em

47% dos empresários devem fazer novos investimentos

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Ponta Grossa e região nunca estiveram tão otimistas. Segundo Pesquisa de Opinião elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 47,8% das empresas de Ponta Grossa e região pretendem investir em seus negócios neste semestre, contra 36,4% na última sondagem.

O estudo também revela que 73,9% do empresariado espera ter aumento nas vendas neste 1º semestre de 2019. É a melhor expectativa da série histórica da pesquisa, iniciada há 17 anos, e a terceira melhor do Estado. Em relação à última edição da sondagem, correspondente ao 2º semestre de 2018, quando o nível de confiança na região era o mais baixo do Paraná, com 44%, houve um salto de quase 30 pontos percentuais.   

A média estadual de otimismo dos empresários é de 73,2%. A mudança tão radical na opinião dos empresários é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual. Além disso, a confiança do consumidor voltou a subir e o varejo paranaense apresentou em 2018 o primeiro aumento real no volume de vendas desde o início da crise, em 2014. Prévia da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR revela que até novembro o comércio paranaense cresceu 6,56%.

Número de funcionários

Os empresários também pretendem contratar mais em 2019. A parcela de empresas da região dos Campos Gerais que planeja aumentar o número de colaboradores é de 26,1%. Na última sondagem, correspondente ao 2º semestre de 2018, nenhuma empresa da região pretendia fazer novas contratações, apenas manter o quadro funcional (63,6%). Para este semestre, as organizações que devem manter o mesmo patamar da força de trabalho correspondem a 69,6% e apenas 4,3% pretendem fazer demissões.

Demais regiões

Dentre as sete regiões avaliadas pela pesquisa, a região Oeste concentra o maior número de empresários otimistas, com 77,6%. Na sequência está Londrina (74,6%), seguida por Ponta Grossa (73,9%), Maringá (72,9%), Curitiba e Região Metropolitana (72,7%) e o Sudoeste (71,9%).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.