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Chevrolet anuncia chegada do Onix

Divulgação

Modelo com carroceria hatchback aposentará, de vez, o Chevrolet Prisma

 

 

O mercado automotivo brasileiro está tão aquecido que coloca as fabricantes em guerra total. No mesmo instante em que a Ford anunciava a distribuição do novo EcoSport na Europa, a Chevrolet tratou de cravar que seu novo modelo compacto vai realmente se chamar Onix, e vem substituir o popular Corsa.

O Chevrolet Onix será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre outubro e novembro. A carroceria hatchback, que deve chegar ao mercado de fato mais para o final do ano e terá uma dura missão, enfrentar além do líder Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio, Nissan March, Renault Sandero, mas também os novos Toyota Etios hatch e Hyundai HB20.

A GM revela que o novo Chevrolet Onix terá, como opcionais, painel com tela LCD touch screen e câmbio automático de seis marchas — o mesmo utilizado por Cruze e Sonic. Depois, no começo de 2013, será a vez da chegada do Onix sedã — a carroceria maior está em testes junto com o hatch, pode até ser apresentado este ano, mas ainda precisa de um tempo de maturação.

O novo modelo será fabricado na unidade de Gravataí (RS) e deve aposentar o Prisma, mantendo o Celta vivo ainda por um tempo. Passando a linha de automóveis da GM do Brasil a limpo, teremos após a estreia do novo modelo os hatches Celta, Onix, Agile, Sonic e Cruze e os sedãs Classic, Onix, Sonic, Cobalt, Cruze, Malibu e Omega.

 O fato é que o Prisma não vende bem há algum tempo e isso contou para sua jubilação — o  Celta é o modelo mais vendido da marca no país (o quinto no ranking geral da Fenabrave), e seguirá posicionado abaixo do Onix, enquanto o veteraníssimo Classic (11º em vendas gerais) restará na linha por estar puxando os emplacamentos da marca no segmento de sedãs de entrada.

A GM trata de mostrar, também, que vai entrar preparada na disputa, pois a marca americana renovou todo o portfólio da Chevrolet desde o final de 2011, mas muitos dos produtos deixaram no ar a sensação de que faltava algo. A plataforma Gamma 2 – utilizada em Cobalt, Sonic, Spin e que também é a base do Onix – garante bom espaço interno e confirma a presença de itens de segurança, como airbags e freios com ABS desde as mais simples configurações.

Onix traz câmbio automático

A “falta” também será corrigida pelo Onix, que segundo a fabricante contará com opção de câmbio automático de seis marchas (o mesmo utilizado por Sonic, Cobalt e Cruze), além do manual (de cinco marchas), e sistema multimídia com tela de LCD touch screen no painel central. Este último item pode até ser considerado perfurmaria, mas a caixa automática é um item importante para um veículo que enfrentará o cada vez mais abarrotado tráfego urbano e será um diferencial importante do modelo da Chevrolet, uma vez que não é encontrada, neste momento, em nenhum dos rivais, que quando muito contam com caixas automatizadas — ainda não lançados, Toyota Etios e Hyundai HB20 prometem também ter câmbios automáticos, mas dotados de menos marchas (o modelo da Hyundai deve usar a atual caixa do Picanto, de quatro marchas).

Ainda de acordo com a fabricante, o sistema multimídia (chamado de MyLink) “permitirá ao usuário ouvir músicas e importar fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth”. A GM ainda não divulgou qual será a motorização do Chevrolet Onix, mas especula-se  o uso do 1.4 Econoflex (102 cavalos com etanol), ao passo em que outra escolha óbvia é a manutenção do bloco 1.0 para a versão de entrada, ainda que modificada para gerar mais que os 78 cv atuais (com etanol). Seria uma boa surpresa, ainda que improvável, a inclusão do motor 1.6 (atualmente utilizado no Sonic gerando 120 cavalos com etanol) no pacote.

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