em

A escolha do dia 12 de outubro

A comemoração do Dia das Crianças em 12 de outubro no Brasil surgiu, inicialmente, em 1923. Apesar disso, a comemoração só foi oficializada em 1955, por questões comerciais.

Uma marca de brinquedos, resolveu realizar uma campanha para alavancar as vendas de brinquedos antes do Natal. E a ideia acabou caindo no gosto dos brasileiros. Alguns anos depois, essa mesma marca se juntou a outra grande empresa de produtos de higienes para bebês, o que marcou o início de um novo modo de vender brinquedos não só em aniversários ou nas festas natalinas.

Com o tempo, outros varejistas passaram a aderir à ideia, aproveitando para realizar promoções durante uma semana e até no mês todo, fazendo do Dia das Crianças uma das principais datas do calendário brasileiro.

Data universal

Cada país acabou escolhendo uma data diferente para comemorar o Dia das Crianças. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. A data universal foi escolhida, em razão, da oficialização da Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.

A comemoração do Dia das Crianças em 12 de outubro no Brasil surgiu, inicialmente, em 1923 (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.