em

29º Rodeio de Irati resgata espírito da grande festa tradicionalista

O Rodeio de Irati, em sua 29ª edição, que aconteceu no último final de semana, chamou a atenção de visitantes de todo o Sul do Brasil e dos participantes locais, pela organização em que transcorreu. O público circulante nos três dias do evento, de acordo com diversas fontes, ficou próximo de 80 mil pessoas, resgatando a imagem da grande festa regionalista iratiense.

As áreas para camping estavam tomadas. Os espaços para comércio reuniram expositores dos mais diferentes produtos, e alguns estandes com estrutura comparável a lojas de grandes centros comerciais. Poucos incidentes foram registrados pelas equipes de segurança. A Guarda Municipal, apoiada pela Polícia Militar, considerou excelente a forma como a festa foi programada, com bastante antecedência, possibilitando prever situações e antecipar ações. Pelo porte do rodeio deste ano e de seu público, as intervenções e autuações foram mínimas, segundo integrantes do setor de segurança.

 

Divulgação
Cerca de 80 mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias

 

26 CTGs participaram das invernadas artísticas no Rodeio de Irati, englobando um contingente de aproximadamente 2 mil pessoas e 21 grupos de dança. Segundo responsáveis pela parte artística, há muito tempo não se via uma participação com esta expressão no município. Marcelo de Ávila Francos, coordenador, citou as categorias de conjunto vocal e conjunto instrumental que, após muitos anos, voltaram a ter competidores.

Francos também citou que municípios como Maringá, Cascavel e São Miguel do Iguaçu, que pela distância geralmente não participaram no passado, estavam presentes este ano.

Alcance

A transmissão ao vivo pela internet, inédita do Rodeio de Irati, precisou ser ampliada na invernada artística durante o sábado (15), dado o volume de inscritos para a competição e realização do show gratuito com João Luiz Correa. Através do recurso da transmissão via redes sociais, o Rodeio de Irati recebeu comentários de internautas de todo o Paraná, além de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Pernambuco, Amazônia, e inclusive chegou a 12 países.

 

Itaipu levará iratienses a Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, uma das patrocinadoras do 29º Rodeio, e presente nos três dias da festa, sorteou no final da tarde de domingo (16) o contemplado com uma estadia, com direito a acompanhante, de três diárias em Foz do Iguaçu. Durante a permanência, haverá visitas a pontos turísticos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a própria usina hidrelétrica de Itaipu. Na urna, foram estimados cerca de 2 mil cupons, preenchidos pelas pessoas que adentraram ao Centro de Tradições Willy Laars nos dias do evento. O ganhador da promoção foi o iratiense Fábio Ivaitiuk.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.