em

82,6% dos brasileiros aprovam Moro para ministério, aponta pesquisa

De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, 82,6% dos brasileiros consideram que o juiz Sérgio Moro foi a escolha certa do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para comandar o Ministério de Justiça e Segurança Pública a partir de janeiro de 2019. 14,6% dos brasileiros, por sua vez, acham que Bolsonaro errou na escolha, enquanto que 2,8% não sabe ou não opinou. 
O juiz federal,  até então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, começou a ser conhecido quando assumiu, há mais de quatro anos, a condução da Operação Lava Jato, apontada pelo Ministério Público Federal como o maior escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. Moro foi, inclusive, responsável por julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá. Além de Lula, decisões do juiz levaram à prisão empresários e diretores de grandes corporações brasileiras, como a Petrobras e a Odebrecht, políticos e parlamentares. Desde 2014 já decretou cerca de 180 prisões.  
Para ingressar no governo Bolsonaro, Moro vai deixar para trás 22 anos de magistratura. Pela Constituição, um juiz federal só pode acumular cargo de professor. Para assumir um posto no governo federal, o magistrado tem de pedir aposentadoria, se preenchidos os requisitos legais, ou exoneração do cargo. 
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 pessoas de 3 a 5 de novembro de 2018 em 174 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.