonstrarem potencial para acompanhar o ritmo que seria implantado, seriam substituídas. Outras, por sua vez, foram convidadas a melhorar, a acelerar seu processo de aprendizado.

Ritmo

A intenção era fazer com que a equipe entregasse os resultados necessários para a empresa em tempo disponível. Embora isto possa parecer simples demais, na prática não é bem assim que acontece. Muitas pessoas acabam usando de subterfúgios para insistir que o tempo necessário é maior do que o concedido pela empresa. O objetivo da equipe é mostrar que quem manda no processo são os funcionários e é objetivo do gestor, justamente identificar isso e corrigir a situação. Gestores ditam o ritmo da equipe, e nunca o contrário.