em

Você tem dificuldades para tomar decisões sob pressão?

Equilíbrio

 

O mundo corporativo é assim: é cliente cobrando a entrega de um produto ou de um serviço de maneira rápida, o chefe exigindo uma redução de custo, o concorrente forçando você a ser mais criativo e trabalhar com menor custo e maior qualidade, entre tantas outras pressões. É justamente aí que a gente percebe o primeiro sinal de um profissional que tem equilíbrio e percebe aquele que tem dificuldade para trabalhar nesse ambiente. Perceba se a pressão que você está tendo realmente é externa, ou no fundo, ela é decorrente de uma autopressão que sai de você mesmo.

*****

Técnicas

Em alguns casos, embora as pessoas justifiquem dizendo que o concorrente está pressionando, que o cliente está pressionando, que o chefe está pressionando, é a própria pessoa que não consegue gerenciar bem essa situação. Quando isso acontece é importante que o profissional utilize algumas técnicas para reduzir a autocobrança, comece a buscar de todas as maneiras mecanismos para se livrar daquele pior inimigo que pode ter que é a autocrítica. Dentre as várias técnicas possíveis, uma que eu costumo recomendar sempre lembrar-se que pressão de natureza interna, quando você está cobrando demais de si mesmo, depende única e exclusivamente de você para que seja aliviada, diminuída e até mesmo gerenciada.

*****

Condicionar

Uma boa dica é tentar interromper a sequência de rotina a que está se submetendo, pois nada melhor do que interromper uma sequência para perceber se estava insistindo no erro ou não. Pode ser até levantar e tomar um café; pode ser mudar a atividade durante o dia dentro da empresa ou até mesmo, literalmente, assumir uma parada de 2 a 3 minutos para refrescar, arejar a cabeça. Resumindo, trabalhar sobre pressão é algo inerente ao ambiente corporativo. Agora, não conseguir gerenciar a pressão que você mesmo faz sobre si é meramente uma questão de condicionamento.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.