em

10 dicas para as suas roupas durarem mais

Uma das formas de ter um guarda-roupa inteligente é cuidar das suas peças para que elas durem mais. Isso é uma das atitudes de moda consciente e sustentável. Confira as dicas e saiba como ter as roupas bonitas e bem cuidadas por muito mais tempo!

 

LEIA A ETIQUETA E REFLITA SOBRE SUA COMPRA

O primeiro passo é já pensar na durabilidade da peça antes de comprá-la. Então na hora de comprar uma roupa você deve olhar atentamente para a etiqueta e verificar se ela, por si só, é uma peça de qualidade e durável. Hoje em dia, já existem diversas marcas mais sustentáveis e também de slow fashion (contrário de fast fashion) que tem como objetivo que as peças durem mais.

Além disso, vale observar quais cuidados você vai ter que tomar com aquela peça para que ela realmente dure. Isso vai depender também da composição daquela peça. Tecidos de fibras naturais e orgânicas costumam durar mais, enquanto composições sintéticas, além de serem menos sustentáveis, podem desbotar ou desgastar mais facilmente.

 

SIGA AS INSTRUÇÕES DA ETIQUETA

Mesmo se você já tiver lido a etiqueta da peça na hora da compra, é essencial que depois que ela já estiver na sua casa você olhe para ela novamente. Pois é só assim que você vai saber a forma correta de lavá-la.

Respeite as instruções de lavagem que estiverem na etiqueta, bem como a temperatura certa para passar, forma de secagem, entre outros. Tem peças que devem ser lavadas somente a mão, caso contrário elas estragarão bem mais rápido.

 

GUARDE AS ROUPAS CORRETAMENTE

Como fazer isso? A dica é que as peças que esticam fiquem dobradas, enquanto as que são de tecido plano, mais sensíveis, sejam colocadas em cabides.

 

QUANDO MANCHAR, LIMPE O QUANTO ANTES

Caso alguma peça sua manche, lave e remova o quanto antes. Em hipótese alguma guarde as peças manchadas por muito tempo antes de lavar, pois assim será mais difícil de deixá-la sem marcas. Tem vários truques para tirar as manchas e também produtos adequados, então informe-se e não deixe de limpar, não arrisque ‘perder’ essa peça.

 

NÃO LAVE COM TANTA FREQUÊNCIA

Você não precisa colocar uma peça para lavar depois de uma vez usada, exceto se ela realmente estiver suja ou suada. Peças que não ficam em contato direto com a pele ou aquelas que foram usadas por pouco tempo podem voltar para o guarda-roupa depois de serem utilizadas.

Casacos pesados, calças, blazers e diversas peças podem ser usadas em torno de 4 ou 5 vezes antes de serem lavadas. Lavar demais vai fazer com que sua peça desgaste mais rapidamente.

 

SEPARE AS PEÇAS QUE VÃO PARA A MÁQUINA

Na hora da lavagem separe as peças por cor (branca, preta e colorida) e por tipo de lavagem: mais delicada e normal. Além disso, não esqueça de respeitar as instruções da etiqueta, que já foi citado anteriormente.

 

USE SACOS PROTETORES DE ROUPAS PARA ROUPAS DELICADAS

Para peças mais delicadas e pequenas, como lingeries, meias, roupas de bebê, é recomendável usar sacos protetores de roupas para que elas mantenham a forma e qualidade.

 

USE OS PRODUTOS CORRETOS

Além de escolher os produtos corretos e indicados para as peças, não exagere na quantidade. Quanto mais produto usar, mais vai prejudicar as roupas, podendo até desbotar ou causar manchas.

 

CUIDE AO SECAR

Opte por secar em ambientes ventilados e com luz indireta, sem secar diretamente ao sol. Além disso, outra dica é evitar o uso de grampos de roupas, para que não deforme as peças. Algumas você pode, inclusive, já pendurar direto no cabide, assim elas já ficam “passadas” ao secarem.

 

NÃO PRECISA PASSAR TODAS AS PEÇAS

Só passe o que realmente for necessário e se atente à temperatura indicada, até mesmo um pouco mais baixa do recomendado, para não ter perigo de queimar.

 

Se você tomar esses cuidados, com certeza as suas peças durarão mais e você aproveitará melhor as roupas que você já tem. Cuidar das peças é essencial para praticar um consumo mais consciente.

 

 

Mafer Teixeira e Nicoly França são jornalistas e youtubers apaixonadas por moda. Com experiência em gestão de mídias sociais e assessoria de imprensa, elas transformaram a paixão pela moda em profissão. Há três anos, criaram o Desavesso, focado em produção de conteúdo e eventos de incentivo à moda consciente e sustentável. Já realizaram eventos pelo Paraná e em São Paulo e seguem espalhando temas como estilo próprio, consumo consciente, sustentabilidade, autoestima e autoconhecimento. As duas cursam MBA na USP/Esalq para aprimorar os conhecimentos em marketing digital e gestão de negócios. ((Crédito: Kallyandra Ágatha))

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.