Especial

188 anos de Ponta Grossa

Marcio Pauliki*

Ponta Grossa, nesses 188 anos, marca sua trajetória econômica com a palavra progresso. Na linha do tempo, o município teve seu primeiro ciclo de crescimento econômico quando foi base de distribuição de mercadorias que iam para o Norte do Paraná. Outro marco crucial foi a formação do distrito industrial que colaborou com o desenvolvimento e fortalecimento do setor. Notadamente desenvolvendo-se a cada ano, a cidade vive hoje através de sua infraestrutura invejada e mão de obra qualificada um grande momento com a instalação de novas e grandes indústrias.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) tem visão atuante no desenvolvimento econômico local e estabelece, dentro de seu planejamento, atividades e metas que colaboram com o setor. A entidade tem certeza de que a união de forças, planejamento estratégico bem definido e um trabalho técnico competente são medidas que contribuem com a economia e a autoestima da cidade.

Desde sua fundação, em 18 de junho de 1922, além de apoiar projetos sociais e debates de questões de interesse da comunidade, a entidade desenvolve ações que visam o fortalecimento da classe empresarial, do município e da região. Cada diretor e presidente que por aqui passou, trabalhou pelo associativismo e desenvolvimento de Ponta Grossa.

Atualmente, ações como fomento, competitividade, cidadania, governança, representatividade empresarial e política, aproximação com o poder público, qualidade e 130 metas ousadas e focadas no fortalecimento do setor empresarial, fazem parte do planejamento da ACIPG que vem contribuir com a prospecção da cidade. A entidade já trabalha em seu planejamento para os próximos quatro anos, o que irá contribuir com o processo de governança para as próximas gestões.

O desenvolvimento precisa ser realizado de maneira linear. As 20 mil famílias que estão abaixo da linha de pobreza no município e os desempregados necessitam também usufruir do desenvolvimento econômico. O crescimento precisa ser planejado, com base na segurança pública, educação, saúde. Estudos econômicos, metas e discussão de ações são peças fundamentais para que este desenvolvimento econômico possa contribuir com o desenvolvimento social e assim termos um ciclo virtuoso sustentável a todos os pontagrossenses. Viva Ponta Grossa!

* O autor é presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg)