em

Quando uma oportunidade não der certo, posso pedir para voltar no mesmo lugar onde estava?

Ousadia sem sabedoria

Um profissional tem todo o direito de experimentar as oportunidades que a vida lhe oferece. Afinal, somente quem tenta é que pode saber se dará certo ou não. De forma genérica, essa afirmação está correta, porém tentar por tentar é geralmente uma atitude de quem é ousado, mas nem sempre uma pessoa sábia. Para saber escolher oportunidades e saber diferenciar aquelas que são realmente boas daquelas que são apenas uma casca, mas que não tem conteúdo algum, é necessário ter sabedoria.

 

*****

Condições de arriscar

Sabedoria só existe quando se tem dois fatores: coragem para tomar a decisão e seguir adiante; e raciocínio lógico para analisar a situação. Algumas vezes há pessoas que trocam o certo pelo duvidoso simplesmente com base em promessas que podem ou não acontecer. Aí vem outra questão importante. Pergunte se você tem condições para arriscar a oportunidade que lhe aparece. Conheço profissionais que puseram tudo a perder porque foram ansiosos demais na hora de querer explorar seu potencial, de aproveitar o lado bom que a natureza lhes deu, o talento com que nasceram, tudo em nome da pressa.

 

*****

Começar de novo

O resultado final é que um profissional pode sim pedir para voltar à empresa, inclusive ocupando o mesmo cargo que deixou. Entretanto, ele deve entender que ao sair da empresa fez um pacto. Por um lado queria aproveitar a oportunidade e por outro, falar para a empresa que se precisasse voltar aceitaria começar tudo de novo. Resumindo, o profissional pode pedir para voltar, porém a empresa também pode dizer não a esse profissional. Pense nisso! 

 

(Luciano Salamacha) 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.