em

Qual o erro fatal para um profissional que iniciou no processo de vendas?

As metas são a base

Quando o assunto é profissional de vendas, pode-se segmentar uma equipe em dois grandes grupos: aqueles que geram resultados daqueles que não geram resultados. É simples assim. Todo profissional de vendas vive baseado em metas de desempenho, metas de vendas, metas de rentabilidade, metas de volumes de negócios a serem atingidos. Logo amigo, há aqueles que conseguem fazer isto, que conseguem converter um bom contato, um bom relacionamento em negócios.

*****
Bonzinho, mas sem resultados   

Já, de outro lado, existem aqueles que costumo chamar de esforçadinhos. São aquelas pessoas que conquistam os clientes pela sua simpatia, pela sua cordialidade. São pessoas que normalmente são convidadas até mesmo para ir à casa do cliente, mas que no dia-a-dia não conseguem atingir suas metas, ou seja, não conseguem gerar resultados para a empresa. Por isto a recomendação de hoje para os profissionais é entender que o ato fatal para sua carreira, para uma carreira comercial é não gerar resultados. O resto passa a ser secundário quando não se consegue atingir as metas. Trago o exemplo da equipe comercial de uma grande empresa que tinha dois vendedores distintos.

*****

Prioridades

Um tratava os clientes até com certa rispidez, um jeito seco de tratar os clientes. Já, o outro profissional fazia de tudo para agradar os clientes. Acontece que no final do mês, sempre aquele profissional que tratava de um jeito seco, de uma maneira até ríspida os clientes acabava conseguindo gerar negócios rentáveis. Já, o segundo profissional era aquele que todo mundo gostava porque todos os negócios que ele fechava eram ruins para a empresa. Eram bons apenas para o cliente. Por isto amigo não esqueça que se quer ser um profissional de vendas de verdade, foque na geração de resultados, cumpra metas, pois todo o resto passa a ser secundário.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.