Negócios e Oportunidades
Ética e gastronomia artesanal inspiram família de empreendedores

É crescente a nova geração de empreendedores que se interessa por negócios a partir de conceitos e valores que transcendem a visão exclusiva do lucro a qualquer preço. Como muitos de nós, Rafael Rebelato e a esposa Juliana Bernardelli almejavam um ideal de trabalhar com amor e dedicação num empreendimento que a família pudesse estar junta num espaço que reunisse bom atendimento, preço justo, lanches, sucos e bebidas artesanais           

Motivações para empreender com a família

Assim nasceu a Hamburgueria Água Verde: um local que preza não só pelo atendimento, mas, sobretudo, o preço justo do que é bom, a qualidade. Sempre nos colocamos no lugar dos clientes, portanto, há tempos observamos que as pessoas estão mais atentas, não só na qualidade, mas na ética dos negócios, nas práticas honestas do comércio e preços reais. Afinal, não é justo para o brasileiro ganhar o seu rendimento ou salário  e ainda ter que pagar mais caro, além do necessário pelas coisas.

Como oferecer qualidade sem subir os preços

A cultura inflacionária ainda permeia a mente de muitos empreendedores e a ganância de ganhar muito a qualquer preço, podem levar a falta de sustentabilidade dos empreendimentos. Acreditamos que é um privilégio quando usamos nossa percepção e sensibilidade para oferecer produtos e criar excelência em serviços. A partir desta premissa, nos ocorreu criar um negócio com variedade de sanduíches e produtos artesanais, tudo dentro das práticas de alta  qualidade e preço justo dos produtos.

Qual a proposta de hamburguer e porções artesanais

As pessoas não querem apenas se alimentarem quando procuram um restaurante ou uma casa de lanches, mas buscam uma relação mais perene e de confiança com o estabelecimento em vários aspectos, a exemplo da qualidade e manuseio dos produtos.

Eventos locais e temáticos

Firmamos parcerias com fornecedores de choppes e cervejas artesanais e instalamos 13 torneiras, junto a uma câmara fria, assegurando a qualidade de um produto confiável. Estamos participando do 3º Festival de Carne de Onça com uma receita própria, que acontece de 11 a 30 de setembro, além de outros festivais de comida de boteco organizadas pelas entidades que pertencemos.

Novos projetos e planos no curto e médio prazos

Já iniciamos em agosto eventos especiais nas casas dos clientes, trazendo comodidade para aos apreciadores e conhecedores dos nossos serviços, com 05 opções de cardápios de massa, carne e comida de boteco que podem ser solicitados por whatszap. Nesses eventos gastronômicos personalizados, queremos realizar nas casas das pessoas apaixonadas por gastronomia, o que não podemos fazer no cardápio diário da hamburgueria.

Facebook:hamburgueriaaguavere/facebook| Av.dos Estados, 630-Água Verde. (41)3013-7177 | Curitiba.

Curtas:

* O Conselho Regional de Economia do Paraná promove pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Redação do CORECON Paraná, que tem como objetivo incentivar e valorizar a profissão do economista perante os estudantes para que eles possam optar pelo curso de Ciências Econômicas. O Núcleo Regional de Educação enviará ao CORECONPR a redação indicada até o dia 9 de novembro. O resultado será publicado no dia 20 de novembro de 2018 através do site www.coreconpr.gov.br

* A Capela Santa Maria, em Curitiba, recebeu o show Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho, numa apresentação intimista da cantora LenyAndrande e do pianista Gilson Peranzzetta.

Frase:

“Quem quer de fato trabalhar, superar as dificuldades e se colocar à prova do destino, usa a criatividade e a vontade de aprender, atitudes tão próprias da nossa determinação como brasileiros”. (Autor desconhecido)

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos| Fusões & Aquisições| [email protected]

Cuidado para não ser presunçoso ao tentar definir o que é presunção!

Confiando

Algumas pessoas confundem um conceito importante e muito presente na vida corporativa que é a presunção. Em primeiro lugar é importante lembrar que presunção não tem nada a ver com pré (antes) e assunção (aceitação). Presunção vem de presentio que significa audácia, confiança exagerada. Assim, quem age por presunção é aquela pessoa que de alguma maneira tenta agir confiando única e exclusivamente na sua sentença, na sua definição.

Para si

É uma pessoa que se fecha, uma pessoa que não está aberta a compartilhar com os colegas, a ouvir a opinião dos outros e até mesmo a tentar entender qual o melhor caminho, ainda que seja diferente do que pensa. Uma pessoa presunçosa é sim uma pessoa um pouco arrogante, uma pessoa que chama para si toda a decisão e toda a responsabilidade de estar certo não porque tem todos os fundamentos. Esse é o grande ponto! É porque prefere acreditar simples e unicamente que está certo.

Excesso

Uma pessoa presunçosa é aquela que chega dentro da empresa para a sua equipe e diz que todos irão agir desta maneira porque o cliente jamais pensará em agir de outra maneira e nós vamos ganhar esta negociação com extrema facilidade. O presunçoso, portanto, peca por excesso de confiança. Ele deixa de analisar todas as variáveis porque acha que tem domínio pleno da situação. Por isso a minha recomendação de hoje é tentar não confundir presunção com ser otimista porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pense nisso!

Demissões amistosas com ética e maturidade

Quando a economia não vai bem as empresas são obrigadas a efetuar cortes de pessoal e reduzir a estrutura. Um gerente de uma filial de uma empresa de logística quando orientado pela direção a fazer cortes de pessoal para adaptar a estrutura às turbulências do mercado, ofereceu como opção a sua própria demissão por reconhecer que as medidas sugeridas poderiam não produzir os efeitos esperados. Empresa e o profissional se entenderam num acordo e dão exemplo de maturidade em situações de  crise. Um bom exemplo que demonstra ética e maturidade das partes. Conversamos  com Alberto Benitez, ex gerente da filial de empresa de logística em Curitiba.

Como os negócios impactaram o desligamento

Achei que o momento exigia mudanças. A empresa precisava reduzir custos demitindo mais pessoas e, por considerar que a medida seria muito drástica, poderia prejudicar o desempenho da empresa e agravar mais ainda os  problemas. Em ultima instancia, eu estaria apenas adiando a minha saída. Além do mais,setor de transportes internacionais está vivenciando turbulências e a questão cambial passou a ser um fator a mais de desajustes.

Redução de demanda e tarifas mais competitivas

Sendo tudo tratado em moeda estrangeira, muitas vezes, entre o recebimento dos valores até a efetiva remessa do pagamento ao exterior, a cotação pode subir rapidamente e consumir as margens de ganho. Devido à redução da demanda, aumentou a necessidade de atuar com tarifas mais competitivas, bem como de maior envolvimento dos parceiros internacionais no fechamento de negócios no exterior, visto que muitas empresas com maior volume de cargas fecham os embarques fora do Brasil.

Ao invés de cortes de cargos menores a sugestão foi eliminar a gerência

Em razão destes fatores, coloquei como opção à direção da empresa eliminar salários mais altos invés de cargos menores. A direção da empresa levou em conta, também, que a filial está muito bem estruturada, daí entendeu que este caminho seria menos prejudicial ao desempenho da filial. Procurei o tempo todo encarar a questão da forma mais profissional possível e por isso, entendo que estou saindo pela porta da frente com a sensação que os relacionamentos foram devidamente preservados em sem estremecimentos.

Causa da crise que atingiu o setor de cargas internacionais

A diminuição da demanda provocou um acirramento da competição que levou as empresas do setor a uma guerra de preços suicida, onde muitas empresas visando aumentar a carteira de clientes passaram a oferecer valores de frete abaixo do valor de custo na esperança de fidelizar clientes. O que certamente não ocorreu, pois numa guerra deste tipo todos perdem. Hoje trabalho como dono do próprio negócio, onde atuo numa trade company.

Curtas

*Palestra de Ricardo Amorim em Curitiba. Considerado o economista mais influente do Brasil, Ricardo Amorim, estará em Curitiba, no dia 7 de novembro, com a palestra “Brasil 2019: tendências e oportunidades”. O evento acontecerá às 20h, no Teatro Positivo e irá abordar questões como Inovação tecnológica, Cenário econômico brasileiro, Impacto econômico no seu negócio e Desafios do novo governo. Ingressos e informações no www.diskingressos.com.br.

* Livro:” A Tríade do Tempo” identifica os principais problemas na gestão do tempo e propõe uma  abordagem atual e de fácil aplicação. Baseado em pesquisa sobre as necessidades atuais, a obra é dividida em dois capítulos. O primeiro fala sobre a gestão do tempo em si e o segundo sobre a metodologia usada para maximizar a produtividade e assertividade. Autor Christian Barbosa. Editora Sextante.

Frase:

“Pessoas inteligentes ouvem opiniões, mesmo tendo suas próprias conclusões” (John Woolley).

Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições |[email protected]

Dono de pizzaria faz inovações e amplia variedade no serviço

Não basta fazer pizza boapara ter sucesso neste segmento. É preciso uma combinação de fatores. Com esta estratégia e com 27 anos no segmento, iniciando com os pais José Carlos e Nadir Zélia Ianck em Telêmaco Borba, o empreendedor Rafael Ianck aposta em algumas inovações para acompanhar as tendências e exigências dos clientes.

Quando foi criado o empreendimento

A Pizzaria Torre foi instalada em Curitiba há 14 anos após pesquisamos de locais em Curitiba com potencial de consumo e adensamento demográfico, escolhemos o Água Verde e acertamos em cheio na escolha do bairro.

Como funciona a casa

Inicialmente,pensamos na casa para atendimento exclusivo no balcão e entregas a domicílio, com a proposta de fazer pizza artesanal com o uso de produtos certificados pela procedência e qualidade.Temos uma boa variedade de pizzas, além de calzones,sopas e pasta.

Combinação de massae carnes

Inovamos, também, na preparação de pratos combinados com carnes,spaguetti, peny,talharim, onde usamos o filé mignon, picanha e frango. Estamos iniciando, também, a preparação de picanha na pedra.

Delivery, balcão e atendimento local

É importante inovar e surpreender os clientes num mercado tão concorrido, além de atender os que retiram no balcão e o tradicional delivery, passamos por uma reforma  para instalação de mesas, servimos os clientes com a variedade e agilidade já conhecidas, com harmonização decervejas artesanais, vinhos nacionais e importados, além dos sucos e refrigerantes.

Pizza na pedra

Iniciamos em Telêmaco Borba, onde testamos e aprovamos as pizzas servidas na pedra. A diferença fica por conta da crocância e o sabor do forno a lenha. Isso porque a pedra retém o calor, além do sabor e tostando a massa.

Quais planos no curto e médio prazos

Pretendemos criar parcerias com academias, escolas de idiomas, casando sabor e saúde para oferecer algo mais ao público. Temos em mente produzir pizzas‘lights’ para atender os mais exigentes na dieta.

Rua Dom Pedro I, 968 | 41-3016-0222 | https://www.facebook.com/torre.pizzaria/

Curtas:

* Palestra:Em tempos de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio e construir uma cultura de paz? Pensando neste tema, é que Curitiba recebe Leandro Karnal e Monja Coen para duas sessões da palestra “O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz”, nos dias 28 e 29 de setembro de 2018. O evento é baseado no livro que leva o mesmo título, lançado pela editora Papirus recentemente, pelos dois autores. No dia 28, a palestra será no Teatro Positivo e, no dia 29, no Teatro Ópera de Arame. Os ingressos já estão à venda no Alô Ingressos e custam a partir de R$93,00.Informações: www.aloingressos.com.br

*Unimed Curitiba lança programa Viva Bem. A Iniciativa é inédita do Estado e oferece vantagens, descontos especiais para clientes, colaboradores e médicos cooperados.A Unimed Curitiba acaba de lançar o “Viva Bem”, um programa inédito de relacionamento que oferece um clube de vantagens e descontos, além de informações sobre saúde e bem-estar para ajudar os beneficiários a cuidarem da saúde e aproveitarem melhor a vida. No Paraná, a cooperativa é a única do segmento a oferecer um programa como este.Além do Clube Unimed, o “Viva Bem” conta com Informações e Dicas e com Programas de Saúde, como o “Você sem cigarro”, “Gestação Saudável”, “Bem-estar e Saúde”, “Não Caia Nessa”, entre outros. Para saber mais sobre o programa, basta acessar unimecuritiba.com.br/vivabem,

 

Frase:

“Não lemos para sermos inteligentes. Somos inteligentes, por isso lemos!”(DekaRissi)

 

Hamilton Fonseca | Seleção de Executivos | Fusões &Aquisições  | [email protected]

Sua imagem tem mais poder do que você imagina

Quando se diz ‘a primeira impressão é a que fica’, também se está afirmando que não há segunda chance para você causar uma melhor impressão na imagem que passa aos outros. Não há como negar a importância da imagem que transmitimos para ter sucesso pessoal, profissional e, até mesmo, como empreendedor. Conversamos com Claudia Piantini, especialista em imagem.

Qual a relevância da imagem no mercado de trabalho?

Certamente muita relevância, pois para se obter sucesso interpessoal e profissional é preciso fazer contatos e ter um autoconhecimento sobre o valor da sua própria imagem. Pensando nisso,abordamos assuntos como, comportamento pessoal, vestimenta e o poder da imagem, com muita propriedade e conhecimento.

Quais aspectos vitaisna questão da imagem?

Desde aspectos simples de comportamento como um aperto de mão, até o modo de se comportar em grandes eventos e o que a sua imagem diz sobre você. Um simples aperto de mão diz muito sobre uma pessoa e como os outros irão vê-la. Explico que a etiqueta vai muito além de padrões ou regras na sociedade, pois a “verdadeira etiqueta” precisa ser compatível com o que você é e como se sente em um ambiente com outras pessoas, respeitando os limites do outro, sem prejudicar ou incomodar ninguém, mas ao mesmo tempo sentindo-se à vontade. Será possível que com os nossos traços visuais, podemos ganhar força na nossa imagem?  E se a resposta for sim, então somente acertando o corte do cabelo e usando as cores certas já ganhamos este poder no visual? A imagem pessoal pode ser intensificada de acordo com o nosso comportamento.

Conforme enviamos mensagens visuais vamos nos apoderando de um estilo?

O nosso estilo de vida harmoniza com o nosso comportamento, pois todas as pessoas preocupadas em melhorar a imagem que transmitem nas relações pessoais e profissionais. A melhor forma de aprender mais sobre o assunto, é com quem já é referência na área de consultoria de imagem e especialista.

Email:[email protected]

Curtas

* Livro: O Professor Oriovisto Guimarães lançou em 30/08, em Curitiba, o livro “Reflexões: olhos e ouvidos de minha alma”. A obra publicada pela Editora Inventa traz uma coletânea de artigos, palestras e textos produzidos por Oriovisto, no período de 2004 a 2018. Toda a renda obtida com a venda dos livros será doada à Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.

* O diretor de projetos do escritório Küster Machado, Filipe Küster, participou do Seminário de Compliance e Gestão Jurídica em Curitiba, Hotel Bourbon. Ele falou sobre o “Advocacy e o Policy como ativos econômicos e as cautelas com os programas de compliance”. Informações: [email protected]

Frase:
"A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo".(F.Scott Fitzgerald)

Hamilton Fonseca | Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições | [email protected]

Educação executiva agrega valor ao negócio

A área de recursos humanos, hoje vista por algumas organizações como capital humano, tem um papel fundamental no processo de implantação da educação executiva nas empresas. Para que essa formatação do programa aconteça da melhor forma, em primeiro lugar, o RH precisa estar consciente e convencido da sua importância estratégica no processo de geração de valor para os clientes de sua empresa.

Áreas estratégicas e prioritárias

O próximo passo é identificar as áreas estratégicas e prioritárias que merecem e precisam da sua imediata atenção. Depois, um analista sênior de RH deve acompanhar as atividades dos colaboradores das áreas-chave e também entrevistá-los, visando identificar as suas reais necessidades de aperfeiçoamento profissional (explícitas e implícitas). A partir desse ponto, o RH deve procurar uma instituição de ensino com tradição, reputação, de reconhecida capacidade – tanto pelo mercado como pela sociedade – e inovadora, e começar a desenhar e customizar um curso específico para atender a sua empresa com grande probabilidade de sucesso. Alguns aspectos importantes: funcionários conscientes sobre a importância do curso no seu desenvolvimento profissional e comprometidos com o aprendizado; que o curso seja ministrado longe do local de trabalho.

Desenvolvimento gerencial liderado pelo RH

Nessa esteira, o RH deve assumir a liderança explícita desse processo e desenhar com os gestores internos os requisitos para esse programa, negociando com a instituição de ensino soluções de interesse para o que a organização deseja. Na prática, quanto mais estratégico o RH é, mais fácil é o desenvolvimento de um programa de educação executiva que faça sentido e dê retorno para a organização. Os melhores programas de educação são aqueles que trabalham os vários níveis da organização: gerencial e técnico, e não apenas executivo. Essa é a chave do desenvolvimento das lideranças nas empresas.

Alguns passos para a educação executiva

Defina o público-alvo; Realize um levantamento de necessidade de competências que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores que compõem o público-alvo; Defina quais metodologias são relevantes para o desenvolvimento das competências levantadas; Defina quais itens precisam ser customizados para maior aderência do curso a ser desenvolvido; Estabeleça as formas para medir o conhecimento desenvolvido e retido após o cursos; Elenque formas de fazer o conhecimento desenvolvido no curso ser utilizado no dia a dia da organização; Formule como medir o retorno sobre o investimento (ROI).Da equipe de redação do Salário BR.

Curtas:

* Livro para motivação no trabalho: A Arte de Fazer Acontecer. As orientações do autor são no sentido de aumentar a produtividade e diminuir o estresse. “Este livro ensina práticas de gestão de tempo modernas que auxiliam a redução do stress e a colocar foco em resultados”, diz a coach Mariella Gallo. Autor David Allen. Editora Elesevier.

* O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF PR promoveu evento com o tema “O que o CFO da Indústria  4.0   espera do seu jurídico corporativo e escritórios”. A palestra tem como público-alvo profissionais da área de finanças de grandes empresas paranaenses.www.ibefpr.com.br.

 

Frase:

“Cada pessoa é uma ilha em si mesma, em um sentido muito real, e só pode construir pontes em direção a outras ilhas se efetivamente desejar ser ele mesmo e estiver disposto a se permitir”. (Carl Rogers)

 

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões&Aquisições|[email protected]

Empresário apaixonado por rock acredita no país e aposta em novos empreendimentos

O empresário paranaense  Paulo Almeida é um  apaixonado por  espadas, sendo sua preferida a lendária Claymore, de onde tirou o nome para seus empreendimentos. Em suas viagens pelo mundo e moradas no Canadá, Áustria, Arábia Saudita e EUA, trouxe  inspiração para criar e inovar em seus empreendimentos. Seus hobbies incluem motos, carros, antiguidades, rock'nroll e a paixão pelo país.

Aposta no país, mesmo em momentos de crise

Paulo é otimista e acredita no Brasil, mesmo em momentos de crise investe em novos negócios por aqui. Segundo ele temos inúmeras riquezas e o povo batalhador, considera ser o trabalho o fator decisivo para alavancar o país. Por essa linha de raciocínio já dá pra perceber o quão séria é a questão da ética em seus negócios. Prima por oferecer produtos e serviços de qualidade a um preço justo.

Público com motos

Seu primeiro bar, aberto em 2004, foi apelidado pelos frequentadores como Bar do Paulo. Localizado no bairro Água Verde. O bar é conhecido por atrair grande público de apaixonados por motociclismo e Rock'nRoll aos sábados a tarde, quando costumavam produzir shows com bandas de rock, porém com a abertura do ClaymoreHighway bar, os shows passaram a ser feitos neste estabelecimento. A grande novidade do Bar localizado na linha verde, foi ser uma casa de shows onde as motos entram e são estacionadas dentro do bar. Atualmente ele não pertence mais ao grupo Claymore.

Pioneiro no uso do contêiner, decoração americana e pegada rock'nroll

Em 2014 inicia-se a nova empreitada de Paulo: as hamburguerias. Paulo trouxe a ideia de usar o contêiner, a decoração americana e uma pegada rock'nroll. A primeira delas, aberta em abril de 2014 ao lado do Claymore Bar, está temporariamente fechada para reforma, onde se transformará num empreendimento que unirá hamburgueria no primeiro andar e pub com shows no segundo. Inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2019. As outras duas hamburguerias, uma no bairro do Ahú e a outra no Ecoville, foram abertas respectivamente em 2015 e 2016.

Encontro de Carros Antigos

Em 2016 teve início o Encontro de Carros Antigos. A rua São Paulo é fechada entre a praça Guanabara  e o Claymore Bar para a exposição dessas raridades sobre rodas. Geralmente o evento é no primeiro domingo do mês. A proposta é proporcionar um domingo para admirar os carros antigos, levar a família e tomar aquela cerveja gelada com os amigos.

Claymore City

Paulo tem um projeto de um novo bar, o Claymore City. Será o terceiro maior espaço de eventos da América Latina, no bairro Rebouças. Vai contar com eventos musicais nacionais e internacionais e terá dançarinas no balcão principal. A previsão de inauguração é meados de outubro deste ano. Por conta da dimensão do empreendimento, intenciona buscar parcerias com investidores potencialmente interessados no segmento de gastronomia e entretenimento. Trata-se de um investimento em torno de R$ 2 milhões. A ideia é criar, também, um grupo de pequenos empreendedores para prestação de serviços de lavagem de motos, barbearia, tatuagem e moda dentro do bar.

Rua Amazonas, 160, Água Verde. facebook.com/BarClaymore/ instagram.com/claymoreburguer_/

Frase:

”Se quiser conhecer ocaráter de uma pessoa, dê-lhe poder”

Hamilton Fonseca | Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições | [email protected]

As várias atividades do psicólogo nas organizações

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada Psicologia Industrial, que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações e atua sobre os problemas ligados à gestão de recursos humanos. “O psicólogo organizacional ocupa-se em estudar e atuar como facilitador das relações entre as pessoas e a organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas”, explica Elaine Kühne, consultora em Psicóloga Organizacional. Em seu artigo “O Desafio do Psicólogo Organizacional”, Elaine esclarece as principais áreas de atuação do psicólogo organizacional:

Recrutamento e seleção de pessoal

Por meio da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de seleção de pessoal.

Treinamento, desenvolvimento e capacitação

Através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da organização.

Avaliação de treinamento e de desempenho

Desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho. Prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos problemas de desempenho no trabalho.

Análise de cargos e tarefas, diagnóstico sócio-ambiental

Desenvolve procedimentos e instrumentos para descrição de cargos e tarefas, usa referidos procedimentos e instrumentos seguido de análise dos resultados obtidos e faz a descrição dos cargos e tarefas. Observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e ecológico), estuda tanto a maneira como o ambiente físico influencia no bem estar das pessoas, quanto o impacto que as ações das pessoas têm sobre o ambiente físico e natural; orienta para a criação de programas sócio-ambientais como instrumento de conscientização, realização pessoal e elevação da auto-estima de seus colaboradores.

Diagnóstico da saúde mental no trabalho e orientação profissional

Avalia o ambiente de trabalho analisando os aspectos psicológicos e de salubridade, ou seja, as características do trabalho e suas conseqüências, por ex: estresse, doenças ocupacionais, etc, intervém no ambiente e na organização do trabalho para a redução dos riscos, através da implantação e gestão de programas preventivos de saúde e da proposição de soluções para criação de ambientes favoráveis para melhoria das condições gerais de trabalho e redução dos custos com saúde.

Curtas

* A ABRH-PR realizou mais uma edição do Bom Dia RH. O evento abordou os resultados do 10° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, estudo organizado pela entidade em parceria com a Bachmann& Associados. Mais de 200 organizações paranaenses participaram do levantamento, em um universo de mais de 140 mil funcionários. O Benchmarking reúne dados de 12 indicadores.

*  Brunch no Rayon.O restaurante Garbo, do Grand Hotel Rayon. O chef Claude Bezerra criou um menu de três fases com tudo à vontade, que conta com uma variedade de antepastos, saladas, massas e carnes - a Paella de Frutos do Mar e a Picanha na Chapa com Sal Grosso são alguns dos destaques. O valor do brunch, que acontece das 11h às 15h, é de R$95 +10% por pessoa. O estacionamento e as bebidas são cobrados à parte. Reservas pelo telefone (41) 3532-0150.

* Orientação profissional para jovens. Acontece em 13,20 e 27/08 em Curitiba a Oficina de Carreira, sob o comando das orientadoras Claudia Boccalini e Célia Riesemberg. As atividades de autoconhecimento, avaliação de perfil, dicas e muito mais. 10% das vagas são para jovens de casas de acolhimento. Os eventos serão realizados no BiosferaCoworkingInformações: [email protected]

* Procura-se contatos comerciais com experiência em vendas de anúncios para revista impressa e digital. Desejável presença e transito junto a agências de publicidade e bureuax de mídia. Remuneração variável através de comissões sobre os contratos fechados. Ótimas oportunidades.Contatos:41-3044-4115

Frase:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor que se adapta às mudanças”(Leon Megginson)

*Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições | [email protected]

 

 

Empreendedores inovam na combinação das culinárias japonesa e coreana

Não é de hoje que a culinária oriental se tornou uma das mais apreciadas, sobretudo, pela feliz combinação de alimentação saudável, rica em cores e sabores. No entanto, a arte da culinária oriental precisa ser praticada respeitando as características tradicionais de manuseio e conservação dos produtos, impactando diretamente na qualidade. Assim foi pensado o Restaurante Oshin Oriental, um espaço gastronômico artesanal que procura trazer felicidade aos mais exigentes no paladar, além de unir as culinárias japonesa e coreana.

Culinária coreana e resgate de tradição

A ideia do restaurante surgiu quando os proprietários enxergaram que a culinária artesanal estava perdendo as suas tradições no manuseio, porque os pratos foram sendo abrasileirados. Esta foi o principal motivo de empreender o negócio, segundo os proprietários Diego e Bethania."O Paraná tem pouca tradição de culinária coreana, que é bem diferente da japonesa, normalmente com sabor mais acentuado, predominantes em pimenta e alho, pouco conhecidos ainda em Curitiba, diferente de São Paulo".  Para eles, introduzir a culinária coreana em Curitiba e  abrir aos domingos ao meio dia, futuramente, para capacitar ainda mais para trazer  novidades, mantendo a tradição e carinho pelo que fazem, servindo o melhor e priorizando a qualidade para poucas pessoas.

Vivência no exterior

Como os proprietários viveram no exterior, pesquisaram vários restaurantes da área que atendessem as suas expectativas para observar as falhas e virtudes. “Mas a grande maioria na verdade não conhece o jeito e tradição certa de se preparar e saborear um bom Sushi e Sashimi”, segundo os proprietários. Um dos destaques da casa é o sushi preparado com shari (arroz para sushi), sempre fresco com condimentos especiais, que é um dos segredos da casa. Yakisoba autêntico, da casa, além dos teppanyakis e do frango crocante ao estilo coreano.

Pequeno varejo de produtos para saúde

Além do restaurante, estão à venda produtos coreanos, como o milenar kimchi conserva de acelga apimentada, entre os benefícios para a saúde:

-Melhora a digestão, microflora bacteriana;

-Ajuda a aumentar a imunidade;

-Rico em fibras e baixo em calorias;

-Fornece antioxidantes que pode ajudar a combater o câncer.

Rua Marques do Paraná, 671-Água Verde- Tel:3779-2626

De segunda a sábado, das 19:00 às 23:30

www.oshinorientaldelivery.comwww.facebook.com/oshinoriental

Curtas:

*O executivo da área de finanças Carlos Sviontek reúne nesta terça-feira colegas e empresários num happyhour de conscientização, alertando para a quantidade de impostos pagos pelos cidadãos. O Sunset Café concordou em promover o imposto zero para o chope. De R$ 10,00 vai para R$ 6,00 sem imposto.

*No dia 31 de julho acontece em Curitiba a primeira edição do “Connect Idea Experience”. Promovido pela empresa Connect Idea, o evento traz o painel “Inovação para Competitividade nos Negócios”. Oevento contará com a mediação de Danielle Fausto, Coach e Practioner em Programação Neurolinguística, Trainer e Analista Comportamental, Especialista em Gestão Empresarial, e trará palestras de Kelly Azevedo Pereira, Agente de Inovação / PartnerStartse, Victoria Figueira, Psicóloga com especialização em Gestão de Pessoas, e Julio Adriano dos Reis, diretor e consultor organizacional do Instituto Conhecimentum, O evento é gratuito e terá início às 19;00 horas: https://goo.gl/KzCcDy

Frase:

“Mestre não é aquele que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender” (Marcos Soriano)

*Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos | Fusões & Aquisições|[email protected]

Saiba como transformar uma ideia em um produto

Transformar uma ideia em um produto ou serviço leva tempo e dinheiro. Entretanto, de nada adianta ter uma ideia genial se ela não resolve um problema real dos consumidores. É por isso que muitas empresas estão aderindo ao Proof of Concept Design (PoC Design), um laboratório experimental, com a utilização desta prova de conceito, para testar projetos e avaliar não apenas a sua viabilidade técnica, mas se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado.

A Action Labs, empresa paranaense que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores, desenvolveu o PoC Design. “A inovação não é um momento de genialidade, mas um resultado de uma postura de negócios e de processos que tornam a empresa ´fértil` para inovação. É preciso criar rotinas e procedimentos que colocam a inovação no dia a dia da empresa. A experimentação, rápida e com custo relativamente baixo, pode virar uma rotina de negócios para empresas de todos os portes”, comenta o diretor criativo Paulo Renato Oliveira.

O processo de aplicação do PoC Design desenvolve-se em cinco etapas:

1.       Imersão

É a fase da observação, do entendimento do projeto e pesquisa com consumidores. O primeiro passo é realizar uma profunda entrevista com quem seria o usuário do produto. As respostas e os insigts referentes a comportamento e reações geram um Mapa de Empatia, que consiste em reconhecer quem é o entrevistado.

2.       Ideação

É a etapa de geração de alternativas para os problemas apontados na fase da imersão.

Durante a ideação, a proposta é pensar fora da caixa, apresentando ideias sem julgamento e sem limites, para que funcionem como dicas de insights coletivos.

3.       Priorização

Nesta etapa, há a concentração de esforços para a resolução dos problemas. Uma ideia mais objetiva possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

4.       Prototipação

Mais importante do que provar seu funcionamento, um protótipo de PoC deve trazer respostas. O consumidor realmente está disposto a adotar esta solução? A pagar por ela? Vai utilizar o produto no seu dia a dia? Qual o modelo de negócios mais adequado?

5.       Teste

É a fase em que todas as ideias são colocadas à prova, não esperando que elas estejam certas, mas que levem mais perto da verdade. Os testes em uma Prova de Conceito devem ser sempre considerados como meio do caminho, e não fim. O retorno do teste deve ser de “próximos passos" e não de “deu certo” ou “deu errado”.

Curtas:

*  Franquias de baixo investimento e rápido retorno atraem cada vez mais empresários. Exemplo é o Grupo Carro e Sofá Limpo (CSL), que chega ao quarto ano de atividade com presença em 15 estados e 395 municípios, somando 44 franqueados. Com serviços de higienização e impermeabilização de estofados e carpetes, residenciais, comerciais e automotivos, o grupo realiza, mensalmente, 1,6 mil atendimentos.

*  O Extra e o Pão de Açúcar estão com 110 vagas de trabalho abertas em Curitiba. São 50 vagas para operador de loja e 60 para açougueiro. Para se candidatar, os interessados devem ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos. É necessário acessar o site www.gpabr.com/vagas e clicar em “Veja nossas vagas”. Depois o interessado deve pesquisar a vaga pretendida, selecionar a região escolhida e clicar em “Cadastrar-se e candidatar-se”

 

Frase:

“Caso eu vier a ter certezas, elas serão o sepulcro das minhas dúvidas e da minha alegria de pensar” (Malu Schneider)

 

Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos| Fusões & Aquisições| [email protected]