em

3ª Regional propõe série de recomendações para municípios da região

A 3ª Regional de Saúde emitiu documento com uma série de recomendações aos 12 municípios da região dos Campos Gerais abrangidos pelo órgão levando em consideração o aumento da incidência de casos de covid-19 registrados nas últimas semanas. O órgão, após reunião realizada na última sexta-feira (10), com os prefeitos das cidades vizinhas e Secretarias de Saúde, optou por recomendar uma série de medidas importantes a serem adotadas imediatamente.

Em paralelo, na manhã de segunda (13), o prefeito Marcelo Rangel afirmou em seu programa de rádio que anunciaria novas medidas que são extremamente necessárias neste momento. As medidas da 3ª Regional aplicam-se imediatamente aos municípios de Arapoti, Sengés, Jaguariaíva, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Castro, Carambeí, São João do Triunfo, Palmeira, Porto Amazonas, Ivaí e Ipiranga.

“A partir da reunião que realizamos e com base nos indicadores e números da região, além das visitas técnicas realizadas nestes municípios, reforçamos alguns pontos importantes e recomendações a serem seguidas para evitar o aumento do contágio”, destacou Robson Xavier, chefe da 3ª Regional de Saúde.

Entre as medidas que constam em documento emitido pelo órgão, na última sexta (10), estão o aumento e ampliação do processo de testagem dos pacientes sintomáticos, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a garantia dos municípios no monitoramento pelas equipes de saúde de todos os casos suspeitos/confirmados, com as devidas orientações e recomendações de isolamento e distanciamento social, com o objetivo de diminuir a possibilidade de novos casos.

O documento também recomenda o monitoramento no âmbito dos territórios de saúde em pacientes crônicos e em maior situação de vulnerabilidade social, levando em consideração o impacto da doença nestes grupos. É recomendado ainda a inclusão de servidores de todas as áreas da administração pública municipal nos processos de gestão e análise de dados no enfrentamento da pandemia, bem como de ações educativas junto à população.

A 3ª Regional também orienta para que o transporte público municipal/intermunicipal e os terminais rodoviários funcionem com observância às orientações de distanciamento social. É orientação ainda promover o toque de recolher, das 23 horas às 6 horas da manhã nos 12 municípios, com o fechamento de bares e lanchonetes, e a consequente diminuição do consumo de bebidas alcoólicas , bem como proibir aglomerações em locais públicos.

Por fim, o documento do órgão recomenda a instituição de barreiras sanitárias nas divisas dos municípios, de forma isolada ou pactuada, além da adoção de horários de funcionamento das atividades comerciais no âmbito do município, de segunda a sábado, e o fechamento do comércio aos domingos, com exceção daquelas atividades consideradas essenciais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.