em

Cuidados com animais peçonhentos devem ser redobrados com aumento das chuvas

Períodos de chuvas intensas aumentam os riscos de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes. De acordo com o Ministério da Saúde, com as chuvas, os animais peçonhentos são obrigados a sair dos seus esconderijos e procurar novo abrigo, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Assim, não é difícil encontrá-los nas proximidades das casas, jardins e parques.

Os escorpiões são os responsáveis pela maior ocorrência destes acidentes no Brasil. Em Ponta Grossa, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, no ano passado, foram registrados 142 acidentes com o aracnídeo. Em 2016, o número de ocorrências foi ainda maior, com 338 casos. A maioria dos acidentes envolveram vítimas com a faixa etária entre 20 e 29 anos.

De acordo com o médico veterinário e responsável pelo setor de Zoonoses de Ponta Grossa, Leandro Monteiro Inglês, apesar da redução dos casos, de 2016 para 2017, é necessário que as pessoas tomem cuidados para evitar os acidentes.

"Quando está muito calor, estes animais costumam sair para se alimentar de outros insetos e acabam atacando os seres humanos. Então sempre orientamos para que as pessoas tomem cuidados ao se aproximarem de lugares onde estes animais costumam ficar, como entulhos, por exemplo", explica.

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.