em

A importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças

Qual a sua brincadeira de infância favorita? Na semana especial das crianças, trazemos exemplos de brincadeiras que a criançada está brincando nas escolas e você pode experimentar em casa com seus filhos. Especialistas apontam que as memórias da infância são importantes para o desenvolvimento das crianças. Que tal fazer esse final de semana uma memória especial com seu (a) filho (a)?

 

Brincadeiras antigas

As escolhas municipais de Ponta Grossa desenvolvem vários tipos de brincadeiras para as crianças. A reportagem do DC visitou o Centro Municipal de Educação Infantil, onde há diversos espaços preparados para incentivar os alunos a descobrirem novas maneiras de brincar.

No pátio do CMEI, as crianças se divertiam com as brincadeiras desenvolvidas pelas professoras. Pular elástico, andar como um ‘homem de lata’, brincar de roda, amarelinha, bambolê, entre outras diversões fizeram sucesso com os pequenos.

 

Desenvolvimento da coordenação motora

“Percebemos a evolução das crianças em vários aspectos. Um deles é a coordenação motora. Eles começam a entender como funciona o brinquedo, começam a pensar na funcionalidade que cada peça tem. As brincadeiras estimulam a integração deles, o pensar, a criatividade, entre outras coisas”, explica Jeanice Vaurek Fanha, diretora do CMEI Petrônio Fernal.

 

Superando os medos

Jeanice, ressalta que oferecer vários tipos de brincadeiras também ajuda as crianças a superarem os medos. “Quando eles caem, ou ficam receosos de começar a brincar com algo que não conhecem, nós explicamos como funciona e incentivamos eles a conhecerem. Não tem problema não saber brincar com a atividade oferecida. O importante é tentar”, expõe.

No pátio do CMEI, as crianças se divertiram com as brincadeiras desenvolvidas pelas professoras (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.