em

70,8% dos brasileiros aprovam saída de cubanos, aponta pesquisa

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que 70,8% dos brasileiros aprova a saída dos médicos cubanos do Brasil. Outros 24,8% dos entrevistados desaprovam a saída dos profissionais e 4,3% não souberam ou não responderam. 
Além disso, para 56,7% dos entrevistados, os médicos brasileiros estão mais preparados que os profissionais cubanos; para 31,7% dos entrevistados, os profissionais estão igualmente preparados; 6,8% estão menos preparados e 4,7% não souberam ou não souberam responder. Além disso, 63,6% dos entrevistados acham que as vagas serão preenchidas em sua totalidade e para 19,5% as vagas serão preenchidas parcialmente; 13,3% dos entrevistados acreditam que as vagas não serão preenchidas e 3,6% não soube ou não respondeu. 
Além disso, para 54,7% dos entrevistados, o maior responsável pela saída dos médicos cubanos do Brasil foi o próprio governo cubano; para 27,6% dos entrevistados o responsável foi o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e para 10,9% a culpa é do presidente Michel Temer (MDB).  O governo de Cuba decidiu sair do programa social Mais Médicos,depois que o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que iria mudar os termos de colaboração da iniciativa.
A pesquisa, realizada online, foi feita entre os dias 23 e 26 de novembro, com 2.138 brasileiros em 172 municípios de 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.