Visão Empresarial
O hábito de fazer uma selfie pode auxiliar você a crescer na empresa?

Identifica

Muita gente me pergunta como pode melhorar o seu desempenho na empresa e assim melhorar o crescimento da sua carreira profissional. Digo sempre para tomar cuidado e monitorar como está o seu humor. E a melhor forma de fazer isso, sem dúvida alguma, é usar um recurso extremamente simples. Faça várias selfies ao longo do dia, mas não aquelas selfies em que você se prepara de maneira consciente e racional projetando determinado sorriso e fazendo cara de bem-estar. Faça exatamente o contrário. Utilize o recurso da selfie para identificar como realmente está se apresentando durante o dia-a-dia corporativo.

Ativação

Algo assim: durante o trabalho, quando lembrar, sem mudar o seu semblante, sem mudar o aspecto da sua face, faça uma selfie para perceber que tipo de mensagem você está conectando às pessoas. Lembra-se do neurônio espelho? Lembra-se daquela atividade cerebral que quando você vê alguém bocejando, rindo, ou alguém cruza os braços na sua frente e você sem perceber começa a repetir os mesmos movimentos, de maneira inconsciente passa a fazer a mesma coisa? Essa ativação do neurônio espelho pode servir também para que as pessoas comecem a perceber em você, ainda que de maneira inconsciente, algum tipo de estímulo negativo ou positivo.

Monitorar

Quando você monitora como está o seu semblante, como está a sua comunicação não verbal mediante algumas selfies durante o dia, você vai perceber que pode melhorar sim a sua postura profissional colocando inclusive mais leveza na sua expressão e, portanto, na ativação do neurônio espelho das outras pessoas. Resumindo, monitore como você realmente se comporta e poderá ter boas e más surpresas. Comemore as boas e as más tenha humildade para corrigir o mais rápido possível.