Visão Empresarial
Quando um gestor age com rapidez não corre o risco de ser injusto?

Justiça

O risco de agir com injustiça é algo inerente a qualquer gestor de pessoas. Portanto, uma coisa deve ficar bem clara: a assertividade na gestão de pessoas significa agir com busca de justiça e não propriamente com garantias de que ela está sendo atingida. Isso porque algumas vezes o gestor tem de tomar uma atitude com base nos dados que tem e não com todos os dados que a situação realmente poderia oferecer. Por exemplo: um cliente está insatisfeito, reclama que um funcionário da empresa não lhe deu todas as informações necessárias.

Não entendeu

A princípio pode ser que esse cliente tenha recebido algumas informações e outras, tenha recebido e entendido de outra maneira, ou seja, o funcionário explicou certo, mas o cliente por algum motivo não entendeu como deveria. Acontece que nessa hora o cliente está insatisfeito. Se o gestor começar a perder muito tempo para tentar entender quem está certo ou quem está errado, o final já é previsível: perde-se o cliente e não necessariamente se tem um bom funcionário continuando a trabalhar. Por isso, preste atenção! Quando você é um gestor de pessoas deve trabalhar sempre com foco na solução de um problema e principalmente no resultado que essa solução irá trazer.

Minha culpa

Nesse caso especifico do exemplo em que o cliente está insatisfeito e reclama que não recebeu todas as informações o melhor não é discutir se o funcionário entregou ou não, mas resolver o problema do cliente e depois, se der tempo, com calma explicar para o funcionário que se ainda assim ele tiver dado todas as informações, é culpa dele se o cliente não entendeu. De uma forma simples e prática, quando quem tem o conhecimento não consegue fazer com que o outro entenda, a culpa não é do outro, mas sim de quem explicou esse conhecimento. Pense nisso!