em

65,7% dos brasileiros concordam com o fim do horário de verão

Levantamento feio pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,78% dos brasileiros concordam com a decisão do governo federal em acabar com o horário de verão este ano. Enquanto isso, 31,1% dos entrevistados discordam da medida e 3,2% não souberam ou não responderam. 
Nas regiões Sudeste e Sul do país, que abrangem a maior quantidade de estados com horário de verão, são as regiões em que a decisão alcançou maior índice de desaprovação.  No Sudeste, 38,6% da população não concorda com o fim do horário de verão e no Sul, 38,4% não concordam com a medida. 
O Paraná Pesquisas também perguntou se os brasileiros gostam ou não do horário de verão. 63,1% dos entrevistados afirmaram que não gostam do horário de verão; 32,2% gostam do horário e 4,7% não souberam ou não opinaram. 
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, no início de abril, que deve acabar com o horário de verão já neste ano. No ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.