Visão Empresarial
Por que não costumam assumir compromissos na empresa?

Qualidade

Assumir compromissos é uma qualidade que todos os gestores querem em seus funcionários, porém há uma série de fatores que podem fazer com que uma pessoa não queira assumir esses compromissos num ambiente corporativo. Um deles, por incrível que pareça, é o que menos os gestores gostam de assumir e aceitar, e que costuma ser aquele que mais acontece nas organizações, que é justamente o medo que o profissional tem de ser punido injustamente por ter assumido algo que não deveria.

Opinião

Veja o exemplo de determinado cliente que chega numa empresa e o funcionário ao atender percebe que a empresa cometeu um erro. Ciente que o gestor dele já fez isso várias vezes corrigindo o problema, dando ao cliente uma reposição de produto, não pensa duas vezes, e assume com o cliente o compromisso de substituir aquele produto. Acontece que o funcionário leva para o seu gestor a história, recebe a resposta de que deveria ter feito aquilo, e de uma maneira extremamente escancarada o gestor simplesmente muda de opinião e diz que naquele caso não deveria ter agido assim.

Culpa

A partir daquele momento o funcionário tem duas certezas: o gestor mudou a sua opinião apenas para provar quem manda na empresa e o gestor não é uma pessoa que procura ser justa. Por conta disso o melhor é evitar assumir compromissos e consequentemente evitar ser punido. Isso é comum, principalmente com aqueles gestores que se preocupam mais em punir do que em referendar as atitudes da equipe. Por isso fica a dica: tome cuidado porque se a sua equipe não vem assumindo compromissos com você gestor, pode ser que o único culpado seja você mesmo.