em

Ponta Grossa deve vacinar 100 mil pessoas contra gripe

A procura pela vacinação contra Influenza está dentro do esperado, nesse primeiro dia de Campanha, em Ponta Grossa. Mas o balanço oficial de segunda-feira só deve divulgar nessa terça. A vacinação segue até 26 de maio, e serão disponibilizadas em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS).  A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a população deve estar atenta sobre qual é o público-alvo da Campanha, já que nem todos devem ser vacinados.

Ponta Grossa deve receber, até o final da Campanha, 100 mil doses. As pessoas que devem ser imunizadas são divididas em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que tratam, cuidam e monitoram pacientes, gestantes, mulheres que tiveram parto a menos de 46 dias, idosos, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistemas prisional e povos indígenas.

Este ano o Ministério da Saúde incluiu a classe dos professores das escolas públicas e privadas. As escolas deverão encaminhar para as UBS de sua abrangência uma relação contendo os nomes de todos os professores ativos. Assim, o município organizará a UBS o contato com as instituições de ensino de sua abrangência e solicitar a listagem.

“A vacinação deste grupo poderá ser realizada nas UBS, ou em estratégias de vacinação nas escolas. No entanto, para ambas as estratégias, faz-se necessário apresentar, juntamente com documento de identificação com foto, a declaração da instituição de ensino em que trabalha, a qual deverá ser apresentada e retirada no ato da vacinação, e arquivada até o final da campanha”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier.

 

Meta nacional

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo de cada grupo prioritário para a vacinação. A vacina deve ser tomada todos os anos pelos já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. A vacina é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.

 

Unidades que oferecem vacinação em Ponta Grossa:

Adam Polan (Palmeirinha),

Antônio Russo (São José/Órfãs),

Cleon de Macedo (Jardim Paraíso/Uvaranas),

Clyceu de Macedo (Santa Terezinha/Contorno),

CRUTAC (Zona Rural),

Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café/Chapada),

Egon Roskamp (Santa Paula),

Antero Machado de Mello (Rio Pitangui),

Jayme Gusmann (Vila Estrela),

João de Oliveira Bello (Guaragi),

José Carlos Araujo (Cará-Cará),

Julio de Azevedo (Vila Vilela),

Lauro Muller (Santa Maria),

Abrahão Federmann (Ana Rita/Uvaranas),

Madre Josefa (Vila Princesa/Coronel Cláudio/Uvaranas),

Nilton Luis de Castro (Parque Tarobá),

Ottoniel Pimentel Santos (Cipa/Oficinas),

Parteira Caetana Pierre (Chapada),

Roberto de Jesus Portella (Ronda),

Antonio Saliba (Parque dos Sabiás/Parque dos Pinheiros),

Cyro de Lima (antigo CAS de Oficinas),

Romulo Pazinato (Nova Rússia),

Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças),

Ambulatório Central de Recém Nascido de Risco

 

*Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa – SMS

**Todos devem levar documento e cartão do SUS. Crianças com o cartão de vacina e doentes crônicos devem levar uma indicação médica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.