em

“A Alep não pode se acovardar em decisões importantes”, frisa Traiano

No oitavo mandato de deputado estadual, Ademar Traiano (PSDB), ocupa há cinco anos a presidência da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em entrevista ao Diário dos Campos, Traiano destaca o papel do Legislativo no novo momento que o país vive, e defende que as reformas administrativa e da Previdência aprovadas pela Alep em 2019 eram fundamentais para o Estado. Diante de tantos projetos polêmicos discutidos no ano passado, Traiano destaca que a tendência é que 2020 seja um ano mais tranquilo. 
Ele cita ainda a importância do processo de interiorização da Assembleia, que levou a estrutura do Legislativo para várias cidades do Estado, incluindo Ponta Grossa, assim como o trabalho que a Mesa Executiva vem realizando para aumentar a transparência de suas ações. 

Atuação da Alep em 2019
"A Assembleia é uma referência para todas as decisões do governo, de forma independente. Temos a oposição, que contrapõe ao governo, mas o Legislativo é este ponto de equilíbrio. 2019 foi um ano fundamental para a organização da estrutura do governo: tivemos o posicionamento da Alep [favorável] na votação da reforma administrativa, que era algo que a sociedade esperava do governante e, principalmente, dos legisladores, com a redução do número de secretarias. 
Além disso, a reforma da Previdência, que foi aprovada, foi fundamental para o governo, sob pena de comprometer os investimentos. O governo precisava desafogar valores que passava mensalmente para o Fundo de Previdência e a reforma proporcionou isso. Com o aumento da alíquota, entre outras medidas aprovadas, o governo não precisa capitalizar recursos financeiros para o Fundo de Previdência.
A Alep não pode se acovardar para tomar decisões importantes. A população quer políticos com coragem, e atuamos para dar sustentabilidade ao governo, para possibilitar investimentos, porque quando deixa de aportar recursos para a Previdência, por exemplo, sobra para outras áreas".

Perspectiva para 2020
"As principais alterações, que visavam mudar a estrutura de governo – e que são mais polêmicas -, já aconteceram em 2019. Temos já previstos projetos que são complementos da reforma da Previdência, mas nada que vai mexer na estrutura, apenas regulamentar a legislação federal. 
Creio que 2020 deve ser um ano mais tranquilo. O processo de mudança, que havia necessidade, foi feito no primeiro ano de governo. Claro que no curso vão surgindo outras iniciativas que dependem da Assembleia para aprovação e estamos atentos. Mas, por ser ano de eleições municipais, o momento deve ser um pouco mais calmo". 

Mesa Executiva 
"Enquanto presidente da Mesa Executiva, cargo que exerço há cinco anos, procurei dar nova roupagem ao Legislativo. Portanto, tomei medidas para democratizar o poder, aproximar jovens, universitários, para conhecer o que é o Poder Legislativo, proporcionando uma mudança de conceito sobre a Casa, porque aqui é o nascedouro de todas as legislações. Procurei dar esta abertura para, enfim, democratizar e dar transparência total às ações da Alep: a população tem informação em tempo real, de tudo que se faz na Alep. Em um entendimento construído com o Ministério Público, tornamos transparentes as informações sobre verbas que os deputados recebem. Diante de todas as iniciativas, analistas apontam a Alep como uma das mais transparentes do Brasil". 

Produção legislativa 
"2019 foi um ano histórico no que diz respeito à produção legislativa. Estou na Alep há 29 anos e nunca se produziu tanto como em 2019, tanto em projetos assinados por deputados, quanto proposituras encaminhadas pelo governo. Também realizamos diversas audiências públicas, promovidas por deputados e com participação efetiva da sociedade: são temas relevantes à sociedade que podem se transformar em outras iniciativas e projetos de lei. A Assembleia Legislativa do Paraná tem trabalhado e dado resposta daquilo que todos imaginavam; o momento exige isso e a condução da Mesa Executiva foi fundamental para que os resultados aconteçam". 

Interiorização 
"Este processo de interiorização da Alep é fundamental, porque ao deslocar a estrutura para as cidades polos, atraímos lideranças de toda a região, que são ouvidas e o Legislativo pode dar um retorno. Isso faz parte do processo de democratização da Assembleia, para que a população tenha conhecimento do trabalho do Poder Legislativo. Todos os projetos, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude, através da Escola do Legislativo, com a formação de servidores, têm este cunho de democratizar e oferecer oportunidades para que as pessoas se preparem para exercerem, quem sabe, futuras candidaturas". 

Eleições municipais 
"A legislação mudou radicalmente, tornando o período de campanha bastante curto – resumido a 40 dias, assim, basicamente a campanha acontece pelas mídias. Então, não vejo que isso cria dificuldade para o processo de votação; as pautas não sofrerão nenhum problema em relação às votações". 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.