em

A cidade do Caminho das Tropas à industrialização

Ponta Grossa teve sua origem e seu povoamento ligado ao Caminho das Tropas. A primeira notícia de ocupação da região foi em 1704 quando Pedro Taques de Almeida requereu uma sesmaria no território paranaense. Suas terras eram formadas pelas sesmarias do Rio Verde, Itaiacoca, Pitangui, Carambeí e São João, de onde surgiram as primeiras fazendas.

Parte dessas terras foram doadas aos padres jesuítas que construíram no local (Pitangui) a Capela de Santa Bárbara. Várias fazendas surgiram às margens do Caminho das Tropas. Os tropeiros durante suas viagens paravam para descansar e se alimentar em lugares que passaram a ser chamados de ranchos ou 'pousos'.

Desses pousos surgiram povoados, como Castro e Ponta Grossa. As fazendas contribuíram para o aumento da população, que levou ao surgimento do bairro de Ponta Grossa, que pertencia a Castro. Com o crescimento, os moradores começaram a lutar para a criação de uma freguesia. O título de freguesia ocorreu em 15 de setembro de 1823 onde foi escolhido um local no alto de uma colina, perto do Caminho das Tropas para a construção de uma nova capela em homenagem à Senhora de Sant’Ana.

Cervejaria Adriática foi instalada em Ponta Grossa na década de 1950. (Foto: Casa da Memória)

Crescimento

Em 1855, Ponta Grossa foi elevada à vila e, finalmente, em 1862 à cidade, atraindo cada vez mais pessoas que vinham de outros lugares para se instalar no novo município. Foi dessa forma que a cidade cresceu e tornou-se a mais importante do interior do Paraná.

Foi com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro que Ponta Grossa se tornou um grande centro comercial, cultural e social. A ferrovia transformou a cidade em um grande entroncamento, destacando-se na região dos Campos Gerais e no Paraná. Isso fez com que inúmeras pessoas escolhessem o local para trabalhar, estudar e viver. Foi nesse momento que chegaram os imigrantes, que contribuíram para o crescimento cada vez maior da cidade.

Foi com a chegada dos trilhos que PG se tornou um grande centro comercial. (Foto: Casa da Memória)

Século XX

A cidade se destacou no século XX, com muitas lojas de comércio, indústrias, escolas, cinemas, teatros, jornais, biblioteca, entre outros. Desde então, o município passou congregou um complexo de atrativos naturais, históricos e culturais que se revelam em meio à paisagem ondulada dos Campos Gerais e proporcionam a seus visitantes oportunidades múltiplas de lazer, cultura e turismo.

O entroncamento rodoviário também contribuiu para a vinda de novas empresas e o aumento da industrialização com a instalação de multinacionais. O contraste do antigo com o moderno, a imensidão e a beleza de sua natureza e as manifestações culturais são fatores decisivos no reconhecimento da cidade como pólo turístico e cultural do Brasil.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.