em

O lucro não é o motivo da existência de uma empresa?

O óbvio

Ao contrário do que muitos empresários pregam o lucro não é a real finalidade de uma empresa. Toda empresa tem sempre uma finalidade maior do que simplesmente gerar lucro, mas é evidente que o lucro tem a sua importância, sendo necessário, pois sem o lucro a empresa não sobrevive. Ele está para uma empresa tal qual a alimentação está para o ser humano. Contudo isso não significa dizer que as pessoas baseiam a sua vida no objetivo único de se alimentar. Será que você quando levanta pela manhã ora a Deus para que lhe permita viver até a hora do almoço só para se alimentar?

 

*****

Saúde é a palavra
A alimentação é algo necessário para a sobrevivência do ser humano e toda pessoa traz dentro de si, desde o nascimento, o conceito de que deve alimentar-se para poder realizar os seus objetivos na vida, ou seja, somente se estiver no seu perfeito estado de saúde é que a pessoa terá forças para conquistar seus objetivos. Nas empresas isso não é diferente. Elas precisam estar saudáveis para cumprir o verdadeiro motivo da sua existência. No mundo empresarial a alimentação de uma empresa é o lucro e quando ela não consegue gerar um bom lucro considera-se que está doente e dificilmente terá condições de continuar sobrevivendo se não se fortalecer. 

*****

Definindo objetivos

A dica para os empresários é de orientar seus funcionários sobre a necessidade de se ter uma empresa saudável para que ela continue sobrevivendo. Infelizmente muitas empresas ainda se enganam achando que o lucro lhes basta. E o motivo é simples. Nem mesmo o empresário sabe dizer com clareza porque é que a empresa existe e qual é o objetivo que ela efetivamente deseja atingir. Logo, senhores empresários, antes de tentarem convencer seus funcionários sobre o que é importante para a empresa, primeiro verifiquem se vocês sabem realmente definir qual é o grande objetivo das suas empresas.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.