em

Que faculdade pode ensinar um líder a ser menos frouxo?

Três pilares

o se pode confundir conhecimento com atitude. Conhecimento é o conjunto de conceitos, de informações, de dados e pensamentos sobre determinado assunto que podem ser consolidados e repassados para outras pessoas. É o conhecimento que pode ser transmitido e, por consequência, assimilado e até mesmo seguido por outras pessoas que determina boa parte do comportamento de um profissional. Entretanto há outra parte que decorre das atitudes e essas por sua vez estão ancoradas em três pilares interligados entre si.

 

*****

Relacionamentos

O primeiro pilar é o berço familiar, é a educação que aquele profissional recebeu desde criança e que influenciou inclusive o relacionamento dele com os pais, com os irmãos, com os familiares e com os colegas do seu convívio restrito na escola, na igreja, na vizinhança. O segundo pilar é o ambiente social do profissional já formado que compõe colegas de trabalho ou não, amigos do clube, amigos da faculdade, o círculo mais amplo de relacionamento daquela pessoa que também podem interferir para que a pessoa adquira bons hábitos observando como outras pessoas se comportam ou até mesmo perdendo bons hábitos e adquirindo péssimas manias, péssimos comportamentos.

 

*****

Personalidade

O terceiro pilar é uma questão de caráter, que é a personalidade nata, ou seja, é aquilo que já nasceu com a pessoa. Por mais que conte com a educação familiar, com o esforço dos amigos, não consegue contornar, não consegue mudar. Resumindo, nenhuma faculdade conseguirá mudar um desses pilares que é a personalidade da pessoa, mas poderá contribuir com bons exemplos, bom convívio. E isso, junto com a educação familiar, pode fazer a diferença entre um líder que é frouxo para aquele que aprende a melhorar e a controlar o seu comportamento.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.