Visão Empresarial
Por onde começar para fazer um planejamento efetivamente eficaz?

Significados

A palavra planejamento, por si só, precisa de certa explicação. Planejar vem do latim e significa plano, que significa achatar, nivelar. Mas também há outro significado para o termo planejar que é quando você estabelece o compromisso de terminar, de levar até o fim aquilo que se programou. Por isso mesmo que planejar é não apenas projetar o que você quer fazer, mas também assumir um compromisso e a palavra compromisso vem do radical com, que significa junto, e promitere, que significa promessa.

*****

Questionar

Quando você estabelece um compromisso, você está prometendo com mais alguém e quando você faz um planejamento você estabelece um compromisso dentro da sua organização que todos juntos irão cumprir, levar até o final, aquilo que foi planejado. Portanto, preste atenção na dica de hoje! É muito importante que quando você for fazer um planejamento tenha o devido questionamento para verificar se as pessoas efetivamente irão levar até o fim tudo aquilo que vocês se comprometeram. Caso contrário o seu planejamento passa a ser uma peça que só serve para mostrar aos outros e para ser aberta duas vezes ao ano.

*****

Consulta

Você abre o planejamento logo que fez para verificar se não tem nenhuma página torta na hora de imprimir e no final do ano para dizer que, por coincidência, você acabou realizando. O planejamento tem que ser um instrumento de consulta diária nas organizações. Ele é a síntese de objetivos e metas, mas sobre isso eu explico amanhã aqui na coluna Visão Empresarial. Lembre-se, planejar é assumir um compromisso de juntos terminar, levar até o fim, o que foi combinado. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha