em

Ação coordenada garante transplante de órgãos

Uma ação coordenada envolvendo diversos profissionais, além de um veículo e três aeronaves, garantiu o transporte de órgãos a serem transplantados no final da tarde desta sexta-feira (19), entre Ponta Grossa, Curitiba e Rio Grande do Sul.

Um jovem de aproximadamente 22 anos, vítima de disparo de arma de fogo, foi o doador. Ele foi atingido na cabeça por um tiro na madrugada do último dia 16, na vila Francelina. Socorrido pelo Siate, ele acabou encaminhado ao Hospital Universitário, onde foi constatada sua morte encefálica. A família aceitou realizar a doação.

As especificidades para o transporte exigiram que o helicóptero do Samu fosse acionado e transportasse, primeiro o coração, depois os pulmões até o aeroporto Sant’Ana. De lá, outras duas aeronaves fariam o transporte do coração e dos pulmões para o Rio Grande do Sul. Lá, os pacientes também já eram preparados nos centros cirúrgicos para receber os órgãos. Cada minuto é essencial para o sucesso de procedimentos como esse. Os outros órgãos como rins e fígado foram levados de carro para Curitiba, na Central de Transplantes do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.