em

42% dos produtores rurais usam a internet como meio de informação

O avicultor é agente fundamental para o agronegócio moderno. Com um novo perfil, atento à tecnologia, ele contribui para que a cadeia avícola paranaense seja modelo internacional em evolução e aperfeiçoamento. A possibilidade de acompanhar o fluxo de informações rapidamente permite maior acesso às novas técnicas e manejos. No Brasil, aproximadamente 42% dos produtores rurais usam a internet como meio de informação. E, desses, 47% acessam sites para cotações de produtos que pretendem adquirir futuramente. Os números são da 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) de 2017.

O comprometimento dos avicultores em acompanhar os avanços tecnológicos e se manter conectado com as tendências de mercado contribui para as conquistas alcançadas ao longo dos anos, que fazem da avicultura paranaense uma das mais organizadas do mundo, se destacando pelo volume de abates e no auxílio ao desempenho econômico no país. Isso só é possível porque antes de chegar na agroindústria, a carne de frango passa pelo acompanhamento cuidadoso dos avicultores em integração com a indústria avícola.

Empresas e integrados atuam de forma colaborativa, oferecendo apoio e suporte mútuo. Por meio da integração, os produtores recebem, por parte da integradora, os investimentos necessários à manutenção da atividade (pintainhos, ração, assistência técnica), cabendo ao avicultor a responsabilidade pela eficiência da qualidade do frango que será fornecido às indústrias produtoras. O sistema permite distribuição igualitária de responsabilidade e benefícios, contribuindo para o crescimento de toda a cadeia produtiva.

Em um estado referência na produção e exportação da proteína animal, os produtores da cadeia avícola atendem a normas rigorosas de sanidade, fornecendo carne de frango para mais de 160 países. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, foram produzidas 13.056 milhões de toneladas de carne de frango no Brasil, sendo o 2°  maior produtor mundial do setor. Desses, 4,13 milhões de toneladas são exportadas.

Os números representam a importância do profissional da cadeia avícola, que tem uma data reservada à comemoração de seus resultados no mês de agosto. Além de contribuir sobremaneira para o desenvolvimento da economia brasileira e para a garantia de qualidade da carne de frango consumida no país, o avicultor desempenha com responsabilidade a missão de nutrir aves para fornecer alimento para o mundo.

Domingos Martins é presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.