Variedades

10 áreas em que um arquiteto pode atuar

A arquitetura é uma área profissional com uma abrangência gigantesca. O conhecimento das novas tecnologias e o domínio de ferramentas oferecem um leque de opções para qualquer recém-formado. Selecionamos algumas áreas em que um arquiteto pode atuar. Confira abaixo!

Projetos arquitetônicos variados

Um arquiteto é um profissional que basicamente estuda o espaço. Como tal, ele recebe capacitação para projetar ambientes variados, tais como:

Espaços comerciais;

Casas;

Áreas hospitalares;

Áreas industriais;

Obras corporativas.

Edifícios.

Enfim, há uma infinidade de possibilidades quando se refere a projetos arquitetônicos.

Acompanhamento de obras

Ao arquiteto também é permitido realizar o acompanhamento de obras, analisando planilhas financeiras, verificação de materiais e gerenciamento dos profissionais envolvidos.

Urbanismo

A urbanização é outra área tradicional em que o arquiteto atua. Nesse caso, a especialização é no estudo do espaço urbano.

Paisagismo

Uma especialização que se adéqua ao estudo do urbanismo é o paisagismo, cujo ênfase é em áreas externas. A elaboração de jardins sofisticados, seja em residências ou em área pública, a criação de praças e esplanadas, como a dos Ministérios, fica por conta desse profissional.

Planejamento urbano

A criação de cidades planejadas se enquadra muito bem na especialização de planejamento urbano.

Mas não somente isso. Todas as cidades precisam de planejamento e é dessa forma que se enquadra esse profissional.

Design

A área de comunicação visual, ou design, também agrega muitos profissionais desse ramo.

Industrial

Esse é o típico designer, aquele profissional que cria soluções visuais para vender uma empresa, produto ou ideia.

Produtos

Seja uma torneira, uma cadeira, um faqueiro ou quaisquer outros tipos de produtos, este profissional pode ser enquadrado.

Funcionalismo Público

O arquiteto pode atuar como um técnico no funcionalismo público.

Fiscalização de obras

Nesse caso, o fiscal confere se o que está sendo executado em uma obra confere com que foi apresentado na Prefeitura em forma de projeto.

Correção de projetos

Nesse caso, o arquiteto é responsável por verificar se os projetos levados até a Prefeitura onde trabalha estão perfeitamente alinhados com as normas e as legislações vigentes.

Arquitetura efêmera

Nesse caso, o arquiteto trabalha em obras arquitetônicas que não são duráveis e, portanto, chamadas de efêmeras.

Feiras e exposições

Um arquiteto pode projetar toda a área de estantes de uma feira, gerenciando todos os aspectos de uso do ambiente, segurança e materiais utilizados.

Cenografia

Certamente o profissional mais indicado para projetar o cenário de uma novela ou filme é o arquiteto.

A área de arquitetura é ampla e se especializar é fundamental

Com a evolução do ramo e o advento de novas tecnologias e abordagens na área de arquitetura, é fundamental que o profissional se mantenha sempre atualizado. Existe uma infinidade de opções de cursos de arquitetura online (A Arquiteta, por exemplo) que ajudam a aprimorar qualquer especialização. Um profissional atualizado é a chave para o sucesso em qualquer profissão.