em

Por que algumas pessoas ficam fazendo conjeturas o tempo inteiro dentro da empresa?

Significado

A expressão conjeturar tem várias utilizações no dia a dia das empresas. Em primeiro lugar se você buscar no dicionário, conjeturar significa raciocinar, deduzir, mas também tem uma origem que vem de atirar junto. Significa com (vem de junto) e jacere (lançar para frente). Assim quem conjetura é uma pessoa que de alguma maneira tenta projetar algumas situações para o futuro e tenta ligar os pontos dentro da realidade que vive.

*****

Influências

Aqui entram algumas questões importantes. Algumas vezes você pode estar sendo influenciado por outras pessoas ao seu redor, ou então simplesmente não anda bem do ponto de vista de autoestima, do ponto de vista de ser positivo ou, ao contrário, pode ser que naqueles momentos em que você está num quadro de desânimo conjeturar somente sirva para você procurar culpados, encontrar inimigos e achar que o mundo inteiro está conspirando contra você. Nesse caso você tem de tomar cuidado porque conjeturar é muito mais do que simplesmente ligar pontos.

*****

Projeção

É necessário você saber também descartar algumas dessas suposições sob pena de se tornar refém de si mesmo e passar a viver uma verdadeira neurose com tantas variáveis que você está projetando para o futuro. Resumindo, conjeturar é o ato de projetar o futuro e não de ficar sofrendo por antecipação por conta de um excesso de conjeturas pessimistas que você fez. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.